Buscar

questoes de psicologia objetivas

Prévia do material em texto

A educação de jovens e adultos é um tema que merece atenção particular. Não apenas por ser muito notável na atualidade, mas, sobretudo, porque a educação dessas pessoas possui características específicas, visto que elas constituem um grupo mais amplo de diversidade (cada um possui histórias de vida muito diferentes, tipos de formação distintos, interesses variados, entre outros). Marzo e Figueras (1990 apud SALVADOR et al., 1999) destacam três âmbitos a serem considerados ao nos referirmos à educação de adultos: educação básica, formação ocupacional profissional e incentivo. De acordo com o texto acima, leia as alternativas apresentadas abaixo, marque F para as Falsas e V para as Verdadeiras, e depois escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A educação básica tem como objetivo alfabetizar as pessoas que, por diferentes razões, não aprenderam a ler e a escrever durante o período de sua infância. Tal âmbito educacional possibilita que alunos de diferentes níveis de educação e de cultura geral tenham acesso à educação básica, e é também parte da formação necessária para o acesso a outros estudos.
( ) A formação ocupacional profissional ou formação para o trabalho tem como objetivo potencializar as capacidades da pessoa por meio de uma formação que promova as suas potencialidades individuais e sociais, a participação, a solidariedade, a pesquisa de recursos, a organização de atividades culturais e de lazer etc.
( ) A formação ocupacional profissional ou formação para o trabalho é em geral procurada pelas pessoas. Esse âmbito está em contínua transformação, no qual é preciso haver uma orientação especializada, para descobrir a melhor maneira de formar de modo mais específico as pessoas a quem se dirige.
( ) O incentivo ou formação para o desenvolvimento pessoal e social é em geral procurada pelas pessoas. É alta a variabilidade desse tipo de formação, visto que há pelo menos dois aspectos a serem considerados: um deles diz respeito à quantidade de ocupações existentes e outro está relacionado com o tipo de formação, se inicial ou permanente.
( ) O incentivo ou formação para o desenvolvimento pessoal e social tem como objetivo potencializar as capacidades da pessoa por meio de uma formação que promova as suas potencialidades individuais e sociais, a participação, a solidariedade, a pesquisa de recursos, a organização de atividades culturais e de lazer etc.
A sequência correta é:
 resposta correta é: V, F, V, F, V..
omplete a sentença: A ________________________________ é um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano. A ________________________________, por sua vez, é entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico emEducação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996).
 A resposta correta é: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação..
Aprender significa estabelecer uma nova relação com o meio, ou seja, apresentar um comportamento que até o momento não fazia parte do repertório comportamental. Existem cinco processos básicos pelos quais os organismos aprendem novos comportamentos. São básicos, portanto não são exclusivos dos seres humanos. Como tais processos são chamados?
: Contingências de reforçamento..
O pensamento de Vygostsky tinha como um de seus pilares a investigação de processos psicológicos a partir da ideia de que tais processos devem ser compreendidos como histórica e socialmente localizados. Assinale a teoria na qual ele baseou seus postulados.
A resposta correta é: É o conjunto denominado de variáveis filogenéticas, que são aquelas relacionadas à história de evolução da espécie..
Complete a sentença: Vygotsky e Piaget foram contemporâneos e tiveram interesses semelhantes:__________________________________________; Vygotsky reconheceu isso e, apesar de apontar divergências entre suas ideias e as de Piaget, enfatizou a riqueza do método clínico utilizado por este ao estudar o processo cognitivo individual. Além disso, Vygotsky escreveu o prefácio para a edição russa de dois livros de Piaget: A linguagem e pensamento na criança e O raciocínio da criança (REGO, 2011).
A resposta correta é: entender a gênese dos processos psicológicos;.
A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico, o comportamento humano. Dentro desse mesmo contexto, marque V para verdadeira e F para falso no que diz respeito à Psicologia da Educação:
( ) É um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano.
( ) é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras
( ) É entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996).
