Buscar

RESUMO av1 PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É PSICOMOTRICIDADE? 
CIÊNCIA QUE BUSCA ENTENDER OS ASPECTOS EMOCIONAIS, COGNITIVOS E MOTORES NAS DIVERSAS ETAPAS DA VIDA DO SER HUMANO. ENTENDE O MOVIMENTO DO CORPO EM RELAÇÃO AO SEU MUNDO INTERNO E EXTERNO. É UTILIZADA PARA DETECTAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PELA ANÁLISE DO DESEMPENHO DA CRIANÇA. MOVIMENTO ORGANIZADO E INTEGRADO DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS (Individualidade, Linguagem, Socialização)
ÁREAS DE ATUAÇÃO: PSICOLOGIA, BIOLOGIA, LINGÜÍSTICA, SOCIOLOGIA, PSICANÁLISE, CINESIOLOGIA
PSICOMOTRICIDADE PODER SER: EDUCATIVA; FUNCIONAL; REEDUCATIVA; TERAPÊUTICA; RELACIONAL ; AQUÁTICA 
PERCEPÇÃO: É O JULGAMENTO DADO PELA PESSOA COM BASE NAS SENSAÇOES (AS PERCEPÇÕES SURGEM A PARTIR DAS NOSSAS DIFERENTES SENSAÇÕES)
SENSAÇÃO: É BASICAMENTE UMA RESPOSTA DE UM RECEPTOR SENSORIAL A ESTÍMULOS EXTERNOS
PERCEPÇÃO X SENSAÇÃO ESTÁ LIGADA A ADAPTAÇÃO AO ESTIMULO; PERCEBER PARA AGIR; PERCEPÇÃO CONSCIENTE OU INCONSCIENTE.	
SENSAÇÕES P/ SER DIVIDIDAS EM TRÊS GRUPOS FUNDAMENTAIS: 
INTROCEPTIVAS – FUNÇÃO FISIOLOGICA DO HIPOTALAMO QUE NOS DÃO OS SINAIS DO MEIO INTERNO DO ORGANISMO, LIGADA COM OS ESTADOS EMOCIONAIS, SÃO ELAS QUE EXPRESSAM: FOME, BEM-ESTAR, MAL-ESTAR, ESTADOS DE TENSÃO, SATISFAÇÃO...).
PROPRIOCEPTIVAS – QUE NOS DÃO INFORMAÇÕES SOBRE A POSIÇÃO DO CORPO, NO ESPAÇO, E SOBRE AS POSTURAS, GARANTINDO A REGULAÇÃO DOS MOVIMENTOS (ESTÃO LIGADAS AOS RECEPTORES PERIFÉRICOS, ISTO É SENSIBILIDADE MUSCULAR, ARTICULAR E VESTIBULAR, AS SENSAÇÕES ORIUNDAS DOS RECEPTORES VESTIBULARES ESTÃO LIGADAS À VISÃO.
EXTEROCEPTIVAS – QUE NOS DÃO OS SINAIS VINDOS DO MUNDO EXTERIOR, CRIANDO A BASE DO NOSSO COMPORTAMENTO CONSCIENTE (OLFATO, VISÃO, AUDIÇÃO, TATO E PALADAR)
TRANSDUÇÃO DE SINAL REFERE-SE A QUALQUER PROCESSO ATRAVÉS DO QUAL UMA CÉLULA CONVERTE UM TIPO DE SINAL OU ESTÍMULO EM OUTRO
RECEPTORES SENSORIAIS: VINCULAM OS ESTÍMULOS SENSORIAIS AO SISTEMA NERVOSO
VIAS E CIRCUITOS SENSORIAIS: TRANSMITEM E INICIAM O PROCESSAMENTO DESSA INFORMAÇÃO
CENTROS SUPERIORES DE INTEGRAÇÃO: SÃO REPONSAVEIS PELA CONSTRUÇÃO PERCEPTIVA
CLASSIFICAÇÃO DO SIST. SENSORIAL:
VISAO
AUDIÇÃO
OLFAÇÃO
GUSTAÇÃO
SOMESTESIA - TATO (Capacidade que temos de receber informações sobre diferentes partes do corpo)
SENSIBILIDADE TATIL E PRESSÓRICA
SENSIBILIDADE TÉRMICA 
SENSIBILIDADE DOLOROSA
