Buscar

Meio_Amb10_-_Poluicao_atmosferica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Meio Ambiente
Poluição Ambiental
Atmosférica
*
Curiosidade Aeronáutica – B52
*
*
*
*
*
*
*
*
1994 Fairchild Air Force Base B-52 crash
*
*
*
*
*
*
Boeing B-52 - Stratofortress
The Boeing B-52 Stratofortress is a long-range, subsonic, jet-powered strategic bomber designed and built by Boeing and operated by the United States Air Force (USAF). 
Built to carry nuclear weapons for Cold War-era deterrence missions, the B-52 carries up to 70,000 pounds (32,000 kg) of weapons.
The B-52 has been in active service with the USAF since 1955.
The B-52 marked its 50th anniversary of continuous service with its original primary operator in 2005.
*
*
Boeing B-52 - Stratofortress
Motores: 8 turbojatos Pratt & Whitney com 6.240kg de empuxo ou 8 turbofans Pratt & Whitney com empuxo de 7.710kg cada.
Primeiro vôo: fevereiro de 1955
Custo unitário: 53,4 milhões de dólares
Comprimento: 48,5 metros
Envergadura: 56,4 metros
Altura: 12,4 metros
Velocidade máxima: 1.000 km/h
Altura máxima de vôo: 17.000 metros
Peso máx. decolagem: 220.000 kg
Unidades Construídas: 800
*
*
Filme sobre Poluicão
*
*
Classificação da Poluição Ambiental
Podemos dividir a poluição ambiental em:
Poluição Atmosférica;
Poluição Hídrica; e 
Poluição do Solo.
*
*
Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes da atividade humana.
Os problemas mais graves de poluição do ar ocorrem em cidades e áreas com um alto nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que merece atenção de todos.
*
*
Poluição Atmosférica
A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre pelo fato destas regiões possuírem mais focos de poluição. Os principais são: gases de escapamento dos automóveis e fumaça industrial.
Outros fatores que contribuem para o agravamento da poluição atmosférica são as características climáticas da região, a posição geográfica e os ventos dominantes.
Os lugares com maior concentração de poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (vales e baixadas), onde o ar não se movimenta e os gases se acumulam.
*
*
Manifestações da Poluição Atmosférica
As principais manifestações da poluição atmosférica são:
Smog;
Chuvas Ácidas;
Efeito de Estufa (intensificação); e
Destruição da camada de ozônio.
*
*
Smog (Smoke + Fog)
O Smog é um fenômeno que aparece nos grandes centros urbanos. É a combinação de fumaça (SMOke) e nevoeiro (foG) em áreas urbanas densamente industrializada.
É identificado por uma grande massa de ar estagnada em conjunto com gases, vapores e fumaça.
Os causadores do tipo mais comum de smog são principalmente as emissões provenientes dos automóveis, embora em áreas rurais alguns dos ingredientes originem-se das florestas (queimadas). 
*
*
Smog
As condições geográficas e meteorológicas são muito importantes para o agravamento ou diminuição do efeito da poluição do ar e do Smog.
O Smog surge em situações de nevoeiro e sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.
*
*
Smog
As conseqüências do Smog:
Inversão térmica, ou seja, aumento da temperatura durante o dia e em condições de grande arrefecimento noturno.
Doenças respiratórias como bronquite e problemas cardíacos.
Concentração de fumaça na superfície.
Los Angeles e outras metrópoles são cidades que sofrem ameaças de contaminação pelo smog. Em Londres, ocorreu o mais grave episódio devido à conjugação de vários fenômenos meteorológicos. O famoso The great smog de 1952. 
*
*
The Great SMOG or Big Smoke
A primeira inversão térmica associada a grandes proporções de concentração de poluentes no ar ocorreu em dezembro de 1952 (do dia 05 ao dia 09) em Londres, sendo conhecida em inglês como The Great SMOG (uma mistura de neblina com poluição). Naquela época os poluentes da combustão de carvão com alto teor de enxofre associado à uma inversão térmica prolongada provocou a morte de 4.000 pessoas.
*
*
The Great Smog
The Great Smog of '52 or Big Smoke[1] was a severe air pollution event that affected London, England, during December 1952. A period of cold weather, combined with an anticyclone and windless conditions, collected airborne pollutants mostly from the use of coal to form a thick layer of smog over the city. It endured from Friday 5 to Tuesday 9 December 1952, and then dispersed quickly after a change of weather.
*
*
The Great Smog
Although it caused major disruption due to the effect on visibility, and even penetrated indoor areas, it was not thought to be a significant event at the time, with London having experienced many smog events during the past, so called "pea soupers". During the succeeding weeks however, medical reports estimated that 4,000 people had died prematurely and 100,000 more were made ill because of the smog's effects on the human respiratory tract. More recent research suggests that the number of fatalities was considerably greater at about 12,000.
*
*
The Great Smog
It is considered the worst air pollution event in the history of the United Kingdom, and the most significant in terms of its effect on environmental research, government regulation, and public awareness of the relationship between air quality and health. It caused several changes of practice and regulations, including the Clean Air Act 1956.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Chuva Ácida – o que é? 
Chuva ácida é a precipitação (chuva) de solução ácida, contendo principalmente ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3) com pH em torno de 2.
A água é considerada uma substância neutra. Isto é, a água não é ácido nem base e serve de comparação para as demais soluções.
Um ácido tem pH inferior ao da água e uma base ao contrário, tem pH superior ao da água.
