Buscar

APOL02 Controladoria e Auditoria, Legislação Tributária

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Legislação Tributária
O Lucro Real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações previstas ou autorizadas por esse Decreto. Partindo-se do lucro apurado pela empresa, são efetuados ajustes (adições ou exclusões) para determinação do lucro real, para a apuração do IRPJ e CSLL.
Analise as alternativas a seguir descritas e marque a que possui apenas operações que devem ser EXCLUÍDAS no cálculo do lucro real:
Nota: 20.0
	
	A
	Despesas não operacionais, Receitas não operacionais, Lucros ou dividendos recebidos.
	
	B
	Multas punitivas, Doações, Brindes aos clientes.
	
	C
	Salários do setor de produção, Multas punitivas, Despesas com alimentações dos sócios.
	
	D
	Doações, Lucros recebidos de participação societária, Brindes aos clientes.
	
	E
	Receita não operacional, Lucros ou dividendos recebidos, lucros recebidos de participação societária.
Você acertou!
Alternativa "e" é a correta. As multas punitivas, doações, brindes aos clientes, despesas com alimentação dos sócios, não são excluídos, mas sim ADICIONADOS no cálculo do lucro real.
Questão 2/5 - Controladoria e Auditoria
Em relação aos procedimentos de controles, pode- se considerar a seguinte afirmativa:
Nota: 20.0
	
	A
	Os controles estratégicos devem apontar os pontos fracos da empresa.
	
	B
	As condições ambientais deve ser apontada nos controles gerenciais.
	
	C
	As condições de aspectos legais e econômicas podem ser monitoradas pelos controles estratégicos.
Você acertou!
Os controles podem ser organizados em controles gerenciais e controles estratégicos. Estes últimos são controles voltados para os aspectos externos da empresa. Por outro lado, os controles gerenciais são voltados para as questões internas da empresa, relacionado à condições estruturais da empresa. 
	
	D
	O objetivo dos controles é observar os fatos acontecidos e monitor o comportamento dos indicadores escolhidos.
	
	E
	O desempenho da empresa é consequência das informações de controle e não podem ser projetadas.
Questão 3/5 - Legislação Tributária
A CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é uma contribuição criada pela Lei 7.689/1988 para que todas as Pessoas Jurídicas (PJ) e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda (IR) possam apoiar financeiramente a Seguridade Social.
.....
A base de cálculo da CSLL é o lucro líquido do período de apuração antes da Provisão do Imposto de Renda. Tanto a base de cálculo como as alíquotas estão previstas no artigo nº 57 da Lei 8981/1995.
http://www.significados.com.br/csll/
Analise as afirmativas a seguir elencadas, indicando as que estão corretas em relação ao CSLL.
I - O fato gerador da CSLL é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica da renda, independendo da denominação da receita, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção.
II - Na tributação de pessoa jurídica, o contribuinte e o responsável pela CSLL são a mesma pessoa, pois a empresa tem relação direta com o fato gerador. 
III - A alíquota da CSLL é aplicada sobre o lucro apurado no período, sendo de 15%.
IV - O prazo de pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é o último dia útil do mês subsequente ao período de apuração.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	I, II, III e IV, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Você acertou!
Justificativa da resposta: b) I, II e IV, apenas. A questão III está errada, pois a alíquota da CSLL é de 9%.
Questão 4/5 - Legislação Tributária
O lucro ou prejuízo encontrado na Demonstração do Resultado em determinado período deve ser ajustado para a determinação do lucro real do período, sobre o qual é calculado o IRPJ e a CSLL.
Um dos ajustes realizados para a determinação do lucro real é a adição dos valores considerados pela legislação tributária como indedutível, pois somente são considerados dedutíveis os gastos da empresa que podem ser considerado uma despesa operacional dedutível.
Analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) se a mesma é correta em relação a despesa operacional dedutível, e F (falso), se a mesma é incorreta em relação a despesa operacional dedutível.
I - ( ) Todo dispêndio feito pela empresa, para aquisição de bens, serviços ou utilidades, deve ser considerado como dedutível se for feito com o propósito de manter em funcionamento a fonte produtora dos rendimentos.
II - ( ) As despesas dedutíveis são aquelas consideradas pela Receita Federal como não necessárias para a atividade da empresa e correspondem a valores adicionados no cálculo do Lucro Real.
III - ( ) Deve ser adequadamente comprovada por meio de documentação fiscal idônea.
IV - ( ) São exemplos de despesas operacionais dedutíveis a energia elétrica, os salários do departamento de vendas e os honorários contábeis.
Marque a alternativa que corresponde a sequencia correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F.
	
	B
	V – F – V – V.
Você acertou!
Alternativa “B” é a correta. A afirmativa II é incorreta, pois nem todos as despesas pagas pela empresa são consideradas dedutíveis. Por exemplo, as despesas pagas com brindes são indedutíveis para o imposto de renda da pessoa jurídica.
	
	C
	F – V – V – V.
	
	D
	F – F – V – F.
	
	E
	F – V – F – F.
Questão 5/5 - Controladoria e Auditoria
Os indicadores permitem a comparação de um desempenho de um processo em relação ao passado com um compromisso assumido, sobre esta característica, pode-se afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Os indicadores não podem ser utilizados como parâmetros para tomada de decisão pois são baseados em fatos históricos;
	
	B
	Só servem para verificar informações internas da empresa, não podendo ser utilizada como referencia da empresa avaliado com o setor e outras empresas;
	
	C
	Indicador é uma informação quantitativa ou qualitativa que expressa o desempenho de um processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo e compará-lo com outras organizações;
Você acertou!
Os Indicadores são representados por uma estrutura mais avançada que combina uma ou mais informações. Apesar de utilizar dados históricos, os indicadores servem de referencia para apontamentos e tendências.  
	
	D
	É a instância intermediária de uma estrutura de indicadores, uma vez que se caracteriza como sendo o primeiro grau de manipulação dos dados disponíveis;
	
	E
	A única característica de um indicador é que ele permite avaliar as condições de séries passadas (histórico);

Continue navegando