Buscar

Questionário Fundamentos Sociais - Discurssivas

Prévia do material em texto

Questionário: Perguntas discursivas
1. Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos ¿ Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli ¿ e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade. Do ponto de vista socioantropológico seria possível a eles apreenderem sozinho os comportamentos humanos? Por quê?
Resposta: Não seria possível o aprendizado de hábitos e costumes humanos vivendo no isolamento. O ser humano necessita de outros seres humanos para realizar o seu aprendizado. Neste sentido: ao adquirir cultura: o homem passa a depender muito mais do aprendizado do que agir através de atitudes geneticamente determinadas.
2. O que são, na perspectiva sociológica de Durkheim, sociedades simples e sociedades complexas. Caracterize cada uma delas, indicando o tipo de solidariedade social correspondente e apresentando um exemplo de cada uma delas.
Resposta: Sociedades simples são as sociedades pré-industrializadas em que a força da consciência coletiva atual de forma coercitiva sobre os indivíduos. À forma de solidariedade social apresentada nesse tipo de sociedade é a solidariedade mecânica. Sociedades complexas são as sociedades industrializadas, em que a consciência coletiva se afrouxa e os indivíduos tornam-se mais autônomos. À forma de solidariedade social apresentada nesse tipo de sociedade é a solidariedade orgânica. 
3. Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade há dominação, que é entendida como uma "[...] probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas [...]". Fonte: WEBER, M. Economia e Sociedade, Brasília: Ed. UnB, 1991, p. 139. Isto posto, explique e caracterize os quais os três tipos puros de dominação legítima teorizados pelo autor.
Resposta: Dominação racional-legal é a dominação baseada na crença, na legalidade da ordem e dos títulos que exercem a dominação; dominação tradicional é a dominação fundamentada na crença do caráter sagrado das tradições antigas, e na legitimidade dos que são chamados pela tradição a exercer sua autoridade; dominação carismática é a dominação que se baseia no devotamento fora do cotidiano, justificado pelo caráter sagrado ou pela forma heroica de uma pessoa e da ordem revelada ou criada por ela. O aluno deverá apresentar exemplos que expressem cada um desses tipos ideais.
4. O ponto de partida da sociologia de Max Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de pesquisa era a ação social. Neste sentido: A) Explique o significado do conceito ação social. B) Enumere e explique os quatro tipos de ação propostos por Weber.
Resposta: A) Ação social é ação humana dotada de sentido, significado, sendo a busca do significado dessas ações a tarefa do cientista social. B) Weber preconiza quatro tipos de ação social: (i) tradicional, motivada pelos costumes; (ii) afetiva, motivada pelos sentimentos humanos; (ii) racional em relação a valores, motivadas por valores, crenças e causas caras ao indíviduo; (iv) racional em ralação aos fins, motivadas pelo cálculo, pelo planejamento racional das ações do indivíduo.
5. Descrever a concepção weberiana de dominação e poder, explicando três tipos puros de dominação:
Resposta: A dominação deve ser entendida, segundo Weber como uma probabilidade de mando e de legitimidade deste. A crença é condição fundamental para que a relação entre aquele que manda (domina) e aquele que obedece (dominado) se realize. Portanto, não é toda e qualquer relação de poder que é legitimada, é preciso que aquele que obedece acredite que voluntariamente naquele que tem poder de mando. Dominação racional-legal, dominação tradicional e dominação carismática.
6. Estudo realizado por Max Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, identifique e explique que tipo de dominação corresponde à apresentada no texto seguinte: “Os políticos controlam ¼ das emissoras comerciais de televisão do Brasil: 60 de um total de 250. Esse número se refere apenas aos veículos que detêm concessão governamental para reger programação. A Rede Globo tem 21 filiais pertencente a políticos, o SBT tem 17, a Bandeirantes 9. E há ainda as redes menores, todas com sua coleção de políticos. (Folha de São Paulo, 15/08/2005).
Resposta: Dominação tradicional, baseada na força dos costumes, das tradições, da força do poder local.
7. Leia a letra da música "Comida", de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas: 
Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida, gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer bebida, diversão, balé. A gente não quer só comida, A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comer, A gente quer comer e fazer amor. A gente não quer só com A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade. 1. A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia “fome da alma". Neste sentido, explique os dois sentidos de fome a que se refere o texto.
