Buscar

ESTUDO DIRIGIDO ESTADOS MUNICIPIOS -DF-TERRITORIOS PODER LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO G_ANOTADO ( Correcão)

Prévia do material em texto

I. Complete a Segunda Coluna de acordo com a Primeira:
Assinale (1), se for matéria de competência privativa da União.
Assinale (2), se for matéria de competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal. 
01.(2) Legislar sobre Direito Financeiro
02.(1) Legislar sobre Direito Civil.
03.(1) Legislar sobre Direito Espacial.
04.(2) Legislar sobre Direito Tributário
05.(1) Legislar sobre Direito Penal.
06.(1) Legislar sobre Direito Marítimo.
07.(1) Legislar sobre Direito Eleitoral.
08.(2) Legislar sobre Direito Penitenciário
09.(1) Legislar sobre Direito Aeronáutico.
10.(1) Legislar sobre Direito Processual Civil.
11.(1) Legislar sobre Direito do Trabalho.
12.(2) Legislar sobre Direito Econômico
13.(2) Legislar sobre Direito Urbanístico
14.(1) Legislar sobre Direito Comercial.
15.(1) Legislar sobre Direito Agrário.
16.(1) Legislar sobre Direito Processual Penal.
II. Marque V, se a assertiva for verdadeira, ou F, se a assertiva for falsa
01.(V) Seja qual for a modalidade de desmembramento de Município, a validade da lei que o efetive estará subordinada, por força da Constituição, ao plebiscito
02.(F) Todas as terras devolutas pertencem à União.
03.(F) A alteração dos limites territoriais de municípios prescinde da consulta plebiscitária.
04.(V) Lei complementar fixará normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional (Artigo 23)
05.(V) De acordo com a súmula do Supremo Tribunal Federal, compete privativamente à União legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar do Distrito Federal
06.(F) É cabível mediante emenda à Constituição estadual a criação de novo município.
07.(V) O serviço postal está no rol das matérias cuja normatização é de competência privativa da União
08.(F) Dispõe o texto constitucional, que poderá a União, sob regime de concessão ou permissão, autorizar a utilização de radioisótopos para a pesquisa e usos medicinais, agrícolas, industriais e atividades análogas.
09.(F) Todas as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito pertencem à União.
10.(F) A União é a unidade da federação brasileira dotada de soberania. (Caput do art. 18)
11.(V) Poderá a União, sob regime de permissão, autorizar a produção, comercialização e utilização de radioisótopos de meia-vida igual ou inferior a duas horas (“c” do inc. XXIII do art. 21)
12.(F) Adotou-se, no sistema federativo brasileiro, um rígido modelo vertical de distribuição de competência legislativa.
13.(V) São da competência legislativa da União a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento
14.(V) A Constituição Federal elenca, de forma precisa e expressa, a competência legislativa da União
15.(F) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar ESTADUAL, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas. (§ 4º do art. 18)
16.(F) Todas as ilhas fluviais pertencem à União.
17.(V) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, invade a competência da União, norma estadual que disciplina matéria referente ao valor que deva ser dado a uma causa, tema especificamente inserido no campo do Direito Processual (Inc. I do art. 22)
18.(F) Pertencem aos Estados as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
19.(F) A criação de Estados e Territórios dependerá apenas de lei complementar federal. (§ 3º. DO ART. 18)
20.(F) Insere na competência concorrente, norma que regula a cobrança de preço de estacionamento de veículos em áreas pertencentes a shopping center. (Estacionamento de Shopping = Direito de Propriedade = Direito Civil = Inc. I do art. 22)
21.(V) Todos os terrenos de marinha e seus acrescidos pertencem à União
22.(V) Os territórios são unidades da federação brasileira dotadas de autonomia.
23.(F) O Estado-membro não pode recusar fé aos documentos que ele próprio expediu, mas pode recusá-la aos documentos públicos produzidos nos Municípios. (III do art. 19)
24.(F) Dada a autonomia dos Municípios, o Estado-membro não participa dos fenômenos da fusão e do desmembramento dessas pessoas jurídicas de direito público. (§ 4º do art. 18)
25.(F) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, pode norma estadual estabelecer universalidade da cobertura por empresas privadas nos contratos de seguro saúde.
26.(F) O modelo de competência legislativa concorrente consagrado na Constituição Federal condiciona a elaboração de ato normativo estadual à existência prévia da norma federal. (§ 3º do art. 24)
27.(F) A criação de territórios realizar-se-á mediante lei ordinária federal. (§ 2º do art. 18)
28.(V) A legislação sobre trânsito é da competência privativa da União
29.(V) Compete à União estabelecer as áreas e as condições para o exercício da atividade de garimpagem, em forma associativa
30.(F) De acordo com o texto constitucional, a capital federal é o Distrito Federal. (§ 1º do art. 18)
31.(F) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, os Territórios e o Distrito Federal. (Caput do art. 18)
32.(F) São bens dos Estados os recursos minerais.
33.(F) No que tange a hierarquia das normas elaborada por Kelsen, as normas estaduais são, em regra geral, subordinadas às normas federais.
34.(F) Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei específica.
35.(V) De acordo com o Supremo Tribunal Federal, o disciplinamento da colocação de barreiras eletrônicas para aferir a velocidade de veículos, por inserir-se na matéria trânsito, é de competência exclusiva da União
36.(V) Todos os recursos minerais pertencem à União
37.(V) A Constituição Federal admite expressamente a possibilidade de delegação da competência legislativa federal para os Estados-Membros
38.(F) A fixação de idade mínima para habilitação a conduzir veículo automotor pode ser realizada por norma estadual. (XI do art. 22)
39.(F) Pode norma estadual fixar regras a respeito de sorteio em loteria.
40.(F) A União, os Estados e os Municípios não estão impedidos de subvencionar cultos religiosos ou igreja. (I do art. 19)
41.(F) A outorga de tratamento diferenciado a cidadãos por normas estaduais é perfeitamente compatível com a Constituição. (III do art. 19)
42.(V) Os Municípios são unidades da federação brasileira dotada de autonomia
43.(F) Nas matérias inseridas no rol da competência concorrente, os Estados nunca poderão legislar sobre normas gerais. (§ 3º do art. 24)
