Buscar

trabalho bioquimica34

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOQUÍMICA
 
1-Onde ocorre e como é metabolizado o glicerol?
Resposta;
 O metabolismo do glicerol ocorre no fígado, o glicerol por ação da glicerol quinase, é convertida em glicerol 3-fosfato e transformado em didroxiacetona fosfato para ser usado tanto na glicolise quanto na gliconeogênese,pág195 Bioquímica Básica,2° edição(Anita Marzzoco,Bayardo Baptista Torres)
2-Qual o papel da albumina no metabolismo de lipídios?
Resposta;
A albumina é um solubilizador muito efetivo, ela liga nos triglicerídeos e os transporte até os tecidos dissociando-se na membrana plasmática, pág 255Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição
3-O catabolismo de lipídios ocorre em anaerobiose? Justifique. 
	Resposta;
Não, os lipídeos não são degradados para terminação energéticas em anaerobiose. O catabolismo de lipídeos é apenas aeróbico. Pág 224,225 capitulo 22 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição.
4-Em qual local são degradados os ácidos graxos?
Resposta;
 Os ácidos graxos são degradados na matriz mitocondrial das células, pág 224 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição.
5- Qual o papel da carnitina no metabolismo de ácidos graxos?
Resposta;
 A carnitina transfere os grupos acil's para a membrana interna mitocondrial.Na presença da carnitina, a enzima carnitina-palmitoil-transferase 1 transfere grupos Acil de cadeia longa do CoA para a carnitina formando acilcarnitina e liberando o CoA para passar na membrana interna da mitocôndria. Dentro da mitocôndria (membrana interna) ela é liberada do grupo Acil através da carnitina-palmitoil-transferase 2, tornando-se novamente carnitina, pág 224 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição
6-Como se chama a via de degradação dos ácidos graxos e onde ela ocorre?
Resposta;
 A via de degradação dos ácidos graxos chama-se β-oxidação, acontece na matriz mitocondrial das células, pág 224 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição
7-Quais os produtos são gerados depois de um ciclo de β-oxidação?
Resposta;
 Um NADH, um FADH2 e 1 acetil-CoA, pág 225 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição
 8-Qual o destino do produto de uma β-oxidação?
	Resposta;
Varias enzimas, conhecidas como oxidase de acido graxo, são encontradas na matriz mitocondrial ou na membrana interna, adjacentes á cadeia respiratória. Elas catalisam a oxidação de acil-CoA á acetil-CoA Por meio da via da β-oxidação. O sistema prossegue de forma cíclica, o que resulta na degradação de ácidos graxos longos a acetil-Coa. Nesse processo, só grandes quantidades de equivalentes redutores FADH2 e NADH são geradas e utilizadas para formar ATP pela fosforilação oxidativa. Após sete ciclos o ácido graxo C16, palmitato, seria convertido a oito moléculas de acetil-CoA. Como a acetil-CoA pode ser oxidada a CO2 e aguá por meio do ciclo do ácido cítrico (que também é encontrado no interior das mitocôndrias), obtém-se, então a oxidação completa dos ácidos graxos. pág 225-226 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição.
9- A degradação completa de um ácido graxo com 18 carbonos passa por quantos ciclos de oxidação?E quantos ATP's são gerados?
Resposta;
 A degradação completa de um ácido graxo com 18 carbonos passa por 8 ciclos de oxidação. São geradas 120 moléculas de ATP,( 122 no total) 2 são utilizados na etapa de ativação, pág 225-226 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição.
10-Defina cetogênese. Quais são os corpos cetônicos? Onde e como são produzidos os corpos cetônicos?
Resposta;
 Cetogênese é a produção de corpos cetônicos. Os corpos cetônicos são: acetacetato, hidroxibutirato e acetona. Os corpos cetônicos são produzidos na mitocôndria do fígado a partir de acetil-CoA em condições metabólicas associadas a uma elevada taxa de oxidação de ácidos graxos, pág 226 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição.
11-Escreva sobre o metabolismo hepático (fígado) durante o jejum prolongado, (o que ocorre no fígado).
Resposta;
Durante o jejum, o fígado não usa glicose como fonte de energia, porque esta é pouca. Contrário, do fígado que degrada glicogênio (glicogenólise) e sintetiza glicose (gliconeogênese) para restituir o déficit de glicose (O principal substrato para a gliconeogênese será o glicerol proveniente da lipólise dos triglicerídeos do tecido adiposo). Assim, a principal fonte de energia para o fígado durante o jejum são os ácidos graxos. A -oxidação dos ácidos graxos geram grandes quantidades de acetil-CoA e o restante é utilizado na síntese de corpos cetônicos (cetogênese), que servirão como combustível alternativo para os tecidos periféricos, inclusive o cérebro. pág 226-227-228 Bioquímica Ilustrada de Harper 30° edição.
12-Com relação ao filme ''Óleo de Lorenzo'', descreva a principal característica fisiopatológica da doença de Lorenzo. Qual via metabólica está alterada? Qual a consequência desta alteração? Quais tecidos são acometidos? Em que parte do filme os pais descobriram a real causa da doença?
Resposta;
 A enzima inibidora da síntese de ácidos graxos C-24 e C-26 é defeituosa em Lorenzo, causando acúmulo dessas gorduras no cérebro. Essa patologia ocorre na via de degradação dos ácidos graxos, essa alteração (defeito) na enzima causa perda de massa branca do cérebro e corrói a mielina (protetora dos axónios) prejudicando a condução dos impulsos nervosos e consequentemente comprometendo funções do corpo. Os tecidos acometidos em uma pessoa com ALD (adrenoleucodistrofia) são: massa branca do cérebro, córtex suprarrenal e medula espinal. A partir do tempo de 01h31 e 38’ a seguir do filme,o pai de Lorenzo que está adormecido em uma biblioteca,tem um sonho revelador e chega a conclusão de que apenas uma enzima controla as duas cadeias(saturadas e insaturadas),portanto se a enzima estiver ocupada produzindo gorduras insaturadas deixará de alongar a cadeia de gorduras saturadas. Referência de como analisamos o filme óleo de Lorenzo.
Referências
MARZACO Anita; TORRES Batista Bayardo. Bioquímica Básica, 2° Ed. Editora Guanabara Koogan s.a RJ-20040-040.
HARPER / VICTOR W. Rodwell... [et al.]; Bioquímica Ilustrada de Harper [tradução: Luiz Fernando Marques Dorvillé, Maria Elisabete Costa Moreira, Simone Kobe de Oliveira; revisão técnica; Guilhian Leipnitz]. – 30.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2017.

Continue navegando