PROPRIOCEPÇÃO (SENSIBILIDADE MUSCULAR, ARTICULAR E VESTIBULAR- EQUILIBRIO)
INTEROCEPÇÃO
SENSIBILIDADE SUPERFICIAL OU CUTANEA – TATO (PRESSAO E VIBRAÇÃO SUPERFICIAL; DOR; TEMPERATURA)
SENSIBILIDADE MUSCULOESQUELETICA - PROPRIOCEPÇÃO; DOR
RECEPTORES:
MECANORRECEPTORES: 
TATO (CORPUSCULOS DE MEISSNER- SUPERFICIAL)
PRESSAO (CORPÚSCULO DE PACINI- PROFUNDOS)
DISTENÇÃO 
VIBRAÇÃO (CORPUSCULOS DE MEISSNER)
QUIMIORRECEPTORES: RESPONSAVEIS PARA DETECTAR SUBSTANCIAS LIBERADAS PELA CELULAS
TERMORRECEPTORES (ESTÍMULOS DE NATUREZA TÉRMICA)
NOCICEPTORES (DOR)
ADAPTAÇÃO SENSORIAL- FÁSICOS (ADAPTAÇÃO RAPIDA- TATO, OLFATO); E TÔNICOS - DOR (ADAPTAÇÃO LENTA)
COMO RECEPTORES MANDAM A INFORMAÇÃO: VIA ESPECIFICA (CAMPO RECEPTIVO) MANDANDO A UMA UNIDADE SENSORIAL (FIBRA AFERENTE E O RECEPTOR QUE ELE INERVA) A INFORMAÇÃO PARA A MEDULA; 
TEREMOS O TATO FINO :POSSUI GRANDES CAMPOS RECEPTIVOS, PROPORCIONANDO MENOR LOCALIZAÇÃO E DISCRIMINAÇAO DOS ESTIMULOS, SÃO SENSIVEIS AO TATO , A VIBRAÇÃO E A DISTENSÃO DA PELE, TRANSMITEM INFORMAÇOES POR AFERENTES.
TATO GROSSEIRO: É MEDIADO POR TERMINAÇOES LIVRES EM TODA A PELE, ESTAS TERMINAÇOES NERVOSAS LIVRES SUPREM INFORMAÇOES PERCEBIDAS COMO O TATO OU PRESSAO GROSSEIRAMENTE LOCALIZADOS.
DERMATOMOS: SÃO DETERMINADAS ÁREAS DO CORPO INERVADAS POR UM NERVO QUE SAI DA COLUNA VERTEBRAL (33 VÉRTEBRAS) EXISTEM 31 PARES DE NERVOS QUE SE DISTRIBUEM PELO CORPO, DE FORMA ORGANIZADA. CADA NERVO QUE SAI DA COLUNA É RESPONSÁVEL POR CONFERIR SENSIBILIDADE E FORÇA NUMA DETERMINADA ÁREA DO CORPO, E POR ISSO SEMPRE QUE HÁ UMA COMPRESSÃO OU CORTE DE UM NERVO, UMA DETERMINADA ÁREA DO CORPO FICA COMPROMETIDA. DESSA FORMA É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUAL PARTE DA MEDULA ESPINHAL FOI AFETADA POR UMA COMPRESSÃO.
INIBIÇÃO LATERAL: OCORRE QUANDO DUAS CÉLULAS EM CONTATO REAGEM MOLECULARMENTE, UMA CÉLULA INIBINDO A OUTRA. NÃO CONSEGUIMOS DÁ CONTA A TODAS AS INFORMAÇOES, PRECISO FOCAR NUMA SO)
DETECÇÃO: LIMIAR ABSOLUTO (aponta para o limite de nossa percepção a um determinado estímulo sensorial, isto é ou eu sinto ou eu não sinto ); PROCESSOS BIOFISICOS- FLUTUAÇÃO DO POTENCIAL DE MEMBRANA ; PROCESSOS COGNITIVOS E MOTIVACIONAIS 
 
MENSURAÇÃO: LIMIAR DIFERENCIAL (COMO MEDIR UM ESTÍMULO); RELAÇÃO NÃO LINEAR
RESOLUÇÃO: CAPACIDADE DE DISTINGUIR DOIS ESTIMULOS ATRAVES DO PODER DE RESOLUÇÃO, OS CAMPOS RECEPTIVOS DAS MAOS SÃO MENORES QUE EM OUTROS REGIOES DO CORPO.
CENTROS SUPERIORES DE INTEGRAÇÃO: DEPOIS DE TER A INFORMAÇÃO ELA VAI PARA OS CSI PARA CONSTRUIR A PERCEPÇÃO, CONSTRUINDO UMA REALIDADE, VÃO EXISTIR FATORES QUE PODEM INTERFERIR COMO: FISICOS, FISIOLOGICOS, PSIQUICOS E CULTURAIS. ESSA INFORMAÇÃO É PROCESSADA NO CORTEX SOMATOSENSORIAL. 
O HOMÚNCULO MOTOR OU O CÓRTEX MOTOR PRIMÁRIO ESTÁ LOCALIZADO AO LADO DO HOMÚNCULO SENSORIAL. ESTÁ LOCALIZADO EXATAMENTE NO SULCO CENTRAL DO CÓRTEX FRONTAL. ESTA ÁREA É A MAIS IMPORTANTE PARA O FUNCIONAMENTO MOTOR DO NOSSO CORPO.
O HOMÚNCULO SENSORIAL REPRESENTA O CÓRTEX SOMESTÉSICO PRIMÁRIO OU A SENSIBILIDADE TÁTIL, DE PRESSÃO OU A DOR DO NOSSO CORPO. ESTÁ LOCALIZADO NO LOBO PARIETAL, JUSTAMENTE NA SUA JUNÇÃO COM O LÓBULO FRONTAL.
O sulco central é um acidente macroscópico evidente no cérebro, separando o córtex motor primário do córtex somestésico primário.
GIRO PRÉ-CENTRAL (MOTOR , MOTRICIDADE)
GIRO PÓS-CENTRAL ( SENSIBILIDADE- SENSITIVO )
AS EMOÇÕES SÃO MEDIADAS NO SISTEMA LÍMBICO AS EMOÇÕES DÃO SIGNIFICADOS ÀS NOSSAS PERCEPÇÕES E INFLUENCIAM DIRETAMENTE NOSSAS AÇÕES.
GNOSIAS: CAPACIDADE DE DISCRIMINAR UM ESTÍMULO SENSORIAL DENTRE OUTROS DA MESMA CATEGORIA, ISTO É, A CAPACIDADE QUE AS ÁREAS ASSOCIATIVAS DO CÉREBRO TÊM DE RECONHECER E DISCRIMINAR UM ESTÍMULO SENSORIAL
AGNOSIAS: PERDA OU DETERIORAÇÃO DA CAPACIDADE PARA RECONHECER OU IDENTIFICAR ESTIMULOS (OBJETOS) APESAR DE MANTEREM A FUNÇÃO SENSORIAL INTACTA (VISÃO, AUDIÇÃO E TATO). TIPOS DE AGNOSIAS: 
VISUAIS: INABILIDADE DE RECONHECER OBJETOS.
AUDITIVAS: O INDIVÍDUO APRESENTA DIFICULDADE DE PERCEBER OS DIFERENTES SONS DO AMBIENTE 
TÁTIL- CINESTÉSICAS (ESTEROGNOSIA): INCAPACIDADE DE RECONHECER OBJETOS USADA MAIS NA FISIOTERAPIA
PRAXIA: É UM CONJUNTO DE MOVIMENTOS COORDENADOS PARA UM FIM DETERMINADO QUE DEPENDE DA APRENDIZAGEM.
OLFATIVA:
ANOSMIA: DIMINUIÇÃO OU PERDA ABSOLUTA DO OLFATO, QUE PODE OCORRER POR LESÃO DO NERVO OLFATIVO, OBSTRUÇÃO DAS CAVIDADES NASAIS, REFLEXO DE OUTRAS DOENÇAS OU AINDA SEM QUALQUER LESÃO APARENTE
PAROSMIA: É UMA SENSAÇÃO DISTORCIDA DO OLFATO, GERALMENTE RESULTANDO EM SENSAÇÃO DE CHEIROS QUE NÃO EXISTEM OU CHEIROS DESAGRADÁVEIS
CACOSMIA: SENSAÇÃO CONSTANTE OU FREQÜENTE DE ODOR DESAGRADÁVEL, DEVIDO A CAUSAS FISIOLÓGICAS OU POR ALUCINAÇÃO SENSORIAL
EX: NORMALMENTE PACIENTES C/ LESAO NO CEREBRO NO LADO ESQUERDO (CARATERISTICAS PERCEPTUAIS) QUE VAO TER ALTERAÇOES DO LADO DIREITO
MEMÓRIA: É O ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES E FATOS OBTIDOS ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS OUVIDAS OU VIVIDAS. – RECORDAÇÃO LEMBRANCAS; RECONHECIMENTO.
