Buscar

avaliando de aquatica.docx

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201302008765)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando um indivíduo com maior quantidade de massa magra em relação a massa gorda estiver dentro de uma piscina com água, a tendência desse corpo é afundar. Qual o princípio físico que permite que isso aconteça?
		
	
	( )flutuação.
	
	( )viscosidade.
	 
	( )densidade relativa.
	
	( )tensão superficial.
	
	( )empuxo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201303045173)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A escada, o hydro tone e o cinto pélvico são equipamentos muito utilizados nas sessões de fisioterapia aquática. De acordo com essa afirmação assinale a alternativa que indica, respectivamente, a principal função de cada equipamento citado
		
	 
	equipamento de acesso, resistência e flutuação.
	
	equipamento de acesso, flutuação e flutuação.
	
	equilíbrio, resistência e flutuação.
	
	flutuação, equipamento de acesso e resistência.
	
	equipamento de acesso, equilíbrio e resistência.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201301966314)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lei de Pascal estabelece que a pressão do fluido é exercida igualmente sobre todas as áreas do corpo imerso a uma dada profundidade. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
		
	
	Arrasto;
	
	Refração;
	
	Metacentro;
	 
	Pressão Hidrostática;
	
	Empuxo;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302008737)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A refração é um princípio físico causado quando a luz se propaga em meios com densidades diferentes, isso pode dificultar a visualização dos exercícios pelo paciente quando estão dentro da piscina. Como é vista a profundidade da piscina e os membros inferiores do paciente quando o fisioterapeuta o observa do lado de fora da água? Assinale a alternativa correta.
		
	
	( )profundidade parece mais rasa e membros inferiores parecem mais longos.
	 
	( )profundidade parece mais rasa e membros inferiores parece mais curtos.
	
	( )profundidade parece mais funda e membros inferiores parecem mais longos.
	
	( )profundidade parece mais funda e os membros inferiores parecem mais curtos.
	
	( )profunidade parece mais funda e membros inferiores parecem não alterar o tamanho.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201301966320)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	_______________ é o atrito entre as moléculas de um líquido e que causa uma resistência a um corpo em movimento. Assinale a alternativa correta que completa a frase.
		
	
	Arrasto;
	 
	Empuxo;
	 
	Viscosidade;
	
	Metacentro;
	
	Refração;
	
20/04/2018 12:28:27 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201302909235)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Suzana 53 anos, chegou ao seu consultório relatando dor no ombro E e região lombrosacra D com irradiação até o joelho D. Ela relata que tem dificuldade em pegar objetos na prateleira de casa, tirar o sutiã e pegar o cinto de segurança do carro. Quanto a região lombosacra, ela acorda relatando uma rigidez pela manhã, sente dor quando sai da postura sentada para de pé e quando anda. A irradiação aparece quando fica por mais de 5 minutos em pé. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I - Um dos benefícios da flutuabilidade para o trabalho aquático é a redução do peso suporte. II - Há diminuição da pressão intra-articular, principalmente das articulações de suporte como quadril, joelho e coluna vertebral. III - O efeito do empuxo auxilia a postura ortostática em pacientes cujos músculos e ou articulações não suportam o seu peso corporal. IV - Atua no aumento da atividade dos músculos antigravitacionais, aumentando a tensão e o espasmo muscular. V - O empuxo oferece também, resistência ou assistência ao movimento, quando os objetivos são o fortalecimento, a resistência muscular e as amplitudes de movimento. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III, IV e V.
	
	I, II, III e IV.
	
	I, III, IV e V.
	
	I, II, IV e V.
	 
	I, II, III e V.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201303047159)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	DOS EFEITOS TERAPÊUTICOS ABAIXO, O QUE NÃO SE CONSEGUE COM A UTILIZAÇÃO DO EXERCÍCIO NA ÁGUA É:
		
	
	FORTALECIMENTO MUSCULAR
	
	MELHORA DA DOR
	
	RELAXAMENTO
	
	MELHORA DO ESPASMO
	 
	DIMINUIÇÃO DA CIRCULAÇÃO
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201301989015)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Comparando força muscular e resistência à fadiga, seja em terra ou em água, sabe-se que algumas considerações devem ser feitas sobre a forma de execução dos exercícios para alternar esses objetivos na conduta fisioterapêutica. Assim sendo, julgue as questões abaixo e marque a correta, considerando essa evidência em piscina terapêutica.
		
	
	Em ambas se faz obrigatório o uso de flutuadores a fim de gerar carga oposta.
	 
	Não se consegue dissociar uma da outra, levando-se em consideração a manutenção de tempo das atividades para acentuar mais um ou outro.
	