Resposta: O texto acima se refere a fome propriamente dita o alimento que falta em muitas mesas, o alimento desperdiçado e muitas vezes jogado fora em muitas mesas, quando a pessoas que necessitam desse alimento. Alimento de saber, cultura, conhecimento, oportunidade de um país mais digno, justo. Onde todos tenham o básico, saúde, educação e escola.
8. Analise a seguinte afirmativa: Tomando-se como referência os tipos puros de poder especificados por Weber, o poder carismático se confunde com o poder tradicional já que em ambos os modelos a legitimidade se constrói a partir da crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre". A afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique:
Resposta: A afirmativa está ERRADA. O PODER TRADICIONAL se funda na crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre" - neste caso, a fonte do PODER é a que impõe vínculos aos próprios conteúdos das ordens que o senhor comunica aos súditos. Já no caso do PODER CARISMÁTICO, ele se caracteriza pela dedicação afetiva à pessoa do chefe e ao caráter sacro, à força heroica, ao valor exemplar ou ao poder do espírito e da palavra que o distinguem de maneira especial - neste caso a fonte do PODER diz respeito a TUDO O QUE É NOVO AO QUE NUNCA EXISTIU, NÃO SUPORTANDO, PORTANTO, VÍNCULOS PREDETERMINADOS.
9. Chicotadas antes do casamento - Bariya Magazu, uma adolescente nigeriana de 17 anos, deu à luz seu primeiro filho em dezembro e há duas semanas se apresentou a um tribunal para o castigo: 100 chibatadas. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada e mentiu ao apontar três homens como os possíveis pais da criança. Diante dos protestos de defensores dos direitos humanos, o juiz que aplicou a sentença se justificou: "Fisicamente ela está bem, pois voltou para casa caminhando". E do ponto de vista moral também está reabilitada, "porque um homem de sua aldeia se propôs a casar com ela e lhe devolveu a honra perdida", sentenciou. (Folha de S. Paulo, novembro de 2005) 1- Qual o fato social apresentado no texto? É anômico, patológico ou normal? Justifique. 2- Explique o conceito de consciência coletiva na concepção teórica de Durkheim e como ela pode ser observada no caso apresentado.
Resposta: 1. Proposta sugestiva de resposta: Fato social: o direito, fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva. Analisar o que é normal ou patológico varia de sociedade para sociedade. 2. Proposta sugestiva de resposta:consciência coletiva fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva. 
10. “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir, filósofa francesa). Analise a relação indivíduo sociedade na partir da afirmativa acima.
Resposta: A afirmativa evidencia o processo de construção de identidades, no caso a identidade étnica, que não são construídas naturalmente, mas sim resultado da interação que ocorre entre os indivíduos durante sua socialização, em que adquirem hábitos, costumes e valores do grupo a que pertencem.
11. Desnutrição entre crianças quilombolas - C erca de três mil meninos e meninas com até 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22 Estados brasileiros, foram pesados e medidos. O objetivo era conhecer a situação nutricional dessas crianças.(...) De acordo com o estudo, 11,6% dos meninos e meninas que vivem nessas comunidades estão mais baixos do que deveriam, considerando-se a sua idade, índice que mede a desnutrição. No Brasil, estima-se uma população de 2 milhões de quilombolas. A escolaridade materna influencia diretamente o índice de desnutrição. Segundo a pesquisa, 8,8% dos filhos de mães com mais de quatro anos de estudo estão desnutridos. Esse indicador sobe para 13,7% entre as crianças de mães com escolaridade menor que quatro anos. A condição econômica também é determinante. Entre as crianças que vivem em famílias da classe E (57,5% das avaliadas), a desnutrição chega a 15,6%; e cai para 5,6% no grupo que vive na classe D, na qual estão 33,4% do total das pesquisadas. Os resultados serão incorporados à política de nutrição do país. O Ministério de Desenvolvimento Social prevê ajuda para estas populações. Diante destes dados, o que mais impressiona, porém, é o fato desta população resistir a qualquer tentativa de remoção para lugares com maiores recursos. A ideia subjacente a isto é a de que ao deixarem suas terras estariam negando um passado de luta contra a exploração e escravização do negro no Brasil. Desta forma, eles preferem sobreviver em condições precárias mas preservar o ideal de justiça. BAVARESC O, Rafael. UNIC EF/BRZ. Boletim, ano 3, n. 8, jun. 2007. (Questão adaptada do ENADE 2007) 1 - C onsiderando o texto apresentado, responda: Na visão durkheimiana qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria a população quilombola? Por quê? 2 - Que tipo de solidariedade e vínculos constitui a base da comunidade Quilombola? E que tipo de direito corresponde esta forma de solidariedade?
Resposta: 1. Proposta sugestiva de resposta: sociedade simples, baseada na força da consciência coletiva. 2. Proposta sugestiva de resposta: Conceitos fundamentais: sociedade tradicional, baseada em solidariedade mecânica.
12. A literatura sempre foi rica de comentários, alusões e observações penetrantes em relação ao direito e às leis. Dentre as incontáveis passagens da literatura brasileira do século XIX a respeito das leis, tome-se como exemplo o seguinte trecho de A CARNE, de Júlio Ribeiro: "A fazenda paulista em nada desmerecia do solar com jurisdição da idade média. O fazendeiro tinha nela cárcere privado, gozava de alçada afetiva, era realmente senhor de baraço e cutelo. Para reger os súditos, guiava-se por um código único - a sua vontade soberana. De fato estava fora do alcance da justiça: a lei escrita não o atingia. Contava em tudo e por tudo com a aquiescência nunca desmentida da autoridade, e, quando, exemplo raro, comparecia à barra de um tribunal por abuso enorme e escandalosíssimo de poder, esperava-o infalivelmente a absolvição. O seu predomínio era tal que às vezes mandava assassinar pessoas livres na cidade, desrespeitava os depositários de poderes constitucionais, esbofeteava-os em pleno exercício de funções, e ainda ... era absolvido. Para manter o fazendeiro na posse de privilégios consuetudinários, estabeleciam-se praxes forenses, imorais e "antijurídicas."Abstraindo-se as questões estilísticas, temporais históricas e o direito então vigente - isto é, imaginando-se que a situação seja atual e verdadeira - analise, com base nos postulados teóricos de Max Weber, qual o tipo de dominação presente e suas características.
Resposta: No que diz respeito à tipologia das ações daquela que ficou conhecida como Sociologia da Dominação, Weber seguiu o mesmo método: construiu tipos ideais de sentidos diferentes entre si que seriam derivados do que de mais frequente haveria na realidade e, por isso, seriam os mais abrangentes possíveis para representá-la, isto é, para ordená-la pelo pensamento de modo válido. no caso em questão, verifica-se a dominação tradicional, baseada em hábitos e costumes.
13. Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes - o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 - confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 em O Globo On Line). Identifique o fato social implícito no texto. Fundamente sua resposta segundo a concepção durkheimiana.
Resposta: O crime como fato social. A conduta delituosa dos jovens apresenta as características do fato social preconizadas por Durkheim, a saber: exterioridade, coercitividade e generalidade.
14. Na terceira década do século XIX houve uma intensificação das crises econômicas e das divergências entre as classes sociais. Os trabalhadores franceses passaram a contestar o sistema capitalista, mas foram violentamente reprimidos pela burguesia, a qual acreditava que seria muito difícil criar uma ordem social estável e organizada. Nesse sentido, o contexto socioeconômico influenciou a emergência da Sociologia?
Resposta: Percebe-se, portanto, que a Sociologia se formou a partir de um contexto histórico-social complexo e bipolarizado. Primeiramente, ela assumiu o papel intelectual de repensar o problema da ordem social, enfatizando a necessidade da existência de instituição como a autoridade, a família, a hierarquia a destacando a importância teórica delas para o estudo da sociedade.
15. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? 1 - Abaixo expomos a letra do samba intitulado "Chico Brito", composto por Wilson Batista e Afonso Teixeira em 1949, popularizado na voz de Paulinho da Viola. Lá vem o Chico Brito, Descendo o morro nas mãos do Peçanha, É mais um processo! É mais uma façanha! Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte, É valente no morro, Dizem que fuma uma erva do norte. Quando menino teve na escola, Era aplicado, tinha religião, Quando jogava bola era escolhido para capitão, Mas, a vida tem os seus revezes, Diz sempre Chico defendendo teses, Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou, A culpa é da sociedade que o transformou A narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, indivíduo que vive na criminalidade e é preso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chico era, em princípio "tão bom" como qualquer outra pessoa, mas o "sistema" não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. Considerando a proposta da música, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
Resposta: Proposta sugestiva de resposta: As ponderações apresentadas pelos alunos devem levar em conta a importância da sociedade na vida do ser humano. A dependência do homem do convívio social.

Continue navegando