MEMÓRIA EMOCIONAL: ACONTECIMENTOS PASSADOS E CARREGADOS DE EMOÇÃO PODEM INFLUENCIAR A FORMA COMO PERCEBEMOS SITUAÇÕES ATUAIS (SENTIMENTOS)
MEMÓRIA DECLARATIVA: É AQUELA QUE PODE SER DECLARADA (FATOS, NOMES, ACONTECIMENTOS, ETC.) E É MAIS FACILMENTE ADQUIRIDA, MAS TAMBÉM MAIS RAPIDAMENTE ESQUECIDA.
 APRESENTA 3 ESTAGIOS:
MEMORIA IMEDIATA: TAMBÉM CHAMADA DE REGISTRO SENSORIAL, DURA APENAS 1 A 2 SEG. A INFORMAÇÃO É PROCESSADA PELAS ÁREAS SENSORIAIS PRIMÁRIAS E ASSOCIATIVAS SENSORIAIS DO CÓRTEX, MAS NÃO PELO SISTEMA LÍMBICO
MEMORIA A CURTO PRAZO: O BREVE ARMAZENAMENTO DOS ESTÍMULOS QUE FORAM RECONHECIDOS. OCORRE PERDA DA INFORMAÇÃO DENTRO DE 1 MINUTO, A NÃO SER QUE O MATERIAL SEJA CONTINUAMENTE ENSAIADO, REPETIDO.
MEMORIA A LONGO PRAZO: É O ARMAZENAMENTORELATIVAMENTE PERMANENTE DA INFORMAÇÃO QUE FOI PROCESSADA NA MEMÓRIA DE CURTO PRAZO
OBS: A CONVERSÃO DO ARMAZENAMENTO DE CURTO PRAZO EM ARMAZENAMENTO DE LONGO PRAZO É DENOMINADA DE CONSOLIDAÇÃO
MEMÓRIA DE PROCEDIMENTOS: É A MEMÓRIA DE MOVIMENTOS, HÁBITOS QUE DEPENDEM DE HABILIDADES. É TAMBÉM CONHECIDA COMO MEMÓRIA DE HABILIDADES, MEMÓRIA DE HÁBITOS, MEMÓRIA NÃO CONSCIENTE OU MEMÓRIA IMPLÍCITA.
TEM 3 ESTAGIOS:
COGNITIVO: É NECESSÁRIO COMPREENDER O QUE SE VAI FAZER, É A FASE DO APRENDIZADO QUE PODE ATÉ VIR ACOMPANHADO POR INSTRUÇÕES VERBAIS DO PRÓPRIO APRENDIZ QUE FALA ENQUANTO REALIZA A TAREFA
ASSOCIATIVO: NESTE ESTÁGIO EXISTE UM APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES, OS MOVIMENTOS SE TORNAM MAIS EFICIENTES E MENOS DEPENDENTES DA COGNIÇÃO.
AUTÔNOMO: NESTE ESTÁGIO OS MOVIMENTOS PASSAM A SER AUTOMÁTICOS E NÃO É MAIS NECESSÁRIA A ATENÇÃO PARA SUA REALIZAÇÃO, PODEMOS NESTA FASE DIRIGIR NOSSA ATENÇÃO PARA UMA CONVERSA OU PARA OUTRAS ATIVIDADES ENQUANTO OS 
MOVIMENTOS SÃO REALIZADOS.
PRAXIA:. ESTÁ INTEGRADA NA 3ª UNIDADE FUNCIONAL DE LURIA
COMPREENDE TAREFAS MOTORAS SEQUENCIAIS GLOBAIS, ESTÁ MAIS RELACIONADA COM A ÁREA 6 BR. 
A ÁREA 6 BR TEM A FUNÇÃO DE PROGRAMAR A AÇÃO MOTORA, ELA ANTECIPA E PREPARA O MOVIMENTO PROPRIAMENTE DITO.
A PRAXIA DEPENDE DA INTEGRAÇÃO E INTERAÇÃO DA 1ª E DA 2ª UNIDADE FUNCIONAL DO MODELO LURIANO
TONUS E EQUILIBRIO;
COORDENAÇÃO E LATERALIZAÇÃO
NOÇÃO DO CORPO
ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO EXTRA E INTRACORPOREO
CAPACIDADE DE DECISAO, REGULAÇÃO E VERIFICAÇÃO PARA MATERIALIZAR A INTENÇÃO E ATINGIR O FIM (OBJETIVO)
A PRAXIA GLOBAL É A EXPRESSÃO MOTORA (PSICOMOTORA), DO RESULTADO DE MUITAS INFORMAÇÕES SENSORIAIS, EXTERO, PROPRIOCEPTIVA, OU SEJA, É O RESULTADO DA INTEGRAÇÃO DE FATORES PSICOMOTORES.
DISPRAXIA: É UMA DISFUNÇÃO MOTORA NEUROLÓGICA QUE IMPEDE O CÉREBRO DE DESEMPENHAR OS MOVIMENTOS COORDENADOS, SEUS SINTOMAS MAIS COMUNS SÃO: A FALTA DE COORDENAÇÃO MOTORA (LENTIDÃO, IMPRECISÃO), A FALTA DE PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL (COPIAR FIGURAS GEOMÉTRICAS) E O EQUILÍBRIO. 
SINAIS :
• DISMETRIAS – INADAPTAÇÃO A DISTÂNCIAS E MOVIMENTOS EXAGERADOS E MAL INIBIDOS.
• DISTONIAS – MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS, INTERMITENTES, PARATONIAS SEM QUALQUER SIGNIFICAÇÃO FUNCIONAL.
• DISQUINESIAS – MOVIMENTOS ANORMAIS, BRUSCOS E ANÁRQUICOS NA POSTURA E GESTOS FINALIZADOS.
• DISSINCRONIAS – VELOCIDADE INADEQUADA DOS MOVIMENTOS, AUSÊNCIA DE SINERGIA, PERDA DA MELODIA CINÉTICA.
 A DISPRAXIA, NO SEU ASPECTO GLOBAL, TRADUZ UMA DISFUNÇÃO PSICONEUROLÓGICA DA ORGANIZAÇÃO TÁTIL, VESTIBULAR E PROPRIOCEPTIVA, QUE INTERFERE COM A CAPACIDADE DE PLANIFICAR AÇÕES, COM REPERCUSSÕES NO COMPORTAMENTO SOCIOEMOCIONAL E NO POTENCIAL DE APRENDIZAGEM
APRAXIA: É A PERDA DE UM CONJUNTO DE MOVIMENTOS COORDENADOS PARA UM FIM DETERMINADO QUE DEPENDA DA APRENDIZAGEM. RESULTANTE DE LESÃO NAS ÁREAS MOTORAS SECUNDÁRIAS (PRÉ-MOTORA OU SUPLEMENTAR)
APRAXIA IDEOMOTORA: SURGE NA REALIZAÇÃO DOS GESTOS ELEMENTARES, DIFICULDADE EM RESPONDER UM COMANDO VERBAL OU IMITAR GESTOS.
APRAXIA IDEATÓRIA (IDEACIONAL): DIFICULDADE NA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS, GESTOS COMPLEXOS. DESINTEGRAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS MOVIMENTOS QUE COMPÕEM UMA TOTALIDADE (GESTO COMPLEXO).
APRAXIA CONSTRUTIVA: NÃO CONSEGUE REUNIR AS UNIDADES PARA FORMAR TOTALIDADES (DISTÚRBIO ESTÁ NA EXECUÇÃO DA PROGRAMAÇÃO MENTAL).
APRAXIAS ESPECÍFICAS: PARA EXECUTAR MOVIMENTOS ESPECÍFICOS, VESTIR-SE, MARCHA, BUCOFACIAIS ETC
O ESTUDO DE LURIA 1973-1980 QUE REFLETE NA MOTRICIDADE E NA LINGUAGEM HUMANA:
• ANÁLISE DA ATIVIDADE PSICOLÓGICA HUMANA QUE ESTÁ POR TRÁS DA AÇÃO PROPRIAMENTE DITA; ESTRUTURA INTERNA DA ATIVIDADE MENTAL; ORGANIZAÇÃO DOS DIFERENTES COMPONENTES QUE CONTRIBUEM PARA A ESTRUTURA FINAL DA ATIVIDADE MENTAL; 
 
PARA LURIA, O CÉREBRO É COMPOSTO DE MÚLTIPLAS ESTRUTURAS FUNCIONAIS, QUE ESTÃO SISTEMATICAMENTE INTEGRADAS EM 3 GRANDES UNIDADES FUNDAMENTAIS:
 1ª UNDIDADE: SUA FUNÇÃO É A REGULAÇÃO DO TÔNUS CORPORAL, ATENÇÃO SELETIVA DAS ATIVIDADES CONSCIENTES E REGULAÇÃO DE TODAS AS FUNÇÕES VITAIS DURANTE O SONO. ESTA LIGADA A FORMAÇÃO RETICULADA QUE NO TRONCO CEREBRAL FORMAM DOIS SISTEMAS UM ASCENDENTE E OUTRO DESCENDENTE. ESTA ÁREA ASSUME UM PAPEL FUNDAMENTAL NA MOTIVAÇÃO E NA APRENDIZAGEM
 (RESPONSÁVEL PELO TÔNUS CORTICAL, POSTURAL E SONO E VIGÍLIA – ATENÇÃO). TRONCO CEREBRAL, DIENCÉFALO E AS REGIÕES MÉDIAS DO CÓRTEX .
2ª UNIDADE: É DESTINADA A CAPTAR, IDENTIFICAR. DISCRIMINAR E ARMAZENAR OS ESTÍMULOS SENSORIAIS, E é RESPONSÁVEL PELA PERCEPÇÃO. ESTA LIGADA AS ÁREAS PRIMÁRIAS (RECEBEM E ANALISAM A INFORMAÇÃO VINDAS DO EXERIOR), SECUNDÁRIAS ( CODIFICAM E CONVERTEM AS INFORMAÇOES) E TERCIÁRIAS (COORDENAM O FUNCIONAMENTO DOS VÁRIOS GRUPOS ANALISADORES). (RESPONSÁVEL PELOS DADOS SENSORIAIS – SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO). REGIOES OCCIPITAL (VISUAL), TEMPORAL(AUDITIVA) E PARIETAL(SENSORIAL GERAL) LOCALIZADAS NO NEOCORTEX 
3ª UNIDADE: É FORMADA ESTRUTURALMENTE PELOS LÓBULOS FRONTAIS (ÁREA PRÉ-CENTRAL E FRONTAL), ONDE SUAS FUNÇÕES ESTÃO RELACIONADAS A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE CONSCIENTE E MOTRICIDADE PROPRIAMENTE DITA. ESTA UNIDADE FUNCIONAL DEPENDE DO BOM FUNCIONAMENTO DAS OUTRAS DUAS UNIDADES, LOGO, ESTA É A ULTIMA A SER FORMADA. OBS.: NÃO ESTÃO PRESENTES EM MOVIMENTOS AUTOMÁTICOS OU REFLEXOS. (RESPONSÁVEL PELA MOTRICIDADE VOLUNTÁRIA – PLANEJAMENTO , EXECUÇÃO E AJUSTE- AÇÃO). NAS REGIÕES ANTERIORES DO CÓRTEX (ÁREAS PRÉ-MOTORAS, MOTORAS E LOBO FRONTAL) REGIÃO DENOMINADA DE LOBOS FRONTAIS. - PLANEJAR, EXECUTAR E AJUSTAR A PRODUÇÃO MOTORA E RESPONSÁVEL PELA AÇÃO VOLUNTÁRIA.
ANOTAÇÕES: 
NO CÓRTEX FRONTAL TEM A ÁREA DE BROCA E NO CÓRTEX TEMPORAL TEM A ÁREA DE WERNECKIE, AMBAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA LINGUAGEM. 
AFASIA: DISTÚRBIO DE LINGUAGEM 
PROPRIOCEPÇÃO: PERCEPÇÃO DO QUE É PRÓPRIO 
ATAXIA: PACIENTE SEM COORDENAÇÃO.

Continue navegando