44.(V) É da competência da União estabelecer normas gerais sobre juntas comerciais (III do art. 24)
45.(F) Todas as ilhas lacustres pertencem à União.
46.(F) A criação de Estados independe de aprovação popular.
47.(F) O Estado-membro nunca poderá legislar sobre matéria de competência privativa da União.
48.(V) É da competência da União estabelecer normas gerais sobre produção e consumo
49.(V) É da competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal legislar sobre a criação, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas
50.(V) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, implícito ao poder privativo da União de legislar sobre direito do trabalho está o de decretar feriados civis, mediante lei federal ordinária, por envolver tal iniciativa consequências nas relações empregatícias e salariais
51.(F) Nos termos da Constituição, a criação de municípios é decisão que compete exclusivamente aos Estados-Membros.
52.(F) Os Estados-Membros não estão impedidos de celebrar tratados internacionais, desde quehaja aprovação federal. (I do art. 21)
53.(F) São bens dos Estados os potenciais de energia hidráulica.
54.(F) É cabível, desde que haja previsão na Constituição estadual, a criação de Município mediante aprovação ad referendum popular.
55.(F) Os Estados são unidades da federação brasileira dotados de soberania.
56.(F) Somente por emenda à Constituição Federal é possível desmembrar um Estado-membro, para a criação de um novo Estado integrante da Federação. (§ 3º do art. 18)
57.(F) Legislar sobre Direito Econômico compete concorrentemente à União, aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal.
58.(V) A guarda da Constituição Federal é matéria da competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (I do art. 23)
59.(V) A faixa de até cento e cinquenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é considerada fundamental para defesa do território nacional, e sua ocupação e utilização serão reguladas em lei
60.(_) Compete privativamente à União legislar sobre a execução da Constituição.
61.(F) Compete exclusivamente à União executar a censura de diversões públicas.
62.(F) A competência exclusiva da União admite delegação aos Estados.
63.(F) As competências material e legislativa são sinônimas.
64.(V) Todos os sítios arqueológicos pertencem à União
65.(F) O subsolo pertence à União. (IX do art. 20)
66.(V) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, uma vez cumprido o processo de desmembramento de área de certo município, criando-se nova unidade, descabe, mediante lei, a revogação do ato normativo que o formalizou
67.(F) Todas as áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, pertencem à União. (IV do art. 20)
68.(V) É da competência da União estabelecer normas gerais sobre ensino e desporto
69.(F) Na competência privativa da União, não está exclusa a suplementar dos Estados.
70.(V) E assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração
70.(V) E assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração (§ 1º do art. 20)
71.(V) Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias privativas da União (parágrafo único do art. 2)
72.(V) Compete privativamente à União legislar sobre Direito Penal (I do art. 22)
73.(F) Para que haja o desmembramento de um Município, basta a aprovação plebiscitária e a lei estadual. (§ 4º do art. 18)
74.(V) O Distrito Federal é uma unidade da federação brasileira dotada de autonomia
75.(V) Todos os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva pertencem a União
DOS ESTADOS, DOS MUNICIPIOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITORIOS
III. Complete a Segunda Coluna de acordo com a Primeira
•	Assinale (1), se o cargo for eleito pelo sistema PROPORCIONAL.
•	Assinale (2), se o cargo for eleito pelo sistema MAJORITÁRIO POR MAIORIA ABSOLUTA (possibilidade de segundo turno).
•	Assinale (3), se o cargo for eleito pelo SISTEMA MAJORITÁRIO POR MAIORIA SIMPLES (impossibilidade de segundo turno).
•	Assinale (4), se o cargo não for eletivo.
1.(2) Governador do Distrito Federal.
2.(3) Prefeito dos Municípios com menos de duzentos mil eleitores.
3.(1) Deputado Estadual.
4.(4) Governador de Território.
5.(2) Prefeito dos Municípios com mais de duzentos mil eleitores.
6.(1) Vereador.
7.(1) Deputado Distrital.
8.(2) Governador de Estado.
IV. Marque V, se a assertiva for verdadeira, ou F, se a assertiva for falsa.
	01.(_) O poder constituinte outorgado aos Estados-Membros sofre as limitações jurídicas impostas pela Constituição da República.
	Caput do art. 25 + 11 do ADCT.
	02.(_) Nos Territórios Federais com mais de cinquenta mil habitantes, haverá órgãos judiciários de primeira e segunda instância, membros do Ministério Público e defensores públicos federais.
	§ 3º do art. 33
	03.(_) Incluem-se entre os bens dos Estados as ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União.
	III do art. 26
	04.(_) Os Municípios têm a capacidade de autogoverno
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	05.(_) Os subsídios do Governador e do Vice-Governador estão limitados a setenta e cinco por cento daquele estabelecido, em espécie, para o Presidente da República.
	§ 2º do art. 28
	06.(_) O Município reger-se-á por Lei Orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de quinze dias.
	Caput do art. 29
	07.(_) Os Estados-Membros organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, submetendo-se, no entanto, quanto ao exercício dessa prerrogativa institucional, aos condicionamentos normativos impostos pela Constituição Federal.
	Caput do art. 25
	08.(_) O Distrito Federal é entidade federativa que acumula as competências reservadas pela Constituição aos Estados e aos Municípios.
	§ 1º do art. 32
	09.(_) Os Estados-Membros são competentes para explorar e regulamentar a prestação de serviços de transporte internacional.
	XI do art. 22 (Competência da União)
	10.(_) A prestação de transporte urbano, consubstanciando serviço público de interesse local, é matéria inclusa na competência legislativa dos Municípios.
	I e V do art. 30
	11.(_) O mínimo de Deputados Estaduais, que uma unidade da federal poderá ter, são trinta e seis.
	Caput do art. 27 + § 1º do art. 45
	12.(_) São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição.
	§ 1º do art. 25
	13.(_) Será de quatro anos o mandato dos Deputados Estaduais.
	§ 1º do art. 27
	14.(_) Incluem-se entre os bens dos Estados as terras devolutas não compreendidas entre as da União.
	IV do art. 26
	15.(_) Podem os Estados-Membros editar medidas provisórias em face do princípio da simetria, obedecidas as regras básicas do processo legislativo no âmbito da União.
	Caput e § 2º do art. 25
	16.(_) Compete, privativamente, ao Governador do Estado exercer, com o auxílio dos Secretários de Estado, o Poder Executivo estadual.
	II do art. 84 cc. § 2º do art. 28
	17.(_) O Município é uma autêntica unidade da federação brasileira.
	O Municípios não possui a função jurisdicional. Dessa forma a Doutrina entende que ele é uma unidade da federação mas não é autêntica.
	18.(_) Os Deputados Distritais possuem as mesmas prerrogativas conferidas pelo texto constitucional aos Deputados Estaduais.
	§ 3º do art. 32
	19.(_) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, a empresa estatal, com exclusividade de distribuição, os serviços locais de gás canalizado.
	§ 2º do art. 25
	20.(_) A eleição do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, para mandato de quatro anos, será realizada mediante pleito direto e simultâneo emtodo o País.
	I do art. 29
	21.(_) É permitida a divisão do Distrito Federal em Municípios.
	Caput do art. 32
	22.(_) Os Estados poderão, mediante lei ordinária, instituir regiões metropolitanas.
	§ 3º do art. 25
	23.(_) Os Estados-Membros têm a capacidade de auto-governo.
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	24.(_) Incluem-se entre os bens dos Estados as áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem no seu domínio, excluídas aquelas sob domínio da União, Municípios ou terceiros.
	II do art. 26
	25.(_) o território é uma unidade da federação brasileira dotada de autonomias administrativa, financeira, política e legislativa.
	Caput do art. 18
	26.(_) O número de Deputados à Assembleia Legislativa sempre corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados.
	Caput do art. 27
	27.(_) A imunidade concedida a Deputados Estaduais é restrita à justiça do Estado.
	Doutrina e Jurisprudência.
- Sempre que o parlamentar estiver no exercício da função legislativa.
	28.(_) Os Municípios tem autonomia política.
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	29.(F) Os Deputados Estaduais só possuem imunidade material.
	§ 1º do art. 27 cc. art. 53.
	30.(_) A eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito ocorrerá até noventa dias antes do término do mandato dos que devam suceder.
	II do art. 29
	31.(_) Os subsídios dos Vereadores serão fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal.
	VI do art. 29.
- Os subsídios dos Vereadores serão fixados por Decreto Legislativo Municipal.
	32.(_) O total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município.
	VII do ar.t 29
	33.(_) Compete às Assembleias Legislativas dispor sobre a polícia e os serviços administrativos de sua secretaria.
	§ 3º do art. 27
	34.(_) De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é competente o Município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial.
	Jurisprudência do STF
	35.(_) A lei complementar disporá sobre a iniciativa popular no processo legislativo estadual.
	§ 4º do art. 27
	36.(_) Os territórios são pessoas jurídicas de Direito Público interno.
	II do art. 41 do CC.
	37.(_) O Distrito Federal tem autonomia legislativa.
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	38.(_) Poderá a Constituição de um Estado-membro conferir ao Vereador imunidade formal.
	III do art. 19
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
	39.(_) A eleição do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de quatro anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores.
	Caput do art. 28
	40.(_) O número de Vereadores será proporcional à receita tributária municipal.
	IV do art. 29
	41.(F) A posse do Governador e do Vice-Governador de Estado ocorrerá no primeiro dia útil do ano subsequente ao da eleição.
	Caput do art. 28
	42.(_) O Estado-Membro dispõe de competência para disciplinar o processo de escolha, por sua Assembléia Legislativa, do Governador e do Vice-Governador do Estado, nas hipóteses em que se verificar a dupla vacância desses cargos nos últimos dois anos do período governamental.
	Caput do art. 25 + § 1º do art. 81
	43.(_) O serviço de gás canalizado pode ser objeto de concessão.
	§ 2º do art. 25
	44.(_) Os Estados-Membros têm autonomia política.
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	45.(_) A Lei Orgânica do Município será aprovada pela Câmara Municipal dos Vereadores por três quintos de seus membros, em dois turnos de votação.
	Caput do art. 29
	46.(_) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
	Caput do art. 31
	47.(_) Compete ao Município fixar o horário de funcionamento de estabelecimento bancário.
	Jurisprudência do STF.
	48.(_) O máximo de Deputados Estaduais, que uma unidade da federação poderá ter, são cento e oito.
	Caput do art. 27 + § 1º do art. 45
	49.(_) Os Municípios têm autonomia financeira.
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	50.(_) Perderá o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, inclusive a posse em virtude de concurso público.
	§ 1º do art. 28
	51.(_) A Lei Orgânica do Município está limitada apenas ao Poder Constituinte Originário.
	Caput do art. 29
	52.(_) As contas do Governo do Território serão submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prévio do Tribunal de Contas da União.
	§ 2º do art. 33
	53.(_) A posse do Prefeito e do Vice-Prefeito ocorrerá no dia quinze de março do ano subseqüente ao da eleição.
	III do art. 29
	54.(_) O limite máximodo subsídio do Deputado Estadual será de setenta por cento daquele estabelecido, em espécie, para os Deputados Federais.
	§ 2º do art. 27
	55.(_) Os Estados-Membros são competentes para explorar e regulamentar a prestação de serviços de transporte municipal.
	V do art. 30
	56.(_) Em todas as eleições para chefe do Poder Executivo Municipal, haverá possibilidade de segundo turno.
	II do art. 29
	57.(_) Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais serão fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal.
	V do art. 29
	58.(_) O subsídio dos Deputados Estaduais será fixado em cada legislatura, para a subseqüente, pela Assembléia Legislativa.
	§ 2º do art. 27
	59.(_) A competência do tribunal de justiça para julgar prefeitos restringe-se aos crimes de competência da justiça comum estadual.
	X do art. 29
	60.(_) Compete às Assembléias Legislativas dispor sobre seu regimento interno.
	
	61.(_) Os Municípios são competentes para legislar sobre questões que respeite a edificações ou construções realizadas no seu território.
	I do art. 29
	62.(_) Os Estados-Membros têm autonomia administrativa.
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	63.(_) Compete ao Município criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual.
	IV do art. 30
	64.(_) O subsídio do Deputado Estadual será fixado em decreto legislativo.
	§ 2º do art. 27
	65.(_) Os Estados-Membros têm autonomia legislativa.
	Caput do art. 18
AUTONOMIA
* Triplice capacidade:
- auto organização
Capacidade do ente de se auto organizar através de Constituição (Poder Constituinte Decorrente) e Leis Orgânicas Próprias (Competência legislativa para criar sua lei maior).
- auto governo
Eleição do legislativo e do executivo.
U = Presidente da República e CONGRESSO NACIONAL = CD / SF
E = Governador Estadual e ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = Deputados Estaduais
M = Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores/Municipal = Vereadores
- auto legislação/administração
Capacidade para criar leis próprias e políticas públicas próprias, sendo que não há hierarquia entre elas.
	66.(_) Nos Municípios com mais de quinhentos mil habitantes, é permitida a criação de Tribunal de Contas Municipal.
	§ 4º do art. 31
	67.(_) As contas dos Municípios ficarão, durante trinta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.
	§ 3º do art. 31
	68.(_) Compete ao Município promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.
	IX do art. 30
	69.(_) A instituição de aglomerações urbanas, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, depende de lei complementar estadual e estudo de viabilidade.
	§ 3º do art. 25
	70.(_) Incluem-se entre os bens dos Estados as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União.
	I do art. 26
	71.(_) O Distrito Federal organiza-se por meio de Constituição Distrital.
	Caput do art. 32
	72.(_) Compete às Assembleias Legislativas prover os cargos de sua secretaria.
	§ 3º do art. 27
	73.(_) O Governador do Território é nomeado pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal.
	§ 3º do art. 33 + “c”, III do art. 52 + XIV do art. 84
	74.(_) É vedada a adoção de medida provisória para a regulamentação dos serviços locais de gás canalizado.
	§ 2º do art. 25
	75.(_) Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa do próprio Governador.
	§ 2º do art. 28
	LEGISLATIVO
	MUNICIPAL
	ESTADUAL
	FEDERAL
	Câmara de Vereadores
	Assembleia Legislativa
	Congresso Nacional
	(Art. 29) VI - o subsídio dos Vereadores será fixado PELAS RESPECTIVAS CÂMARAS MUNICIPAIS em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
	(Art. 27) § 2º O subsídio dos Deputados Estaduais será fixado por LEI DE INICIATIVA da Assembléia Legislativa, na razão de, no máximo, SETENTA E CINCO por cento daquele estabelecido, em espécie, para os Deputados Federais, observado o que dispõem os arts. 39, § 4º, 57, § 7º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
	(Art. 49) VII - fixar idêntico subsídio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
	DECRETO LEGISLATIVO
	LEI ORDINÁRIA
	DECRETO LEGISLATIVO
	EXECUTIVO
	MUNICIPAL
	ESTADUAL
	FEDERAL
	Prefeito Municipal
	Governador de Estado
	Presidente da República
	(Art. 29) V - subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais fixados por LEI DE INICIATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda constitucional nº 19, de 1998)
	(Art. 28) § 2º Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por LEI DE INICIATIVA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
	(Art. 49) VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
	LEI ORDINÁRIA
	LEI ORDINÁRIA
	DECRETO LEGISLATIVO
I. Analise as assertivas abaixo e marque “V” ou “F”, fundamentando sua resposta com os respectivos dispositivos constitucionais.
	01.(_) Compete ao Congresso Nacional com a sanção do Presidente da República a fixação do subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, desde que haja a iniciativa conjunta dos Presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal.
	XV do art. 48
	02.(_) Todos os atos internacionais celebrados pelo Presidente da República devem ser aprovados pelo Congresso Nacional.
	I do art. 49
	03.(_) A fixação de subsídios parlamentares federais, em cada legislatura para a seguinte, não é matéria de lei, mas objeto de decreto legislativo.
	VI do art. 49
	04.(_) Afixação de subsídios do Presidente e Vice-Presidente da República é objeto da competência do Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República.
	VIII do art. 49
	05.(_) Compete ao Tribunal de Contas julgar as contas do Presidente da República.
	IX do art. 49
	06.(_) Compete ao Congresso Nacional fiscalizar os atos da administração indireta federal.
	X do art. 49
	07.(_) Compete privativamente ao Senado Federal apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.
	XII do art. 49
	08.(_) É do Congresso Nacional a competência exclusiva para autorizar a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas.
	XVI do art. 49
	09.(_) Compete ao Congresso Nacional aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mile quinhentos hectares.
	XVII do art. 49
	10.(_) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
	Caput do art. 50
	11.(_) A Câmara dos Deputados ou o Senado Federal, bem como qualquer de suas Comissões, poderão convocar o Presidente da República para prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
	Caput do art. 50
	12.(_) As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não atendimento, no prazo de sessenta dias, bem como a prestação de informações falsas.
	§ 2º do art. 50
	13.(_) Compete privativamente à Câmara dos Deputados julgar o Presidente da República por crime de responsabilidade.
	I do art. 52 + parágrafo únicos do art. 52
	14.(_) Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.
	II do art. 51
	15.(_) Compete privativamente à Câmara dos Deputados aprovar previamente a escolha do Presidente do Banco Central.
	“d”, III do art. 52
	16.(_) Em caso de condenação por crime de responsabilidade, haverá a suspensão dos direitos políticos pelo período de oito anos.
	Parágrafo único do art. 52
	17.(_) A imunidade material dos Deputados Federais e Senadores estende-se ao coréu que não exerce função parlamentar.
	Caput do art. 5º
- Princípio da igualdade. A proteção constitucional é do cargo e não da pessoa. Dessa forma, a imunidade material não será estendida ao coréu.
	18.(_) A garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material não exclui a responsabilidade civil do membro do Poder Legislativo, por danos eventualmente resultantes de manifestações, orais ou escritas.
	Caput do art. 53
	19.(_) A imunidade parlamentar material é denominada de inviolabilidade.
	Imunidade matéria = inviolabilidade
	20.(_) A garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material não se estende ao congressista, quando, na condição de candidato a qualquer cargo eletivo, vem a ofender, moralmente, a honra de terceira pessoa.
	STF: A inviolabilidade civil e penal somente existirá se o parlamentar estiver no exercício das suas funções.
No caso, o parlamentar está na condição de candidato a cargo eletivo, não estando assim exercendo sua função de parlamentar.
Observa-se que o STF se manifestou no sentido de que se o parlamentar estiver em plenário, haverá a presunção absoluta de exercício da função.
	21.(_) Por crimes não inclusos na imunidade material, respondem os parlamentares, perante o Supremo Tribunal, sem necessidade de prévia licença da respectiva Casa Legislativa.
	§ 3º do art. 53
	22.(_) O Supremo Tribunal Federal tem acentuado que a prerrogativa constitucional da imunidade parlamentar em sentido material protege o congressista em todas as suas manifestações que guardem relação com o exercício do mandato, ainda que produzidas fora do recinto da própria Casa Legislativa.
	STF: A inviolabilidade civil e penal somente existirá se o parlamentar estiver no exercício das suas funções.
No caso, o parlamentar está na condição de candidato a cargo eletivo, não estando assim exercendo sua função de parlamentar.
Observa-se que o STF se manifestou no sentido de que se o parlamentar estiver em plenário, haverá a presunção absoluta de exercício da função.
	23.(_) Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
	§ 1º do art. 53
	24.(_) Serão julgados no Tribunal Superior Eleitoral os DEPUTADOS FEDERAIS pela prática de crimes eleitorais.
	§ 1º do art. 53
	25.(_) A garantia da imunidade parlamentar em sentido formal impede a instauração do inquérito policial contra membro do Poder Legislativo.
	§ 3º do art. 53
	26.(_) Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime hediondo.
	§ 2º do art. 53
	27.(_) Poderá a lei complementar estender a imunidade parlamentar aos membros do Poder Executivo.
	Caput do art. 5º.
- Princípio da igualdade.
	28.(_) A sustação do processo de parlamentar suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.
	§ 5º do art. 53
	29.(_) Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações.
	§ 6º do art. 53
	30.(_) A incorporação ás Forças Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, dependerá de prévia licença da Casa respectiva.
	§ 7º do art. 53
	31.(_) As imunidades de Deputados ou Senadores não subsistirão durante o estado de sítio.
	§ 8º do art. 53
	32.(_) Os Senadores não poderão desde a posse firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.
	“a” do inc. I do art. 54
	33.(_) Os Deputados não poderão desde a DIPLOMAÇÃO ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.
	“a” do inc. II do art. 54
	34.(_) Os parlamentares federais não poderão desde a posse ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.
	“d”, II, do art. 54
	35.(F) As restrições constitucionais inerentes ao exercício do mandato parlamentar estendem-se ao suplente.
	Caput do art. 5º
- Princípio da igualdade. A proteção constitucional é do cargo e não da pessoa. Dessa forma, a imunidade material não será estendida ao suplente.
	36.(_) Perderá o mandato o Senador cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar.
	II do art. 55
	37.(_) É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.
	§ 1º do art. 55
	38.(_) Perderá o mandato o Deputado que perder os direitos políticos.
	IV do art. 55
	39.(_) A perda do mandato do Deputado Federal que for condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado será decidida pela Mesa da Câmara dos Deputados.
	§ 2º do art. 55
	40.(_) A perda do mandato do Senador por falta de decoro parlamentar ocorrerá por ato da Mesa da casa legislativa.
	§ 2º do art. 55
	41.(_) A renúncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar à perda do mandato terá seus efeitos suspensos até as deliberações finais.
	§ 4º do art. 55
	42.(_) Não perderá o mandato o Deputado ou Senador investido no cargo de Ministro de Estado, Presidente do Banco Central, diretor de autarquia federal, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou chefe de missão diplomática temporária.
	I do art. 56
	43.(_) Não perderá o mandato o Deputado ou Senador licenciado pela respectiva Casa por motivo de doença, ou para tratar, sem remuneração, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa.
	II do art. 56
	44.(_) O suplente de Senador será convocado nos casos de licença superior a cento e cinquenta dias.
	§ 1º do art. 56
	45.(v) Ocorrendo vaga de parlamentar e não havendo suplente, far-se-á eleição para preenchê-la se faltarem mais de quinze meses parao término do mandato.
	§ 2º do art. 56
	46.(_) O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro.
	Caput do art. 57
	47.(_) A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.
	§ 2º do art. 57
	48.(_) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para inaugurar a sessão legislativa.
	I do § 3º do art. 57
	49.(_) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República.
	III do § 3º do art. 57
	50.(F) A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente da Câmara dos Deputados.
	§ 5º do art. 57
DO PROCESSO LEGISLATIVO
	1.(_) Nas Casas do Congresso Nacional, as emendas constitucionais são aprovadas com quórum de três quintos dos componentes de cada uma, em dois turnos de discussão e votação.
	§ 2º do art. 60
	2.(_) No caso do DF, a iniciativa de projeto de lei em matéria tributária é exclusiva do governador, enquanto nos territórios a competência privativa é do presidente da República.
	I do art. 24 (competência concorrente = Entes da Federação)
“b” do inc. II do § 1º do art. 61.
= Matéria tributária é de competência concorrente, não privativa do Presidente da República.
= O Presidente da República somente possui competência privativa para apresentar projeto de lei em matéria tributária em se tratando de tributo de território. 
	3.(_) Denomina-se mutação constitucional o processo informal de revisão, atualização ou transição da Constituição sem que haja mudança do texto constitucional.
	Poder Constituinte Difuso = Mutação Constitucional
	4.(_) Segundo entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal, qualquer alteração que afete os direitos fundamentais configura lesão expressa à cláusula pétrea. 
	IV do § 4º do art. 60.
- Nem todos os direitos e garantias fundamentais são cláusulas pétreas, sendo apenas os direitos e garantias individuais.
- Nem toda alteração de direitos e garantias individuais violam cláusulas pétreas, o que o § 4º do art. 60 proíbe é a diminuição do seu conteúdo.
	5.(_) Medida provisória não constitui instrumento adequado a ser editado em janeiro de 2008 para criar tributo que só será cobrado em 2009.
	§ 2º do art. 62
	6.(_) Projeto de lei versando sobre alíquota de tributo federal é de iniciativa privativa de membro da Câmara dos Deputados.
	- Matéria tributária é matéria concorrente, salvo se for matéria tributária de Território Federal.
	7.(_) Governadores e prefeitos podem editar medidas provisórias, desde que exista previsão na constituição estadual ou na lei orgânica municipal, sendo obrigatória a observância do modelo básico adotado pela CF
	ANULADA.
Para que um Governador de Estado possa editar uma medida provisória é necessário que conste esta prerrogativa na Constituição do Estado.
Para que um Prefeito Municipal possa editar uma medida provisória é necessário que conste esta prerrogativa tanto na Constituição do Estado quanto na Lei Orgânica Municipal, devendo haver o respeito às vedações constituicionais elencadas no art. 62.
	8.(_) O silêncio do chefe de Poder Executivo, no prazo de quinze dias de que dispõe para se manifestar sobre um projeto de lei, enseja sanção tácita, razão pela qual o veto deverá ser feito no referido prazo e de maneira expressa.
	§ 1º do art. 66
	9.(_) Projetos de lei de iniciativa conjunta de deputados distritais e cidadãos devem ser discutidos e votados pela Câmara Legislativa em sessão conjunta.
	- Não há iniciativa conjunta entre deputados distritais e cidadãos.
	10.(_) Tratando-se de projeto de lei de iniciativa do Presidente da República sobre aumento de remuneração dos servidores públicos da administração direta da União: É vedada qualquer proposta de emenda parlamentar, ainda que não importe aumento de despesa.
	I do art. 63
	11.(_) A CF prevê a hipótese de iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentação, à Câmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, 10% dos eleitores de qualquer estado da Federação.
	§ 2º do art. 61
	12.(_) Deputados Distritais não têm competência para apresentar, individual ou coletivamente, proposta de resolução que vise delegar ao governador do Distrito Federal poderes para a elaboração de lei que regule as licitações e contratos na esfera da GDF.
	
	13.(_) As medidas provisórias perderão a eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicação, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas dela decorrentes.
	§ 3º do art. 62
	14.(_) O presidente da República pode adotar medidas provisórias, com força de lei, sobre definição de crime ou majoração de sanção penal.
	“b”, I, § 1º do art. 62
	- O deputado Roberto Jefferson, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, indicou haver indícios de superfaturamento em contratos celebrados, no âmbito da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), com empresas privadas e denunciou um esquema de pagamentos a parlamentares, feito pelo Partido dos Trabalhadores, com a finalidade de garantir apoio, na base aliada, para aprovação de proposições de interesse do governo. Pressionado pela crise política que se instalou a partir das denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no dia 29 de junho de 2005, a adoção de uma série de medidas destinadas a combater a corrupção. Entre elas, estão a proposta de criminalizar o enriquecimento ilícito e a criação de controladorias para investigar gastos e despesas nos ministérios. Ainda como consequência das denúncias apresentadas, foram instaladas uma comissão de sindicância, na Câmara dos Deputados, e uma comissão parlamentar mista de inquérito, no Congresso Nacional, e houve um atraso na aprovação da lei de diretrizes orçamentárias, que teve a sua votação adiada para a primeira semana de agosto.
	
	- Com referência ao texto acima, julgue:
	
	15.(_) Se a criação de controladorias para investigar os gastos dos ministérios fosse feita por medida provisória e o Congresso Nacional aprovasse o seu texto original sem alteração, essa medida provisória seria convertida em lei, dispensada a sanção presidencial, sendo atribuição do Congresso Nacional sua promulgação e publicação
	
	16.(_) Supondo que fosse protocolado, na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, no dia 30 de junho, um projeto de lei de autoria do presidente da República, tipificando o enriquecimento ilícito como crime, e houvesse, na mensagem que encaminhou o projeto de lei, um pedido de urgência constitucional para essa proposição, a partir de 15 de setembro seriam sobrestadas todas as demais deliberações legislativas da Câmara dos Deputados, caso, até essa data, não tivesse sido concluída a votação desse projeto de lei.
	
	17.(_) Segundo a doutrina, a aplicação do princípio da reserva legal absoluta é constatada quando a CF remete à lei formal apenas a fixação dos parâmetros de atuação para o órgão administrativo, permitindo que este promova a correspondente complementação por ato infra legal.
	
	18.(_) A respeito do direito constitucional, julgue: Uma lei ordinária federal é hierarquicamente superior a uma lei ordinária estadual.
	
	19.(_) Caso o Congresso Nacional iniciasse projeto de lei que autorizasse o Poder Executivo a criar um programa de saúde itinerante para atender localidades ribeirinhas, por meio de unidades móveis de saúde, estabelecendo atribuição ao Ministério da Saúde e determinando que o orçamento anual contemplasse as despesas necessárias à implantação do projeto, estar-se-ia diante de uma usurpação à competência do chefe do Poder Executivo
	
	20.(_) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, não só as normas constantes do catálogo de direitos fundamentais, mas também outras normas consagradoras de direitosfundamentais constantes do Texto Constitucional podem estar gravadas com a cláusula de imutabilidade. 
	
	21.(_) A promulgação de uma lei torna o ato perfeito e acabado, sendo o meio pelo qual a ordem jurídica é inovada. A publicação, por sua vez, é o modo pelo qual se dá conhecimento a todos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir.
	
	22.(_) Não há veto ou sanção presidencial na emenda à Constituição, em decretos legislativos e em resoluções, nas leis delegadas, na lei resultante da conversão, sem alterações, de medida provisória
	
	23.(_) São de iniciativa privativa do presidente da República as leis que disponham sobre criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta
	
	24.(_) Tratando-se de projeto de lei de iniciativa do Presidente da República sobre aumento de remuneração dos servidores públicos da administração direta da União, é dispensável o seu encaminhamento para sanção ou veto presidencial.
	
	25.(_) A reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo será permitida apenas uma vez, por igual período.
	
	26.(_) As assembléias legislativas estaduais podem propor emendas à Constituição Federal, desde que a proposta seja feita por mais da metade do total das assembléias legislativas e por maioria relativa dos membros de cada uma delas
	
	27.(_) No que se refere ao processo legislativo, julgue o item subsequente: Pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, o veto presidencial a projeto de lei poderá ser rejeitado. Em tal hipótese não haverá mais a participação do presidente da República no processo legislativo, já que a subsequente promulgação ficará a cargo do presidente do Senado Federal.
	
	28.(_) O STF reconhece a constitucionalidade de medida provisória editada por governador de estado, desde que seja admitida na constituição estadual e observe os princípios e limitações impostos na CF
	
	29.(_) Tratando-se de projeto de lei de iniciativa do Presidente da República sobre aumento de remuneração dos servidores públicos da administração direta da União, sua discussão e votação terão início no Senado Federal.
	
	30.(_) Equivocou-se o deputado ao dizer que a Constituição Federal de 1988 (CF) veda a pena de morte de forma absoluta, pois a CF admite a pena de morte em caso de guerra declarada, desde que atendidos os requisitos constitucionais
	
	31.(_) Considere que um projeto de lei de iniciativa parlamentar tenha por objeto autorizar o parcelamento de débitos tributários federais em 60 meses, especificando o seu alcance e requisitos. Nessa situação hipotética, a sanção presidencial elimina a inconstitucionalidade formal do referido projeto de lei, visto que a matéria é de competência privativa do presidente da República.
	
	32.(_) De acordo com o princípio da legalidade, apenas a lei decorrente da atuação exclusiva do Poder Legislativo pode originar comandos normativos prevendo comportamentos forçados, não havendo a possibilidade, para tanto, da participação normativa do Poder Executivo.
	
	33.(_) O presidente da República pode adotar medidas provisórias, com força de lei, sobre prazos processuais.
	
	34.(_) Projeto de lei versando sobre alíquota de tributo federal é de iniciativa privativa de membro do Senado Federal.
	
	35.(_) São de iniciativa privativa do presidente da República as leis que disponham sobre normas gerais para a organização do Ministério Público e do Poder Judiciário dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
	
	36.(_) O sistema legislativo vigente é o unicameral, opção adotada a partir da Constituição Federal de 1934, exatamente porque os projetos de lei, obrigatoriamente, têm de ser aprovados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em sessão conjunta, para que possam ser levados à sanção do presidente da República.
	
	37.(_) Segundo a doutrina e a jurisprudência, a medida provisória editada pelo presidente da República pode ser retirada da apreciação do Poder Legislativo, tal como se dá com o projeto de lei por ele encaminhado ao Congresso Nacional.
	
	38.(_) No processo legislativo referente às leis orçamentárias, é admissível a utilização de emendas pelos membros do Poder Legislativo, ainda que se trate de proposições constitucionalmente sujeitas à cláusula de reserva de iniciativa e independentemente de relação de pertinência com a proposição original.
	
	39.(_) O projeto de emenda constitucional é de duvidosa constitucionalidade, já que não se admite emenda constitucional que tenha por fim abolir direitos e garantias individuais
	
	40.(_) A CF pode ser emendada por proposta de assembleia legislativa de uma ou mais unidades da Federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros.
	
	41.(_) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de emenda à Constituição subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.
	
	42.(_) É constitucional medida provisória que discipline o trâmite da ação rescisória no âmbito da justiça do trabalho, desde que se atente para os limites materiais da CF, tais como a ampla defesa e o contraditório.
	
	43.(_) O Presidente da República tem iniciativa reservada para a proposta de emenda à Constituição sobre matéria relacionada a direitos e deveres de servidores públicos. 
	
	44.(_) As matérias de competência privativa do Senado Federal não dependem de sanção presidencial e se materializam por meio de decreto legislativo.
	
	45.(_) O deputado federal X propôs projeto de lei ordinária cujo objeto prevê a possibilidade de parcelamento de débitos tributários com a fazenda federal. Esse projeto foi aprovado e, depois de vetado pelo presidente da República por ilegalidade, foi devidamente promulgado. O projeto de lei em questão é formalmente inconstitucional, por vício de iniciativa cuja competência privativa é do presidente da República.
	
	46.(_) Considere que a Câmara Legislativa do DF tenha apresentado projeto de lei para criação de cargo público em autarquia local e que, após discutir e deliberar pela aprovação da lei, o governador do DF a tenha sancionado, aquiescendo com seus termos. Nessa situação, entretanto, essa lei permanece eivada de inconstitucionalidade pelo vício de iniciativa
	
	47.(_) Um deputado, mediante requerimento individual, não pode propor ao Plenário que um projeto de lei tramite com prioridade, mas pode requerer preferência para a votação de um determinado projeto de resolução.
	
	48.(_) O presidente da República pode editar medida provisória dispondo acerca da fidelidade partidária.
	
	49.(_) Projeto de lei versando sobre alíquota de tributo federal é de iniciativa privativa da mesa do Congresso Nacional.
	
	50.(_) Uma proposta de emenda constitucional que tenha sido rejeitada ou prejudicada somente pode ser reapresentada na mesma sessão legislativa mediante a propositura da maioria absoluta dos membros de cada casa do Congresso Nacional.
	
	51.(_) Um deputado federal, diante da pressão dos seus eleitores, pretende modificar a sistemática do recesso e da convocação extraordinária no âmbito do Congresso Nacional. Assim, no caso narrado, para que modificação pretendida seja votada pelo Congresso Nacional, a proposta de emenda constitucional deverá ser apresentada por, no mínimo, um terço dos membros da Câmara dos Deputados
	
	52.(_) O presidente da República tem iniciativa privativa para apresentação de projeto de lei que vise à concessão de isenção tributária de taxa judicial.
	
	53.(_) O fenômeno de reforma da Constituição por meio da alteração formal do seu texto é denominado mutação constitucional.
	
	54.(_) Governadores e prefeitos podem editar medidas provisórias, desde que exista previsão na constituição estadual ou na lei orgânica municipal, sendo obrigatória a observânciado modelo básico adotado pela CF

Continue navegando