	As duas (força e resistência) são sempre iguais, em termos de aplicação técnica, às idéias terrestres.
	
	Os exercícios de resistência à fadiga são priorizados quando realizados em séries de poucas repetições, em maior velocidade.
	
	Os exercícios de força devem ser realizados em amplitudes finais de movimento e mantendo-se, pelo menos, 20 segundos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302587074)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conhecimento a respeito dos equipamentos aquáticos é indispensável para o fisioterapeuta. Com relação aos mesmos e as suas utilizações, analise as alternativas e assinale a que você considerar adequada a prática da fisioterapia aquática.
		
	
	Os flutuadores nunca podem ser utilizados como resistores dependendo do tipo de exercício que o paciente esteja executando.
	 
	Os flutuadores fazem parte da técnica de Bad Ragaz na sua concepção, já no Watsu o terapeuta precisa dar sustentação ao corpo do paciente, podendo utilizar em caso de extrema necessidade flutuadores nos MMII.
	
	A utilização de equipamentos submersos na água, impossibilita a utilização da resistência da água para execução de exercícios de fortalecimento para os MMSS e MMII
	
	Existem diversas modalidades de equipamentos que podem auxiliar na flutuação, dentre eles podemos citar o bastão e o cinto pélvico.
	
	Os hálteres podem variar de tamanho. Quando utilizamos um de maior superfície, exigimos do paciente menos força muscular, pois o atrito entre o equipamento e as moléculas de água será menor.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201302008044)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Pascal, a pressão de um fluido é igual em profundidade constante. A pressão da água é um princípio físico característico da hidrostática. Marque a alternativa que ratifica a afirmativa acima. I- A pressão hidrostática é diretamente proporcional à profun
	1a Questão (Ref.:201302911894)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O exercício físico realizado em ambiente aquático tem como uma das grandes vantagens a redução do impacto nos membros inferiores, que pode ser em torno de quatro vezes menor do que o impacto resultante do mesmo exercício executado em meio terrestre (Parreira & Baratella, 2011). Considerando essa redução do impacto, pode-se atribuir essa vantagem diretamente:
		
	
	À ação da gravidade
	
	À Lei de Pascal
	
	À viscosidade
	 
	Ao princípio de Arquimedes
	
	Ao coeficiente de arrasto
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201302008759)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando um corpo esta imerso completamente ou parte dele num líquido em repouso, ele sofre um empuxo, de acordo com essa afirmação assinale a alternativa que descreve qual o principal físico citado.
		
	
	( )empuxo
	
	( )pressão hidrostática.
	
	( )viscosidade
	 
	( )flutuação
	
	( )densidade relativa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201301966331)
	Pontos: 0,1  / 0,1Quando um corpo está completa ou parcialmente imerso em um líquido em repouso, sofre uma força para cima igual ao peso do líquido deslocado. Qual o princípio físico da água a frase a cima descreve e qual a sua principal vantagem para a fisioterapia?
		
	
	Turbulência / Redução do peso suporte;
	
	Turbulência / Facilitação do manuseio do paciente em várias posições;
	
	Metacentro / Redução do espasmo muscular;
	
	Empuxo / Estímulo da auto-confiança;
	 
	Empuxo / Redução do peso suporte;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302900166)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um indíviduo com água na altura do quadril, sustentará somente parte do seu peso original. Assinale qual o percentual de sustentação correto
		
	
	50-60%
	
	40-50%
	
	20-30%
	
	30-40%
	 
	60-70%
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201301980492)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando um corpo está imerso ocorre algumas mudanças fisiológicas no sistema renal, essas mudanças são caracterizadas por:
		
	
	excreção diminuída da urina, aumento do volume plasmático e potassiurese.
	
	diurese, aumento do volume plasmático, natriurese, potassiurese.
	
	excreção diminuída da urina, perda do volume plasmático e natriurese.
	
	diurese, perda do volume plasmático, excreção diminuída do potássio e natriurese.
	 
	diurese, perda do volume plasmático,natriurese, potassiurese.
	
	SDE0117_SM_201301814709 V.1 
	Aluno(a): LARISSA IULE SANTANA FRANÇA
	Matrícula: 201301814709
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	11/06/2018 18:03:58 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201301989059)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	21- Um grupo de crianças entre 2 e 8 anos, é atendido no setor de hidrocinesioterapia de uma instituição que agrega atendimentos também ambulatoriais como forma de estímulo psicomotor seja para portadores de alguma condição patológica, seja somente em função ao atraso psicomotor identificado. Entendendo que o tratamento com crianças, em especial na piscina, apresenta observações importantes, marque, nas alternativas abaixo, aquela que melhor traduz a interferência hidrocinesioterapêutica nesse tipo de pacientes.
		
	
	As atividades na água, assim como as atividades ambulatoriais, devem acontecer de forma lúdica, respeitando as idades e características individuais das crianças quem, dessa forma, se faz de maneira protocolada, com exercícios rígidos, selecionados previamente, sem possibilidades de alteração.
	
	Considerando as diferenças físicas entre os 2 extremos de idade, é natural que o trabalho com as crianças menores é contra-indicado, tendo visto as dificuldades físicas da piscina.
	
	Crianças maiores apresentam maior dificuldade de interação com a terapêutica proposta, não devendo realizar atividades em ambientes que facilitem ainda mais a desatenção.
	
	É importante destacar que o atendimento hidrocinesioterapêutico sempre deve ser feito individualmente, cabendo somente ao profissional de educação física o trabalho coletivo, como nesse caso.
	 
	Ao se falar de atraso no desenvolvimento motor, é certo que o trabalho aquático facilita respostas motoras que deverão sempre ser enfatizadas em ambiente terrestre, nunca substituindo esse treinamento funcional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201301983766)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os equipamentos utilizados nas sessões de fisioterapia aquática acentuam os efeitos das propriedades físicas da água e tornam a terapia mais lúdica. No quadro abaixo está descrito alguns desses equipamentos.
Baseando-se no quadro acima, relacione respectivamente as colunas A, B, C e D com as alternativas abaixo referentes aos tipos de equipamentos aquáticos assinalando uma alternativa correta.
		
	 
	( ) Equipamentos de acesso, equipamentos de resistência, equipamentos de flutuação e equipamentos de estações submersas.
	
	( ) Equipamentos de acesso, equipamentos de flutuação, equipamentos recreativos e equipamentos de estações submersas.
	
	( ) Equipamentos de flutuação, equipamentos de resistência, equipamentos de acesso e equipamentos de estações submersas.
	
	( ) Equipamentos de flutuação, equipamentos de acesso, equipamentos de estações submersas e equipamentos recreativos.
	 
	( ) Equipamentos de acesso, equipamentos de flutuação, equipamentos de resistência e equipamentos de estações submersas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201301966331)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando um corpo está completa ou parcialmente imerso em um líquido em repouso, sofre uma força para cima igual ao peso do líquido deslocado. Qual o princípio físico da água a frase a cima descreve e qual a sua principal vantagem para a fisioterapia?
		
	 
	Empuxo / Redução do peso suporte;
	
	Empuxo / Estímulo da auto-confiança;
	
	Turbulência / Redução do peso suporte;
	
	Metacentro / Redução do espasmo muscular;
	
	Turbulência / Facilitação do manuseio do paciente em várias posições;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302008703)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O organismo quando em imersão na água passa por algumas alterações fisiológicas, essa alterações ocorrem de maneira mais acentuada em alguns sistema: I) Cardiovascular: ocorre o reflexo de mergulho caracterizado por bradicardia, vasocontrição periférica e desvio de sangue para áreas vitais. II) Renais: aumento da diurese, diminuição do volume plasmático, aumento da natriurese, aumento da eliminação de potássio pela urina, inibição da vasopressina (ADH). III) Sistema respiratório: a pressão hidrostática aumenta a compressão na caixa torácica e com isso ocorre aumento do trabalho respiratório e diminuição da capacidade vital. IV) Sistema nervoso: ocorre redução da sensibilidade das terminações nervosas e diminuição do tônus muscular promovendo alívio de possíveis dores e relaxamento. Assinale a alternativa correta:
		
	
	( )II e III
	
	( )I e II
	
	( )II, III e IV
	 
	( )I, II, III e IV
	
	( )I, III e IV
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201301989699)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A viscosidade é definida como a fricção ocorrente entre moléculas individuais num liquido, provocando resistência ao fluxo. A viscosidade pode ser percebida apenas quando há movimento através do liquido, e este funcional como resistência ao movimento decorrente de:
		
	
	a resistência que ocorre na água independe da flutuação, a água é mais viscosa que o ar;
	
	a resistência que ocorre na água depende da flutuação, As moléculas do líquido aderem à superfície do corpo;
	
	As moléculas do liquido aderem à superfície do corpo, a densidade da água é menor que do ar
	
	A densidade da água é menor que do ar, A água é mais viscosa que o ar,
	 
	As moléculas do líquido aderem à superfície do corpo; a água é mais viscosa que o ar;

Continue navegando