( ) Até 1940, como nos conta Coll, Palacios e Marchesi (1996), a Psicologia da Educação seria a principal ciência da Educação.
( ) Há autores que defendem que aquilo que caracteriza a Psicologia da Educação não é a natureza do conhecimento com o qual maneja, mas sua aplicação nos fenômenos educativos. Ela não tem um objeto próprio de estudo, continua tendo como objeto o comportamento humano, ainda que aqueles que ocorrem em contextos educacionais ou relacionados ao objetivo desse sistema.
A resposta correta é: F, F, V, V, V.
O conhecimento da Psicologia é muito relevante para profissionais de diferentes campos, pois ela está presente em diferentes contextos. Em nosso dia a dia, podemos ver psicólogos trabalhando em escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas e em muitos outros lugares. A Psicologia integra, também, a grade curricular de diversos cursos de graduação, como Administração e Medicina. O conhecimento da Psicologia não poderia faltar, também, aos profissionais que trabalham com Educação. Partindo dessas constatações, assinale a alternativa que caracteriza o objeto de estudo da Psicologia:
A resposta correta é: O fenômeno psicológico ou o comportamento humano propriamente dito..
Ao tentarmos definir o que é desenvolvimento humano, encontramos três grandes correntes: a inatista, a ambientalista e a sócio-histórica. Observe as afirmações abaixo e assinale aquela que diz respeito a corrente sócio-histórica:
A resposta correta é: Com base nessa concepção, o processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem.
.
Conforme as descobertas de Piaget, é por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos, no primeiro, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. No segundo processo, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma alteração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio. Esses processos correspondem, respectivamente, a:
A resposta correta é: Assimilação e Acomodação..
Exercício 1
Influenciado por sua formação de biólogo e pelo contexto histórico e social em que viveu, Piaget construiu vasta obra relacionada fundamentalmente no desenvolvimento da inteligência, dos processos de pensamento e, em menor escala, nos juízos morais. Suas descobertas foram, em geral, orientadas pelo conceito de equilibração, através do qual:
A resposta correta é: A criança desenvolve novas estruturas cognitivas quando se depara com uma nova situação em que os esquemaspor ela construídos são insuficientes para lidar com tal situação..
A partir de suas investigações com crianças, Piaget formulou o que ele denomina de estágios de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínuo e gradualmente. Sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo o que é correto afirmar? Leia as afirmativas apresentadas abaixo, marque F para as falsas e V para as verdadeiras e depois escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
(  )No estágio das operações formais (a partir dos 12 anos), o adolescente passa a distinguir o “real” e o “possível”. Nesse estágio, ele já raciocina a respeito do mundo avaliando possibilidades que contrariam sua experiência perceptiva.
(  )No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estágio é decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras.
(  )No estágio das operações concretas, que ocorre durante os 7 aos 12 anos é assim denominado porque a criança consegue trabalhar com proposições, ou seja, enunciados verbais. Dessa maneira, os procedimentos cognitivos envolvem a possibilidade de lógica independente da ação. As ações empreendidas pela criança são no sentido de organizar o que está imediatamente presente, encontrando-se, pois, presa à realidade abstrata.
(  )No estágio pré-operacional, que ocorre dos 2 aos 8 anos, a principal conquista consiste na capacidade simbólica, pela qual a criança passa a distinguir o significante (palavras, símbolos) do significado (objetos). Mas, nesse período, ela ainda não consegue refazer seu pensamento, o que indica certa rigidez em seu raciocínio. Outra característica nuclear desse período de desenvolvimento cognitivo constitui o que foi denominado por Piaget de “conduta egocêntrica” ou “autocentrada”.
A resposta correta é: V, V, F, V..
O pensamento de Vygostsky tinha como um de seus pilares a investigação de processos psicológicos a partir da ideia de que tais processos devem ser compreendidos como histórica e socialmente localizados. Assinale a teoria na qual ele baseou seus postulados.
A resposta correta é: Dialética-materialista..
Na Teoria Psicogenética, a dimensão afetiva ocupa um lugar central, tanto no que diz respeito à construção da pessoa, quanto do conhecimento. Ambos se iniciam em um período denominado impulsivo-emocional e se estende ao longo do primeiro ano de vida. Sobre a afetividade, é correto afirmar que:
A resposta correta é: A afetividade não é apenas uma das dimensões do sujeito, mas é a fase mais arcaica do desenvolvimento. Há um predomínio dela sobre as outras dimensões, supõe-se que a afetividade incorpora a inteligência..
Conforme Palangana (2001), autora de uma obra na qual sintetiza os postulados teóricos e epistemológicos tanto de Piaget quanto de Vygotsky, a formação de biólogo de Piaget teve influência nos postulados formulados por este a respeito do desenvolvimento humano, nos procedimentos metodológicos que utilizou para suas descobertas e também na ideia de que a maneira como o ser humano passa a conhecer o mundo é influenciada por mecanismos de equilíbrio orgânico. Outra influência, é a orientação desse desenvolvimento para uma maior adaptação da criança perante as exigências do meio no qual ela se encontra. Mas, Piaget também identificou, posteriormente, a natureza lógica do pensamento humano e tentou, por meio de sua teoria, sintetizar as variáveis lógicas e biológicas no desenvolvimento do conhecimento humano. Outras influências da formação de biólogo de Piaget podem ser percebidas nos métodos de investigação que ele utilizava. Interessado em saber como o ser humano conhece o “mundo”, considerava o método filosófico especulativo demais. E a Biologia, por sua vez, não viabilizava experimentações. De acordo com Palangana (2001), foi na Psicologia que Piaget encontrou a possibilidade de realizar experimentações que garantissem caráter científico às suas investigações. Trabalhando durante dois anos na Universidade de Sorbonne, em Paris, com Binet e Simon, na realização de testes de inteligência, Piaget considerava as respostas erradas que as crianças apresentavam mais interessantes que as corretas e identificou que crianças de mesma idade tendiam a apresentar erros semelhantes.
Com base no contexto apresentado e nos conhecimentos sobre a teoria de Piaget, aprecie as afirmações que seguem.
I. A partir de suas investigações com crianças, Piaget formulou o que ele denomina de estágios de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínua e gradualmente.
II. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão abstrata e, posteriormente, adquire a noção concreta.
III. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos, a assimilação e a acomodação. No primeiro, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Na acomodação, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma alteração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio.
É correto apenas o que se afirma em:
A resposta correta é: I e III..
O comportamento humano é multideterminado. Isso significa que não existe uma única causa para sua ocorrência, mas diversos aspectos que a determinam. Existem pelo menos três conjuntos de aspectos que determinam o comportamento humano. Um deles é o conjunto de variáveis relacionadas à cultura em que um indivíduo está inserido. Outro conjunto está ligado à história de vida de uma pessoa, e, por fim, há um conjunto denominado de variáveis filogenéticas, que são aquelas relacionadas à história de evolução da espécie. A Psicologia Evolucionista tem papel importante no estudo das variáveis ontogenéticas e filogenéticas que determinam o comportamento humano. Sobre a Psicologia Evolucionista é correto afirmar que:
I.Uma das principais contribuições da Psicologia Evolucionista está relacionada com a identificação de variáveis cognitivas que determinam o comportamento humano.
II.De acordo com Maria Lucia Seidl-de-Moura, em entrevista a Freitas e Lama (2010, p. 168), “a psicologia evolucionista não oferece técnicas para o trabalho clínico ou educacional, mas vai dar informação sobre limites e possibilidades das pessoas [...]”.
III.O estudo da Psicologia com base em uma vertente evolucionista surgiu com a própria teoria da evolução, proposta por Charles Darwin na publicação A origem das espécies, de 1859.
IV.Talvez a maior contribuição da Psicologia Evolucionista é de  oferecer subsídios para que a intervenção no comportamento humano seja eficaz e produtiva.
