Buscar

Resumo geral Ciclos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclos
Ascaris Lumbricoides
MONOXÊNICO
Ovos chegam ao ambiente juntamente com as fezes;
Os ovos férteis, tornam-se embrionados;
A primeira larva (L1) é formada dentro do ovo; a larva sofre mudanças dentro
do ovo transformando-se em L2 e depois em L3 (forma infectante).
Após a ingestão dos ovos, os que contém a forma L3, atravessam todo trato digestivo e os ovos
eclodem no intestino delgado.
As larvas liberadas atravessam a parede intestinal e caem nos vasos linfáticos e nas veias e chegam ao fígado depois no coração e por último nos pulmões;
As larvas se transformam em L4, rompem os capilares e caem nos alvéolos, onde mudam para L5 (ciclo de Loss);
Sobem pela árvore brônquica e traquéia, chegando até a faringe (podem ser expelidas ou
deglutidas, se deglutidas vão para o intestino delgado novamente; alcançam a maturidade sexual, fazem a cópula, ovipostura e já são encontrados ovos nas fezes do hospedeiro.
Schistosoma Mansoni
Inicialmente o ovo contido nas fezes de uma pessoa contaminada, é depositado em ambientes aquáticos, e se transforma em uma larva aquática ciliada denominada miracídio. Essa se instala temporariamente em um tipo específico de caramujo (gênero Biomphalaria), modificando-se em uma larva chamada de cercaria. 
As cercarias penetram ativamente através da epiderme, quando as pessoas usufruem de cursos d’água contaminados. Após a penetração, as larvas atingem a corrente sanguínea (vasos) e vai se chamar esquistossômulo, que vai depois para o sistema porta hepatico para ir para os órgãos “intestino e fígado” ( verme adulto), onde se reproduzem sexuadamente.
Entamoeba histolytica
Monoxênico
Obs: Intestino grosso. Cistos se transforma em trofozoítos (podem se multiplicar na parede intestinal) q dps se transformam em cistos de nv. 
 Leishmania – fêmea
Homem: As formas promastigotas metacíclicas são inoculadas na pele junto com a saliva de flebotomíneos no momento do repasto sanguíneo. São fagocitadas por células do SFM, principalmente macrófagos, que migraram para o local da infecção. Quando fagocitadas, estas promastigotas se diferenciam em amastigotas. Os parasitos que não são eliminados pela célula hospedeira, se multiplicam por divisão binária. Quando o macrófago está repleto de parasitos, ele se rompe e libera as formas amastigotas que irão infectar outros macrófagos.
Mosquito: As formas amastigotas ingeridas pelo mosquito são liberadas no intestino dele e se diferenciam em promastigotas procíclicas, estas se multiplicam e se diferenciam em promastigotas metacíclicas que vão para a válvula faringeana do mosquito palha. 
Malária
Heteroxênico
1) A infecção humana inicia-se com a injeção, durante o repasto sanguíneo, de esporozoítos alojados nas glândulas salivares de mosquitos fêmeas do género Anopheles;
2) Os esporozoítos invadem hepatócitos, e dão origem aos trofozoítos (cél uninucleada);
3) Com a divisão nuclear subsequente, forma-se uma célula multinucleada conhecida como esquizonte ;
4) O hepatócito (céls do fígado) parasitado rompe-se, liberando dezenas de milhares de merozoítos;
5) Os merozoítos invadirão as hemácias (eritrócitos).
6) O desenvolvimento intra-eritrocítico se dá por esquizogonia. Após o término da esquizogonia e o rompimento das hemácias, o ciclo sanguíneo se repete sucessivas vezes.
Anopheles:
1)O inseto ao picar o vertebrado parasitado, ingere as formas sanguíneas, mas somente os gametócitos são capazes de evoluir no inseto dando início ao ciclo sexuado.
2) No intestino do inseto o microgameta fecunda o macrogameta dando origem ao ovo ou zigoto.
3)O zigoto da origem ao oocineto, que atinge a parede do intestino do inseto e se encista formando o oocisto. Depois ocorre a ruptura do oocisto liberando os esporozoítos.
Giardia Lamblia
Tenia Solium e Saginata
Ao se alimentar de carnes cruas ou mal passadas, o homem pode ingerir cisticercos (larvas de tênia).
No intestino, a larva se liberta, fixa o escólex, cresce e origina a tênia adulta.
Proglotes maduras, contendo testículos e ovários, reproduzem-se entre si e originam proglotes grávidas, cheias de ovos. Proglotes grávidas despremdem-se unidas em grupos de 2 a 6 e são liberadas durante ou após as evacuações.
No solo, rompem-se e liberam ovos. Cada ovo é espalha-se pelo meio e podem ser ingeridos pelo hospedeiro intermediário. Solium- porco Saginata- boi
No intestino do animal, os ovos penetram no revestimento intestinal e caem no sangue.
Cada ovo se transforma em uma larva, uma tênia em miniatura, chamada cisticerco.
Por autoinfestação, ovos passam para a corrente sanguínea e desenvolvem-se em cisticercos (larvas) em tecidos humanos, causando uma doença - a cisticercose que pode ser fatal.
Obs: cisticercose humana não tem nada a ver com ingestão de carne mal passada. Ela só ocorre se houver ingestão acidental de ovos de T.solium liberados nas fezes humanas. A teníase é adquirida através da ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. 
Toxoplasma Gondii
O ciclo de vida do Toxoplasma gondii se passa em duas fases distintas: a fase assexuada (nos tecidos de vários hospedeiros, inclusive do gato), e a fase sexuada (no epitélio intestinal de gatos jovens e outros felídeos não imunes).
 Na fase assexuada, um hospedeiro suscetível (homem) ingere oocistos ou entra em contato com taquizoítos eliminados na urina, leite..., ou, ainda bradizoítos encontrados na carne crua, poderá adquirir o parasito e desenvolver a fase assexuada. As formas que chegarem ao estômago serão destruídas, mas as que penetrarem na mucosa oral ou forem inaladas poderão evoluir, cada esporozoíto ou taquizoíto entrará numa célula e se reproduzirá intensamente; romperá a célula, liberando novos taquizoítos, que invadirão novas células. 
Já o ciclo sexuado ocorre somente no epitélio intestinal de gatos ou outro felídeo jovem. Um gato jovem e não imune, se infectando oralmente por oocistos, cistos ou taquizoítos, desenvolverá o ciclo sexuado em seu epitélio intestinal. Os esporozoítos ou taquizoítos, ao penetrarem no epitélio intestinal do gato, por um processo de esquizogonia, darão origem a vários merozoítos que, por sua vez, se transformarão em gametas (gametogonia). O macrogameta permanecerá dentro de uma célula epitelial, enquanto que o microgameta sairá de sua célula e irá fecundar o macrogameta, formando o ovo ou zigoto. Esse evoluirá dentro do epitélio, dando origem ao oocisto; depois, a célula epitelial, se rompe, liberando o oocisto imaturo. Essa forma, através das fezes, alcançará o meio externo, e ficará maduro. 
Trichomonas vaginalis- Relação sexual
Trypanosoma cruzi
No homem: O triatomíneo pica o homem e durante o
repasto sanguíneo, defeca e urina na pele;
Prurido local e entrada das formas tripomastigotas (infectante);
Fagocitose pelos macrófagos teciduais; Transformação das formas tripomastigotas
em amastigotas intracelulares
Divisão das formas amastigotas, diferenciação em tripomastigotas, rompimento do macrófago e liberação de novas formas no interstício;
As formas tripomastigotas caem na corrente sanguínea, atingindo outras células. 
No barbeiro: Os triatomíneos se infectam a ingerir formas tripomastigotas sanguíneas do hospedeiro vertebrado;
Estômago do vetor: tripomastigotas se diferenciam em epimastigotas;
Intestino do vetor: divisão de epimastigotas por divisão binária;
Reto do vetor: epimastigotas se diferenciam em tripomastigotas, infectante para o homem e então liberado nas fezes e urina do vetor.
Wuchereria Bancrofti
Fêmea do inseto realiza hemtofagismo noturno e ingere microfilárias. Estômago do vetor:microfilárias perdem a bainha, atravessam a parede do estomago e migram para os músculos torácicos L1, após 15 dias a larva está na forma infectante L3 e ela migra para a probóscida concentrando- se nos lábios do mosquito. Repasto sanguíneo do inseto infectado: As larvas L3 migram do lábio do vetor para a pele do Hosp. Definitivo; migram para os vasos linfáticos e se tornam vermes adultos; as fêmeas grávidasproduzem as microfilárias.

Outros materiais