Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO PSICODIAGNÓSTICO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503091658)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(COMPERV 2013)A utilização de testes psicológicos deve ser respaldada pelo uso de instrumentos normatizados e validados para a população investigada. No Brasil, o psicólogo encontra o conjunto de documentos sobre a avaliação dos testes psicológicos disponíveis no sistema conhecido como:
		
	 
	SATEPSI
	
	Plataforma Carlos Chagas
	
	SCIELO.
	
	SISNEP
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503075968)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entre os documentos oriundos de avaliações psicológicas pode-se destacar o laudo psicológico, que é solicitado por instâncias judiciais com a finalidade de subsidiar juízes em decisões como a guarda dos filhos, a adoção de crianças ou a aplicação de medidas socioeducativas. A informação que, se presente no laudo, pode colocar em risco o sigilo profissional, é:
		
	
	a) descrição dos procedimentos técnicos adotados;
	
	c) identificação do autor da demanda e dos motivos do pedido;
	
	d) informações fornecidas por terceiros;
	 
	e) dados completos da história de vida do periciando.
	
	b) sugestões de medidas para o encaminhamento da situação;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502592437)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à redação de documentos o Psicólogo deve, considerando a linguagem escrita:
		
	
	Apresentar uma redação que possibilite a introjeção dos conceitos apresentados através da repetição dos mesmos em diversos momentos e com diversos exemplos que os subsidiem.
	
	Apresentar uma redação desestruturada e indefinida possibilitando que o sujeito organize as mesmas de acordo com suas características de personalidade da mesma forma que ocorre com os testes projetivos.
	
	Apresentar uma redação específica com termos técnicos independentemente do direcionamento que será dado ao documento em questão. A utilização de termos técnicos irá garantir o respeito pelo documento elaborado mesmo que comprometa ligeiramente a compreensão de seu conteúdo.
	 
	Apresentar uma redação bem estruturada e definida, ou seja, expressar o pensamento, o que se quer comunicar. O emprego de expressões ou termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagzem profissional, garantindo a precisão da comunicação e evitando a diversidade de significações da linguagem popular. A comunicação deve ainda apresentar como qualidades a clareza, a concisão e a harmonia.
	
	Apresentar uma redação rebuscada que demonstre o nível intelectual do profissional que a redigiu. O emprego de expressões ou termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação e evitando a diversidade de significações da linguagem popular. A comunicação deve ainda apresentar como qualidades a clareza, o detalhamento exaustivo das informações e a harmonia entre as orações.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503156721)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJMG/2002) Ao tratar da comunicação dos resultados do psicodiagnóstico, Cunha entende ser importante examinar a questão do receptor em potencial. Sobre essas questões, pode-se afirmar com a autora que, EXCETO:
		
	
	O profissional deve adequar a linguagem da entrevista de acordo com apessoa que recebe a devolutiva.
	
	As comunicações podem ser assistemáticas ou sistemáticas variando conforme as circunstâncias
	 
	Conforme o Código de Ética, o psicólogo não está obrigado a fornecer ao examinando as informações que foram encaminhadas ao solicitante;
	
	Teoricamente e regularmentarmente, o direito à devolução é obrigatório, e, na prática, é exatamente esse direito que facilita o rapport e a confiança no profissional;
	
	Parece mais recomendável dar um feedback ao cliente ou a pessoas da sua família sempre através de uma entrevista de devolução;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502592246)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É finalidade do relatório psicológico:
		
	
	Apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação técnica especializada, de uma ¿questão-problema¿.
	
	Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante.
	
	Declarar o acompanhamento psicológico.
	 
	Apresentar resultados e conclusões da Avaliação Psicológica.
	 
	Apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, visando fornecer orientações, subsidiar decisões ou encaminhamentos.

Outros materiais