O pH é expresso por uma escala numérica que vai de 0 (zero) a 14. O ponto 7 da escala é o ponto de neutralidade e representa o pH da água. As soluções cujo pH está entre 0 e 7 são denominadas ácidas; as que tem o pH entre 7 e 14 são denominadas básicas ou alcalinas.
*
*
Chuva Ácida – Causas 
As chuvas ácidas formam-se a partir da liberação de gases para a atmosfera como dióxido de enxofre (SO2) e óxido de azoto (NO), provenientes de fábricas, automóveis e usinas termelétricas, que queimam combustíveis fosseis. Esses gases liberados para a atmosfera são levados pelas correntes de ar para as nuvens.
A combinação destes gases com o vapor de água contido nas nuvens, produz ácido sulfúrico (H2SO4) e ao ácido nítrico (HNO3), que precipitam, formando as chuvas ácidas.
*
*
Chuvas Ácidas - Efeitos 
Entre os principais efeitos temos o aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, conseqüentemente, provocando a morte dos peixes e outros animais que bebem dessa água; destruição das células respiratórias das folhas das árvores, ocasionando a morte de árvores e conseqüentemente da flora e até as que nascerão no futuro; remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.
Essas chuvas afetam mais as regiões industrializadas (USA, Canadá, Europa), devido à emissão de dióxido de enxofre na queima de petróleo e carvão (termelétrica), mas também são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.
*
*
Chuvas Ácidas - Considerações
Ao longo das últimas décadas têm sido reportadas leituras de pH na água de chuva e em gotículas de nevoeiro, colhidas em regiões industrializadas, com valores inferiores a 2,4 (a mesma acidez do vinagre).
A precipitação ácida com origem industrial é um sério problema em países onde se queimam carvões ricos em enxofre para gerar calor e eletricidade. Hoje países como a
China e Rússia estão na lista dos colaboradores de chuva ácida.
*
*
Chuvas Ácidas - Considerações
Estudos ecotoxicológicos demonstraram que a precipitação ácida tem impactos adversos sobre as florestas, as massas de água doce e o solo, matando plâncton, insetos, peixes e anfíbios. Também demonstraram efeitos negativos sobre a saúde humana. Além disso, a precipitação ácida aumenta a corrosividade da atmosfera, causando danos em edifícios e outras estruturas e equipamentos expostos ao ar livre.
*
*
Monumento corroído por chuva ácida
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
O Efeito Estufa - o que é?
O Efeito Estufa é a forma com que a Terra, felizmente, mantém sua temperatura constante e equilibrada. A atmosfera é altamente transparente à luz solar e recebe uma grande quantidade de energia, porém cerca de 35% da radiação que recebemos é refletida de novo para o espaço, ficando parte dos 65% retidos, temporariamente na Terra. 
Esse aprisionamento do calor se deve, principalmente, ao efeito de gases como o Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido nitroso (N2O) e Ozônio presentes na atmosfera (menos de 1%), que retém estas radiações infravermelho na Terra. Se não fosse isso a Terra seria muito fria e impossível de habitá-la.
*
*
O Efeito Estufa - Conseqüências
Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás, carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram. O efeito conjunto desses gases poderá causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. Se isso acontecer será uma catástrofe.
*
*
O Efeito Estufa - Conseqüências
Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial, como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, aumento do nível do mar de 11 a 77 centímetros, o que poderá interferir severamente na vida de milhões de pessoas, habitando as áreas costeiras. 
*
*
Efeito Estufa - Considerações
Regiões menos desenvolvidas e industrializadas também são afetadas pelo efeito estufa, devido à queima das florestas tropicais e fenômenos naturais (erupções vulcânicas). Este processo tem duas consequências:
O aquecimento global do planeta, o que pode provocar o derretimento do gelo das regiões polares e a subida dos oceanos, com a submersão das regiões litorâneas.
Alterações climáticas e mudanças nas estações que poderão acelerar o avanço dos desertos (desertificação).
*
*
Camada de ozônio (O3)
A ozonosfera (camada de ozônio) localiza-se na estratosfera, entre 16.000 e 30.000 metros de altitude. Com cerca de 20.000 m de espessura e contém aproximadamente 90% do ozônio atmosférico.
A existência de ozônio na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta proveniente do Sol. O ozônio, portanto, é indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta.
A destruição da camada de ozônio provocada pelo cloro origina também variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na Terra.
*
*
Camada de ozônio
Tem-se assistido à destruição da camada de ozônio, ou seja, o aumento do “buraco” na camada de ozônio, provocado principalmente pelos países industrializados, mas os efeitos são mais preocupante nos pólos onde medições tem sido feitas e confirmados valores baixos de concentração de O3. Um dos gases destruidor da camada de ozonio é o CFC ou Freon (utilizados em geladeiras e aerossóis). Hoje tem-se substituído o CFC por outros que não provoquem danos ambientais, pois se a camada de ozônio for destruída será o fim da vida na terra.
*
*
Alternativas
Existem vários projetos para diminuir a utilização dos CFC, mas eles têm sido dificultados pelo seu uso principalmente na refrigeração. Uma das alternativas tem sido os hidroclorofluorcarbonetos (HCFC), haloalcanos, cujo impacto ambiental tem sido avaliado como sendo de apenas 10% do dos CFC. Outra alternativa são os hidrofluorcarbonetos (HFC) que não contêm cloro e são ainda menos prejudiciais à camada de ozônio, porém apresentam alto potencial de aquecimento global, ou seja, eles contribuem para o aumento do efeito estufa
*
*
Thanks
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando