Buscar

Apol Geografia Economica e Gestão Sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Geografia Econômica e Política
Veja o texto  a seguir :
“A leitura da formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização sempre esteve pautada nos tratados de fronteira e/ou nos ciclos econômicos, produzindo a compreensão de que a sua principal característica foi uma ocupação filiforme e em arquipélago. Torna-se necessário superar essa compreensão, uma vez que novos estudos têm evidenciado intensa articulação política, econômica e social entre os primeiros núcleos coloniais, entre esses com a metrópole, com a bacia do Rio da Prata e com África, num processo de solidariedade espacial (territorial).”
STRAFORINI, Rafael. A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização. Geo UERJ. Ano 10 - nº 18 - Vol. 1 - 1º semestre de 2008, p.63.
Conforme o livro-base, sobre a formação socioterritorial do Brasil é correto afirmar:
 
I. Preocupados com a ameaça de ocupação por parte de outras nações europeias, Portugal decidiu então territorializar definitivamente o Brasil, oferecendo enormes quantidades de terras aos donatários e permitindo-lhes não somente atuar na exploração dos recursos naturais, mas também exercer a propriedade e a soberania sobre as terras. Assim, em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu um sistema político-administrativo colonial descentralizado no Brasil, composto por 15 capitanias hereditárias.
II. Acompanhada da divisão político-administrativa do Brasil Colônia em capitanias hereditárias, surgiu também à difusão da atividade cafeeira no litoral brasileiro. Ao se tornar colônia de Portugal, o Brasil se inseriu na divisão internacional do trabalho, dedicando-se principalmente à produção do café.
III. Na base da economia colonial, encontrava-se a produção da cana-de-açúcar que, por sua vez, necessitava de extensas áreas cultiváveis e de um número significativo de trabalhadores. Os senhores de engenho eram os grandes proprietários de terras e os principais administradores da atividade açucareira no Brasil Colônia.
IV. A atividade açucareira poderia ser realizada por pequenos agricultores de forma isolada. Além disso, o comércio da cana-de-açúcar era monopólio da Coroa espanhola.
V. Sob o ponto de vista social, o trabalho com a cana-de-açúcar continuou a ser realizado de forma livre, pelos indígenas, assim como fora no período da atividade madeireira.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	F, F, F, F, V.
	
	B
	F, F, F, F, F.
	
	C
	V, V, V,V,V.
	
	D
	V, V, F, F, F.
	
	E
	V, F, V, F, V.
Questão 2/5 - Geografia Econômica e Política
Leia o texto abaixo:
“A abordagem de industrial upgrading se fundamenta no estudo das trajetórias das empresas líderes de países que realizaram sua reestruturação industrial com estratégias de exportação, como foi o caso dos mais conhecidos NICs Asiáticos.”
MOREIRA, Juan Ricardo Cruz. Industrial Upgrading nas cadeias produtivas globais: reflexões a partir das indústrias têxtil e do vestiário de Honduras e do Brasil. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003, USP, p.1
De acordo com o discutido nas aulas e com o livro-base, sobre o upgranding industrial, é correto afirmar que:
 
I. O upgrading industrial também foi compreendido em relação às atividades desempenhadas pelas indústrias no âmbito do comércio internacional, por meio de trajetórias que abrangem a capacidade de aprendizagem das empresas e sua organização nas redes de produção.V
II. O upgrading industrial tem relação ao conceito de vanguarda e, principalmente, por meio de uma perspectiva que abrange uma análise comparativa e relacional.F
III. O upgrading industrial é um processo no qual as nações, firmas e trabalhadores mudam de atividades de alto valor para atividades com baixo valor em redes de produção globais.F
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	I, II, III
	
	B
	II, III
	
	C
	I, III
	
	D
	Apenas I
	
	E
	Apenas II
Questão 3/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o texto abaixo:
“Sobre o Mercosul podemos dizer que os ciclos de crise e de retomadas não foram necessariamente coincidentes, como não foram convergentes as políticas monetárias, fiscais e cambiais. As crises dos dois grandes afetaram severamente os dois menores, seja pelo canal do comércio bilateral – já que eles eram altamente dependentes dos mercados vizinhos –, seja pela “camisa de força” que o Brasil e a Argentina, bem mais protecionistas do que o Paraguai ou o Uruguai, impunham em termos de políticas setoriais (comercial e industrial, sobretudo).”
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A globalização e o desenvolvimento: vantagens e desvantagens de um processo indomável.  Disponível em: http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/1205GlobalizDesenv.pdf. Acesso em 28/02/2016.
 
Sobre a participação dos países do Mercosul, principalmente do Paraguai e Uruguai na produção mundial de automóveis, segundo o estudado em aula e  no livro-base, é correto afirmar que:
I. É possível notarmos que a indústria automobilística está realmente concentrada no Paraguai, país com o maior número de unidades industriais produtoras de automóveis no Mercosul.
II. A indústria automobilística está presente no Uruguai, mas a produção de automóveis realizada em sua grande maioria por apenas três montadoras asiáticas, as chinesas Chery e Lifan, e a coreana Kia, que, recentemente, passaram a atuar no país.
III. A presença da indústria automobilística no Paraguai é forte, uma vez que o país tradicionalmente investe na produção de automóveis.
IV. Considerando a inexistência de fábricas produtoras de automóveis no Paraguai e a consequente ausência de dados sobre o volume de produção de autoveículos e automóveis nesse país, temos uma situação complexa. Nesse caso, torna-se questionável a possibilidade de direcionarmos o discurso para as trajetórias de upgrading ou downgrading nas redes de produção automobilísticas mundiais se nos baseando somente em dados de comércio internacional.
V. O Paraguai é o país de maior relevância para o setor automobilístico no do Mercosul.
 
Selecione a alternativa correta:
 
	
	A
	F, V, F, V, F.
	
	B
	V, V, V, F, F.
	
	C
	F, F, F, V, F.
	
	D
	V, V, V,V, F.
	
	E
	V, V, V,V, F.
Questão 4/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o extrato do texto abaixo:
“O início da ocupação econômica do território brasileiro é em boa medida uma consequência da pressão política exercida sobre Portugal e Espanha pelas demais nações europeias”.
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 32 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007, p. 8.
 
Sobre a formação socioterritorial do Brasil, tendo em vista o livro-base, é correto afirmar que:
 
(v) As políticas mercantilistas praticadas pelas nações europeias entre os séculos XV e XVIII, as grandes navegações marítimas dos séculos XV e XVI e as políticas territoriais foram voltadas para a ocupação das terras brasileiras desde o descobrimento do país.
( v)  A política mercantilista é importante porque nos fornece o pano de fundo para a compreensão das conquistas territoriais realizadas pelas potências europeias entre os séculos XV e XVIII.
( v) Entre os princípios da política – ou sistema – mercantilista, podemos destacar a intervenção do Estado na economia; a balança comercial favorável; a produção voltada para o mercado externo; além da conquista e da exploração de novas colônias, que deveriam ser regidas por meio de pactos coloniais.
( f) Sob o ponto de vista econômico, a produção de cana-de-açúcar representa a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses nas terras brasileiras. Sob o ponto de vista social, a mão de obra utilizada no cultivo da cana-de-açúcar era livre.
 
Selecione a alternativa correta:
	
	A
	V, F, V, F.
	
	B
	V, V, F, F.
	
	C
	F, F, F, V.
	
	D
	F, F, F, F.
	
	E
	V, V, V, F.
Questão 5/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o seguinte extrato de texto:
“O Mercosul – Mercado Comum do Sul – foi criado em 1991 para constituir-se
como um bloco comercial coeso, com pretensões a adotar o formato de um mercado comum. Na visão dos “pais fundadores”, o processo poderia, possivelmente, evoluir para formas mais avançadas de organização econômica, política e social, até alcançar, na parte meridional da América do Sul – e teoricamente também, a termo, no conjunto da região – um status equivalente ao adquirido, paulatinamente, pela Comunidade (hoje União) Europeia.”
ALMEIDA, Paulo Roberto. O desenvolvimento do Mercosul: progressos e limitações. Disponível em: http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2258MSulDesenvHist.pdf.  Acesso em 06/02/2016. 
 
Com base no livro-base, selecione a alternativa correta no que se refere ao último país que se tornou Estado-parte do  Mercosul:
 
 
	
	A
	Venezuela.
	
	B
	Bolívia.
	
	C
	Paraguai.
	
	D
	Argentina.
	
	E
	Suriname.
Questão 1/5 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A Agenda 21, uma das poucas pautas do futuro, é ousada pela abrangência e pelo horizonte de um século. Nunca se planejou para um período tão longo. O grande prazo requer adaptações metodológicas, nas quais, aos planos convencionais de uma a duas décadas, acoplam-se prognósticos e reflexões sobre os grandes temas e suas interfaces setoriais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZULAUF, W.E. O meio ambiente e o futuro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 39, maio/ago. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000200009. Acesso em 14 abr. 2016. 
Discutimos em nossas aulas ações preconizadas pensando no meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, analise as seguintes proposições sobre a Agenda 21:
I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta.
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países-membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta.
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do século XXI. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
Questão 2/5 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Atente para a seguinte citação: 
“[No que concerne à preservação ambiental], é o momento para as empresas alinharem suas estratégias de atuação ante essa nova perspectiva, garantindo benefícios não somente à sua organização, mas também para a sociedade como um todo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, V.N.; PACAGNAN, M.N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração (São Paulo) [online]. v. 49, n. 1, p. 116-128, jan./mar. 2014.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100010. Acesso em 09 maio 2016. 
O fragmento de texto acima argumenta sobre o papel das empresas nas estratégias de preservação ambiental, o que também foi discutido em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica. Sobre a Agenda Global 21, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Dentre os objetivos da Agenda 21, estão os investimentos em educação ambiental e promoção de sustentabilidade, tendo em vista o modo de vida e a consolidação das sociedades atuais, que se apresentam vulneráveis.
	
	B
	A Agenda 21 consiste em uma agenda de acordos e cronogramas estabelecidos entre empresas internacionais para tratar da sustentabilidade por meio de cooperações.
	
	C
	São quatro os objetivos gerais da Agenda 21, os quais priorizam: a questão da água potável e saneamento básico; as áreas pesqueiras; a biodiversidade, e a produção de produtos químicos que não agridam a saúde humana e o meio ambiente.
	
	D
	Baseada nos princípios da sustentabilidade, a Agenda 21 possui vários objetivos gerais que consistem no desenvolvimento econômico sem agressão ao meio ambiente.
	
	E
	A Agenda 21 é um documento que possui em seus termos objetivos baseados na sustentabilidade, priorizando ações para os primeiros dez anos do século XXI.
Questão 3/5 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Leia a manchete a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/07/mpf-ajuiza-acao-contra-desperdicio-de-agua-em-pocos-jorrantes-no-piaui.html> Acesso em 06 jan. 2016. G1. Piauí.
Na manchete acima, é mostrada uma ação do Ministério Público Federal para conter o desperdício de água. Sobre isso, com base nas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, analise as proposições a seguir:
I. Evitar o desperdício de recursos naturais está no cerne dos preceitos apoiados pela produção embasada na ecoeficiência, pensando no uso consciente dos mesmos.
II. A reciclagem está entre os exemplos de mecanismos preconizados na ecoeficiência e, dessa forma, prioriza o melhor destino do lixo e materiais que poderão servir para outros serviços.
III. Dentre os objetivos da ecoeficiência, está a eficácia na produção de bens e serviços com redução no consumo de matérias-primas e energia. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	Apenas a II.
Questão 4/5 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Atente para a seguinte citação: 
“No caso dos seres humanos, o seu meio ambiente mais comum são as cidades que podem ser vistas como natureza modificada pelo homem, afastada portanto, da categoria natureza, assumindo a categoria de meio ambiente específico, denominado também de meio ambiente construído. A natureza tem, então, um sentido dinâmico, pois está constantemente sendo transformada em meio ambiente, como decorrência do constante aumento do conhecimento do homem sobre ela. Os sistemas sociais humanos afastam-se gradualmente do ‘natural, pois, por sua própria natureza, tem por objeto conhecê-la e modificá-la”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, Ambiente, Meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004, p. 21. http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 16 abr. 2016. 
O autor do trecho de texto acima apresenta uma preocupação concernente à relação entre o homem e o meio ambiente e o determinismo baseado apenas nas necessidades do homem. Em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, consideramos mais amplamente o conceito de meio ambiente. Baseado nisso, analise as proposições a seguir:
I. É preciso compreender o meio ambiente como um conceito complexo, pois, ao serem relacionados a ele o aspecto social com o natural, incorporam-se outro conjunto de premissas e de conceitos básicos.
II. O conceito de meio ambiente vem sendo desenvolvido durante a evolução das preocupações ambientais e não se restringe a apenas uma área do saber.
III. O conceito de meio ambiente, que pode ser substituído por natureza, foi atualizado e delimitado antes das mudanças nas relações entre o homem e os recursos naturais. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.
Questão 5/5 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto relativo
à imagem acima, ele está disponível em:  http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1413449-17816,00-POLICIA+DA+DINAMARCA+AFIRMA+QUE+SO+ATIVISTAS+AMBIENTAIS+CONTINUAM+PRESOS.html. Acesso em 20 dez. 2015. Manifestantes detidos são mantidos em linha em rua de Copenhague pela polícia na noite de sábado.            
A imagem acima é de um movimento realizado em favor do ambientalismo. Com relação a movimentos em prol do meio ambiente, baseado no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e nas aulas, analise as proposições a seguir:
I. Grandes fazendeiros de soja lutam pela proteção das florestas, sobretudo as tropicais, pensando também na preservação da biodiversidade.
II. Quando são divulgados projetos de construção de hidrelétricas, surgem muitas vezes os grupos ambientalistas que se mobilizam para contestar a construção e proteger os recursos ambientais.
III. Um exemplo de intervenção contra obras que impactam o meio ambiente ocorre quando moradores se organizam para evitar a reativação ou uso de áreas para aterros sanitários. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando