Buscar

apanhadao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova didática Questão 2: Diante da trajetória histórica da educação profissional, o Ministério da Educação deliberou em 2006,... Embasando-se no livro-texto da disciplina, descreva sucintamente (em torno de dez linhas) as características do técnico em alimentação escolar e do técnico em multimeios didáticos. (Pág. 41/44 à 46)
Questão 01: Analisando a historia da Educação Básica brasileira, observa-se que posteriormente à Constituição Federal de 1988, o Brasil vem apresentando contornos complexos, principalmente nos últimos anos. Algumas questões de extrema importância são levantadas pelos estudiosos, dentre elas a situação socioeconômica e a pobreza gerada pela desigualdade social extrema. Apoiando-se nas ideias de Cury (2002) destacadas no livro-texto da disciplina, escreva um texto com aproximadamente dez linhas para explicar esses dois fenô 
Prova tópicos 
Questão 02 “Ao reconhecer que o ambiente hospitalar é um lugar que traz sofrimento, a brinquedoteca possibilita a que a criança viva com mais naturalidade esse momento de tensão (RIZZO,2014,pag.54). Desta forma, a brinquedoteca torna-se um instrumento de trabalho de fundamental importância Pedagogia Hospitalar ou trata-se de uma proposta superficial de trabalho cognitivo? (Pág. 53/54)menos brasileiros. (Pág. 10 à 13
Resposta 1 Entre as explicações para a feminização do magistério, existem as concepções conservadoras pautadas pela ideia de “vocação”. As mulheres, portanto, seriam levadas à profissão docente por conta da sua “natureza”, propensa à manutenção das relações humanas e as práticas do cuidado. O gênero feminino era idealizado como um ser bondoso, zeloso, meigo e bonito, transformando a sala de aula à extensão do lar e atribuindo virtudes divinas às mulheres como doce, meiga, paciente etc., fez com que se levantasse a bandeira de que a mulher seria a pessoa ideal para ocupar cargo docente.
Embora o interesse manifesto por “grupos de trabalhadores organizados em torno de ideais políticos, como o socialismo ou o anarquismo” (LOURO, 2001, p. 446) e a efetivação desses ideais na criação de escolas, ainda era possível perceber a necessidade de justificar e aliar a educação ao “destino de mãe” (idem, p. 447).
A mulher deveria ser educada e não instruída por que, segundo os estudos de Louro (2001), na opinião de muitos, não havia porque mobiliar a cabeça da mulher com informações ou conhecimentos, já que seu destino primordial – como esposa e mãe – exigiria, acima de tudo, uma moral sólida e bons princípios. Ela precisaria ser, em primeiro lugar, a mãe virtuosa, o pilar de sustentação do lar, a educadora das gerações do futuro.
Docência e construção do gênero e da sexualidade infantil 
Historicamente a educação das crianças pequenas vem sendo, em grande parte das culturas, uma atribuição do universo feminino, portanto, ocupação exercida por quem é considerado inferior, frágil, o que proporciona certa polêmica do trabalho docente masculino na educação infantil e nas séries iniciais.

Outros materiais