É correto afirmar que:
A resposta correta é: II, III, IV estão corretas.
omplete a frase: A Psicologia do Desenvolvimento se definiu como a _________________________________. Foi, dessa maneira, um dos primeiros ramos da Psicologia Científica a se consolidar, estabelecendo, por sua vez, relações com outras disciplinas: Biologia, Medicina, Antropologia, Sociologia e, como estamos vendo, Educação.
Escolha uma:
A resposta correta é: Área que estuda o desenvolvimento humano..
Complete a sentença: ____________ foi fundador do American Journal of Psychology e teve sua formação influenciada pela escola de Leipzig,onde estudou. Foi pioneiro no estudo da criança, por meio do qual buscou decifrar os comportamentos desta, e tornou-se também um estudioso da Psicologia Educacional, defendia a premissa de que a ____________________ era o ponto de partida para os estudos na área da educação.
Escolha uma:
 resposta correta é: Stanley Hall / Psicologia do Desenvolvimento..
 abordagem inatista está fundamentada nas ideias racionalistas e tem como base as filosofias de René Descartes (1596-1650), Baruch Espinoza (1632-1677) e Immanuel Kant (1724-1804). A abordagem inatista privilegia a razão, em detrimento da experiência, como a única forma de se chegar ao conhecimento e considera que tudo existe a priori. Dessa forma, as capacidades e características humanas básicas seriam inatas, o que não quer dizer que:
A resposta correta é: As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do individuo se encontram pré-definidas e o processo educacional irá contribuir para que se manifestem, por meio da interação do sujeito com o meio, no qual determina e é determinado pela relação com outros..
O conceito de comportamento não é algo simples. De acordo com Botomé (2001), quando um organismo age em um meio ou situação, as interações entre os componentes do comportamento estão se estabelecendo, podendo ser fortalecidas, enfraquecidas, aperfeiçoadas, etc. As relações entre cada componente do comportamento estão o tempo todo em transformação. Sobre o que compõe o conceito de comportamento, analise as afirmações elencadas na sequência.
I. É uma ação humana que pode ser intencional ou não.
II. É caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer.
III. É um fenômeno psicológico
A resposta correta é: II e III.
Exercício 2
É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Estamos nos referindo à:
A resposta correta é: Zona de desenvolvimento proximal..
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência à natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. As contingências de reforçamento caracterizam o modo como uma determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que a produziu. O processo no qual nenhum estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo e ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência. Dessa forma, as relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes) são enfraquecidas e o comportamento vai deixando de acontecer. Podemos afirmar que as últimas colocações referem-se ao processo denominado:
Escolha uma:
A resposta correta é: Contingência de extinção..
Aprender significa estabelecer uma nova relação com o meio, ou seja, apresentar um comportamento que até o momento não fazia parte do repertório comportamental. Existem cinco processos básicos pelos quais os organismos aprendem novos comportamentos. São básicos, portanto não são exclusivos dos seres humanos. Como tais processos são chamados?
A resposta correta é: Contingências de reforçamento..
egundo Palangana (2001), examinar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é uma empreitada de cunho mais epistemológico (referente à relação entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido) do que psicológico. Com base nisso, para Piaget, fica a indagação de qual seria a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para responder a esse questionamento, Palangana (2001) distingue três teorias, que são:
I.Aquelas que enfatizam o desenvolvimento como produto da maturação biológica e que, consequentemente, privilegiam o sujeito, e não o objeto;
II.As teorias que enfatizam a aprendizagem e, por decorrência, atribuem maior ênfase aos processos de aprendizagem que aos de desenvolvimento;
III.As teorias interacionistas, nas quais o conhecimento que uma pessoa tem acerca do mundo não é proveniente nem do sujeito nem do objeto, mas da interação estabelecida entre eles.
IV.As teorias que complementam o conhecimento como produto da interação na qual privilegia o sujeito e o ambiente em que está inserido.
É correto apenas o que se afirma em:
A resposta correta é: I, II, e III, apenas.
A psicologia é a área que estuda o comportamento humano, caracterizada pela organização do conhecimento existente, ou em produção, acerca de um assunto ou fenômeno. Entretanto, é uma subárea ou tipo de conhecimento em Psicologia que apresenta uma importante contribuição acerca do conceito da aprendizagem. Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor se refere ao conceito de psicologia.
A resposta correta é: Análise de comportamento
ean Piaget distingue tipos de aprendizagens a que ele denomina “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”. A primeira é constituída por aprendizagens derivadas diretamente da experiência da pessoa com o mundo. Já a segunda: __________________. Com base nos fundamentos apresentados, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a ideia de aprendizagem em sentido estrito.
A resposta correta é: Envolve deduções que a pessoa faz..
Ao lidar com o mundo, a criança o faz com base em esquemas que ela já possui. Eventualmente, tais esquemas são insuficientes para “dar conta” da situação, produzindo desequilíbrio. Disso decorre uma reorganização nos esquemas e na organização que a criança fez do mundo. Esse é o núcleo do processo de equilibração. Os esquemas que a criança constrói acerca do mundo constituem, portanto, produto de processos de aprendizagem. Mas as generalizações que as crianças e as pessoas em geral fazem dos esquemas não envolvem aprendizagem, mas sim, processos de desenvolvimento (PALANGANA, 2001). Piaget distingue também tipos de aprendizagens, assim sendo, assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Os tipos de aprendizagem que Piaget denomina são: “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”..
Segundo a Análise do Comportamento, aprender é apresentar uma nova relação com o meio e, segundo Skinner, existem cinco processos básicos pelos quais as pessoas aprendem novos comportamentos. Relacione os exemplos apresentados emvideoaula com as contingências de comportamento correspondentes:
(1) Aluna que estuda e obtém boas notas.
(2) Pessoa que fecha a janela para não se molhar.
(3) Mãe que bate na mão da criança.
(4) Pessoa que não atende os telefonemas.
(5) Deixar a criança sem recreio por não ter feito o tema de casa.
( )Contingência de extinção.
( )Contingência de punição negativa.
( )Contingência de reforço negativo.
( )Contingência de reforço positivo.
( )Contingência de punição positiva.
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: 4, 5, 2, 1, 3.
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência à natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. As contingências de reforçamento caracterizam o modo como uma determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu. Considerando as cinco contingências básicas de reforçamento é correto afirmar que elas se classificam em:
A resposta correta é: Contingência de reforço positivo; contingência de reforço negativo; contingênciade punição positiva; contingência de punição negativa e extinção..
Jean Piaget a respeito da relação entre aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento tem implicações na motivação de uma criança para aprender. Segundo o autor, se a aprendizagem for relacionada a alguma necessidade do sujeito, menos haverá necessidade de uso de fatores motivacionais e externos para produzir tal aprendizagem. Com base no texto e nos conceitos que permeiam a aprendizagem analise as descrições a seguir:
I.“A aprendizagem pode ser entendida como uma decorrência dos processos de desenvolvimento. Os conteúdos só são aprendidos se relacionados às estruturas que a criança possui. Considerando aspectos endógenos, de desenvolvimento, mas parece poder ser relativizada quando constatado que as estruturas de raciocínio são uma decorrência das interações que a criança estabelece com o meio.”
II.“O aprendizado nunca é específico. É por conta disso que o aprendizado não coincide com desenvolvimento, quando alguém aprende uma nova capacidade, há interferência em outras aprendizagens. Desta sequenciação resultam, então, as zonas de desenvolvimento proximal.”
III.“Aprender é um processo no qual aquele que aprende não apresenta um novo comportamento, ou seja, não é capaz de exibir novos comportamentos, pois estes conjuntos de comportamento, que uma pessoa é capaz de apresentar, é denominado “repertório comportamental” que não se renova a cada aprendizado.”
IV.“Os homens aprendem uns com os outros sem serem ensinados. Pode ter acontecido alguma vez que um homem tenha aprendido a usar uma enxada olhando outro usá-la, mas nem por isso o lavrador teve as funções de professor.”
É correto apenas o que se afirma em
A resposta correta é: I, II e IV estão corretas..

Continue navegando

Outros materiais