Logo Passei Direto
Buscar

epistemologia da geografia

User badge image
mel mel

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere o seguinte fragmento de texto: "A epistemologia é muito importante para a [...] compreensão da história intelectual e da circulação de ideias. Sem a análise dos pressupostos epistemológicos de determinados períodos, as noções, as teses e as concepções defendidas por autores de obras científicas e pensadores afiguram-se de forma desconexas e independentes".
A partir do texto e dos conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Epistemologia:
A A Epistemologia envolve os estudos sobre os problemas relativos ao desenvolvimento da ciência, limitando-se àqueles considerados materiais.
B A Epistemologia é o ramo da ciência que trata de fazer a validação das verdades absolutas do conhecimento científico.
C A Epistemologia é o mesmo que Filosofia ou Pensamento Científico, e serve para esclarecer e fornecer noções dos termos gerais, absolutos e fundamentais da ciência.
D A Epistemologia é um ramo da filosofia que estuda os problemas relativos ao conhecimento humano, refletindo sobre sua natureza e sua validade.
E A Epistemologia é o ramo do conhecimento que faz análises críticas a partir do método científico hegemônico, sem abordar questões ou teorias analisadas a partir de métodos considerados secundários.

Leia o seguinte fragmento de texto: "A contribuição dos gregos à civilização ocidental é de maior importância, quer do ponto de vista quantitativo, quer do qualitativo. Essa importância decorre tanto do grande desenvolvimento que teve a cultura grega, como do fato de serem numerosas as obras que não foram destruídas e chegaram até nós".
Levando em consideração a citação apresentada e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o Estrabão, Eratóstenes e Ptolomeu, relacione corretamente cada um desses pensadores da Grécia antiga com as informações correspondentes a eles.
1. Estrabão
2. Eratóstenes
3. Ptolomeu
( ) Era matemático, geógrafo e astrônomo. Ficou conhecido por calcular a circunferência da Terra. Nasceu em 276 a.C. e morreu em 194 a.C.
( ) Era astrônomo e geógrafo de cidadania romana, escreveu grande parte de sua obra em grego. A obra Geographia apresenta seu sistema cosmológico, em cujo centro estava a Terra, ao redor da qual os outros corpos descreviam círculos concêntricos. Viveu no século II d.C.
( ) Publicou as seguintes obras: Esboço histórico, com 43 volumes; Geographicae, obra com 17 volumes que contém observações sobre o formato da Terra e experiências de viagens, explicando a aplicabilidade das coordenadas de latitude e longitude nas medições terrestres. Nasceu em 63 a.C. e morreu em 21 a.C.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SODRÉ, Nelson W. Introdução à Geografia: geografia e ideologia. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 48-49.
A partir do texto citado e considerando os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o determinismo ambiental da Geografia Alemã, é correto afirmar que:
A as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Segundo os postulados dessa corrente teórica, é possível afirmar que "o homem é produto do meio", e "as condições naturais determinam a história".
B as possibilidades de adaptação do homem à natureza possuem determinantes culturais e sociais. Assim, tal corrente filosófica defende que "a história do homem determina as características naturais dos diferentes ambientes".
C os processos de produção do espaço geográfico estão intimamente ligados ao desenvolvimento das técnicas, sem depender, portanto, das condições naturais apresentadas.
D as diferenças culturais condicionam as diferenças apresentadas pelo ambiente natural. Assim, "o meio é, antes de tudo, resultado das ações sociais e do trabalho do homem".
E essa corrente teórica se desenvolveu em um contexto de hegemonia industrial alemã, por isso se disseminou em escala global, tornando famosas algumas ideias, como a de que o homem é o ator principal da transformação dos meios naturais.

Considere a citação a seguir: "O problema do conhecimento torna-se, portanto, crucial e a Filosofia precisa começar pelo exame da capacidade humana de conhecer, pelo entendimento ou sujeito do conhecimento. A teoria do conhecimento volta-se para a relação entre o pensamento e as coisas, a consciência (interior) e a realidade (exterior), o entendimento e a realidade; em suma, o sujeito e o objeto do conhecimento".
Na "Crítica da razão pura", o filósofo alemão Immanuel Kant vê duas formas básicas do ato de conhecer. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, as duas formas de conhecimento apresentadas por Kant são:
A o conhecimento prático (a posteriori) e o conhecimento teórico (a priori).
B conhecer profundamente (a essência) e conhecer superficialmente (a forma).
C conhecer prioritariamente (a priori) e conhecer posteriormente (a posteriori).
D o conhecimento empírico (a posteriori) e o conhecimento puro (a priori).
E o ato de conhecer indubitavelmente e o ato de conhecer probabilisticamente.

Leia a passagem de texto a seguir: “[...] Vidal de La Blache procurou demonstrar que o uso comum de certo espaço é o fundamento de tudo [...]. Mostrou, ainda, a importância do esforço do homem, em relação com o meio [...]".
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a relação do homem com o meio no entendimento de La Blache, é correto afirmar que:
A La Blache entende que o meio é dinâmico e exerce influência nas atividades humanas, mas não se altera em decorrência dessas atividades ou ações antrópicas.
B La Blache colocou o "homem" como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas, em contrapartida, atua sobre ele, modificando-o.
C Vidal de La Blache considerava que o meio é uma força neutra, não possuindo movimento próprio e, assim, é diretamente dependente das intervenções humanas.
D Vidal de La Blache defendia que a relação do homem com o meio deve ser entendida como objeto secundário de análise. Para ele, o foco do geógrafo deveria estar na análise dos tempos históricos acumulados que influenciaram a produção de determinado meio geográfico.
E La Blache entendia o meio como determinante no desenvolvimento das atividades humanas e, por isso, sua obra ficou conhecida como determinismo geográfico.

Leia o seguinte fragmento de texto: "A Geografia de Ratzel e a de Vidal tiveram sua raiz filosófica no positivismo de Augusto Comte, a qual foi passada acriticamente para seus seguidores. A geografia de Hettner e Hartshorne fundamentava-se no neokantismo de Rickert e Windelband. O fato de ter sido menos empirista não quer dizer que esta proposta tenha rompido com este traço marcante de toda a Geografia; apenas ela não se negou também ao uso da dedução".
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre os geógrafos neokantianos, é correto afirmar que:
A os neokantianos reafirmaram a classificação da ciência em dois grupos proposta por Kant: ciências da natureza e ciências da cultura.
B os geógrafos neokantianos defendiam a dicotomia possibilismo-determinismo, afirmando não ser necessário superá-la em prol do desenvolvimento científico da geografia.
C os principais expoentes da geografia neokantiana foram La Blache, na França, e Ratzel, na Alemanha.
D os geógrafos neokantianos defenderam a geografia como uma ciência humana idiográfica, seguindo os pensadores franceses da corrente possibilista.
E os geógrafos neokantianos reafirmaram a visão de que a geografia é uma ciência de síntese, cujo papel é articular a geografia geral e regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da

A necessidade de requalificação da geografia no meio científico fomentou a busca de um método que superasse a dicotomia possibilismo-determinismo, reacendendo o debate proposto por Immanuel Kant, que postulou que, por meio das ciências naturais monotéticas e das ciências humanas idiográficas, nasceram as ciências da natureza e as ciências da cultura. Os geógrafos neokantianos questionaram essa classificação e atribuíram novos sentidos ao estudo geográfico, procurando reafirmar a visão de que se trata de uma ciência de síntese, incumbida de articular a geografia geral e a regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre.
Sobre os geógrafos neokantianos, é correto afirmar que:
A os neokantianos reafirmaram a classificação da ciência em dois grupos proposta por Kant: ciências da natureza e ciências da cultura.
B os geógrafos neokantianos defendiam a dicotomia possibilismo-determinismo, afirmando não ser necessário superá-la em prol do desenvolvimento científico da geografia.
C os principais expoentes da geografia neokantiana foram La Blache, na França, e Ratzel, na Alemanha.
D os geógrafos neokantianos defenderam a geografia como uma ciência humana idiográfica, seguindo os pensadores franceses da corrente possibilista.
E os geógrafos neokantianos reafirmaram a visão de que a geografia é uma ciência de síntese, cujo papel é articular a geografia geral e regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere o seguinte fragmento de texto: "A epistemologia é muito importante para a [...] compreensão da história intelectual e da circulação de ideias. Sem a análise dos pressupostos epistemológicos de determinados períodos, as noções, as teses e as concepções defendidas por autores de obras científicas e pensadores afiguram-se de forma desconexas e independentes".
A partir do texto e dos conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Epistemologia:
A A Epistemologia envolve os estudos sobre os problemas relativos ao desenvolvimento da ciência, limitando-se àqueles considerados materiais.
B A Epistemologia é o ramo da ciência que trata de fazer a validação das verdades absolutas do conhecimento científico.
C A Epistemologia é o mesmo que Filosofia ou Pensamento Científico, e serve para esclarecer e fornecer noções dos termos gerais, absolutos e fundamentais da ciência.
D A Epistemologia é um ramo da filosofia que estuda os problemas relativos ao conhecimento humano, refletindo sobre sua natureza e sua validade.
E A Epistemologia é o ramo do conhecimento que faz análises críticas a partir do método científico hegemônico, sem abordar questões ou teorias analisadas a partir de métodos considerados secundários.

Leia o seguinte fragmento de texto: "A contribuição dos gregos à civilização ocidental é de maior importância, quer do ponto de vista quantitativo, quer do qualitativo. Essa importância decorre tanto do grande desenvolvimento que teve a cultura grega, como do fato de serem numerosas as obras que não foram destruídas e chegaram até nós".
Levando em consideração a citação apresentada e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o Estrabão, Eratóstenes e Ptolomeu, relacione corretamente cada um desses pensadores da Grécia antiga com as informações correspondentes a eles.
1. Estrabão
2. Eratóstenes
3. Ptolomeu
( ) Era matemático, geógrafo e astrônomo. Ficou conhecido por calcular a circunferência da Terra. Nasceu em 276 a.C. e morreu em 194 a.C.
( ) Era astrônomo e geógrafo de cidadania romana, escreveu grande parte de sua obra em grego. A obra Geographia apresenta seu sistema cosmológico, em cujo centro estava a Terra, ao redor da qual os outros corpos descreviam círculos concêntricos. Viveu no século II d.C.
( ) Publicou as seguintes obras: Esboço histórico, com 43 volumes; Geographicae, obra com 17 volumes que contém observações sobre o formato da Terra e experiências de viagens, explicando a aplicabilidade das coordenadas de latitude e longitude nas medições terrestres. Nasceu em 63 a.C. e morreu em 21 a.C.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SODRÉ, Nelson W. Introdução à Geografia: geografia e ideologia. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 48-49.
A partir do texto citado e considerando os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o determinismo ambiental da Geografia Alemã, é correto afirmar que:
A as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Segundo os postulados dessa corrente teórica, é possível afirmar que "o homem é produto do meio", e "as condições naturais determinam a história".
B as possibilidades de adaptação do homem à natureza possuem determinantes culturais e sociais. Assim, tal corrente filosófica defende que "a história do homem determina as características naturais dos diferentes ambientes".
C os processos de produção do espaço geográfico estão intimamente ligados ao desenvolvimento das técnicas, sem depender, portanto, das condições naturais apresentadas.
D as diferenças culturais condicionam as diferenças apresentadas pelo ambiente natural. Assim, "o meio é, antes de tudo, resultado das ações sociais e do trabalho do homem".
E essa corrente teórica se desenvolveu em um contexto de hegemonia industrial alemã, por isso se disseminou em escala global, tornando famosas algumas ideias, como a de que o homem é o ator principal da transformação dos meios naturais.

Considere a citação a seguir: "O problema do conhecimento torna-se, portanto, crucial e a Filosofia precisa começar pelo exame da capacidade humana de conhecer, pelo entendimento ou sujeito do conhecimento. A teoria do conhecimento volta-se para a relação entre o pensamento e as coisas, a consciência (interior) e a realidade (exterior), o entendimento e a realidade; em suma, o sujeito e o objeto do conhecimento".
Na "Crítica da razão pura", o filósofo alemão Immanuel Kant vê duas formas básicas do ato de conhecer. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, as duas formas de conhecimento apresentadas por Kant são:
A o conhecimento prático (a posteriori) e o conhecimento teórico (a priori).
B conhecer profundamente (a essência) e conhecer superficialmente (a forma).
C conhecer prioritariamente (a priori) e conhecer posteriormente (a posteriori).
D o conhecimento empírico (a posteriori) e o conhecimento puro (a priori).
E o ato de conhecer indubitavelmente e o ato de conhecer probabilisticamente.

Leia a passagem de texto a seguir: “[...] Vidal de La Blache procurou demonstrar que o uso comum de certo espaço é o fundamento de tudo [...]. Mostrou, ainda, a importância do esforço do homem, em relação com o meio [...]".
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a relação do homem com o meio no entendimento de La Blache, é correto afirmar que:
A La Blache entende que o meio é dinâmico e exerce influência nas atividades humanas, mas não se altera em decorrência dessas atividades ou ações antrópicas.
B La Blache colocou o "homem" como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas, em contrapartida, atua sobre ele, modificando-o.
C Vidal de La Blache considerava que o meio é uma força neutra, não possuindo movimento próprio e, assim, é diretamente dependente das intervenções humanas.
D Vidal de La Blache defendia que a relação do homem com o meio deve ser entendida como objeto secundário de análise. Para ele, o foco do geógrafo deveria estar na análise dos tempos históricos acumulados que influenciaram a produção de determinado meio geográfico.
E La Blache entendia o meio como determinante no desenvolvimento das atividades humanas e, por isso, sua obra ficou conhecida como determinismo geográfico.

Leia o seguinte fragmento de texto: "A Geografia de Ratzel e a de Vidal tiveram sua raiz filosófica no positivismo de Augusto Comte, a qual foi passada acriticamente para seus seguidores. A geografia de Hettner e Hartshorne fundamentava-se no neokantismo de Rickert e Windelband. O fato de ter sido menos empirista não quer dizer que esta proposta tenha rompido com este traço marcante de toda a Geografia; apenas ela não se negou também ao uso da dedução".
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre os geógrafos neokantianos, é correto afirmar que:
A os neokantianos reafirmaram a classificação da ciência em dois grupos proposta por Kant: ciências da natureza e ciências da cultura.
B os geógrafos neokantianos defendiam a dicotomia possibilismo-determinismo, afirmando não ser necessário superá-la em prol do desenvolvimento científico da geografia.
C os principais expoentes da geografia neokantiana foram La Blache, na França, e Ratzel, na Alemanha.
D os geógrafos neokantianos defenderam a geografia como uma ciência humana idiográfica, seguindo os pensadores franceses da corrente possibilista.
E os geógrafos neokantianos reafirmaram a visão de que a geografia é uma ciência de síntese, cujo papel é articular a geografia geral e regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da

A necessidade de requalificação da geografia no meio científico fomentou a busca de um método que superasse a dicotomia possibilismo-determinismo, reacendendo o debate proposto por Immanuel Kant, que postulou que, por meio das ciências naturais monotéticas e das ciências humanas idiográficas, nasceram as ciências da natureza e as ciências da cultura. Os geógrafos neokantianos questionaram essa classificação e atribuíram novos sentidos ao estudo geográfico, procurando reafirmar a visão de que se trata de uma ciência de síntese, incumbida de articular a geografia geral e a regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre.
Sobre os geógrafos neokantianos, é correto afirmar que:
A os neokantianos reafirmaram a classificação da ciência em dois grupos proposta por Kant: ciências da natureza e ciências da cultura.
B os geógrafos neokantianos defendiam a dicotomia possibilismo-determinismo, afirmando não ser necessário superá-la em prol do desenvolvimento científico da geografia.
C os principais expoentes da geografia neokantiana foram La Blache, na França, e Ratzel, na Alemanha.
D os geógrafos neokantianos defenderam a geografia como uma ciência humana idiográfica, seguindo os pensadores franceses da corrente possibilista.
E os geógrafos neokantianos reafirmaram a visão de que a geografia é uma ciência de síntese, cujo papel é articular a geografia geral e regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre.

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Epistemologia da Geografia
Considere o seguinte fragmento de texto: 
"A epistemologia é muito importante para a [...] compreensão da história intelectual e da circulação de ideias. Sem a análise dos pressupostos epistemológicos de determinados períodos, as noções, as teses e as concepções defendidas por autores de obras científicas e pensadores afiguram-se de forma desconexas e independentes". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, F. P. de G. Fontes, Historiografia e Epistemologia. Revista eletrônica da ANPHLAC, São Paulo, n. 9, p. 1-6, 2010. p. 6. 
A partir do texto e dos conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Epistemologia:
Nota: 50.0
A
A Epistemologia envolve os estudos sobre os problemas relativos ao desenvolvimento da ciência, limitando-se àqueles considerados materiais.
B
A Epistemologia é o ramo da ciência que trata de fazer a validação das verdades absolutas do conhecimento científico.
C
A Epistemologia é o mesmo que Filosofia ou Pensamento Científico, e serve para esclarecer e fornecer noções dos termos gerais, absolutos e fundamentais da ciência.
D
A Epistemologia é um ramo da filosofia que estuda os problemas relativos ao conhecimento humano, refletindo sobre sua natureza e sua validade.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque “A Epistemologia é, substancialmente, um ramo da filosofia que estuda os problemas relativos ao conhecimento humano, refletindo sobre sua natureza e sua validade. Envolve as diversas ciências e contribui para que cada área ou componente curricular descubra suas próprias origens, áreas e bases de conhecimento geral e específico, acumulados no tempo e no espaço [...] a epistemologia – também conhecida como teoria do conhecimento – estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, relacionando-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência" (livro-base, p. 21-22).
E
A Epistemologia é o ramo do conhecimento que faz análises críticas a partir do método científico hegemônico, sem abordar questões ou teorias analisadas a partir de métodos considerados secundários.
Questão 2/2 - Epistemologia da Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"A contribuição dos gregos à civilização ocidental é de maior importância, quer do ponto de vista quantitativo, quer do qualitativo. Essa importância decorre tanto do grande desenvolvimento que teve a cultura grega, como do fato de serem numerosas as obras que não foram destruídas e chegaram até nós". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 36. 
Levando em consideração a citação apresentada e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o Estrabão, Eratóstenes e Ptolomeu, relacione corretamente cada um desses pensadores da Grécia antiga com as informações correspondentes a eles.
1. Estrabão
2. Eratóstenes
3. Ptolomeu
(   ) Era matemático, geógrafo e astrônomo. Ficou conhecido por calcular a circunferência da Terra. Nasceu em 276 a.C. e morreu em 194 a.C.
(   ) Era astrônomo e geógrafo de cidadania romana, escreveu grande parte de sua obra em grego. A obra Geographia apresenta seu sistema cosmológico, em cujo centro estava a Terra, ao redor da qual os outros corpos descreviam círculos concêntricos. Viveu no século II d.C.
(   ) Publicou as seguintes obras: Esboço histórico, com 43 volumes; Geographicae, obra com 17 volumes que contém observações sobre o formato da Terra e experiências de viagens, explicando a aplicabilidade das coordenadas de latitude e longitude nas medições terrestres. Nasceu em 63 a.C. e morreu em 21 a.C. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
A
2 – 1 – 3
B
1 – 3 – 2
C
2 – 3 – 1
"Eratóstenes (276-194 a.C.) foi um matemático, geógrafo e astrônomo grego. Seus estudos de trigonometria foram voltados à esfericidade da Terra, cuja circunferência conseguiu relativamente por meio de cálculos [...]. Estrabão (63 a.C.-21) produziu algumas obras fundamentais da geografia clássica [...]. Seus estudos foram aprofundados em Roma, onde escreveu a obra Esboço histórico, com 43 volumes. Geographicae, obra com 17 volumes que contém suas observações sobre o formato da Terra e suas experiências de viagens, explicando a aplicabilidade das coordenadas de latitude e longitude nas medições terrestres [...]. Claudio Ptolemaeus, Ptolemeu ou Ptolomeu, astrônomo e geógrafo de cidadania romana, escreveu grande parte de sua obra em grego [...]. A obra Geographiaapresenta seu sistema cosmológico, em cujo centro estava a Terra, ao redor da qual os outros corpos descreviam círculos concêntricos" (livro-base, p. 29-32).
D
1 – 2 – 3
E
3 – 2 – 1
Questão 1/2 - Epistemologia da Geografia
Considere o seguinte fragmento de texto: 
"Estava a geografia fundada [...] quando, sem seu próprio campo e com enorme autoridade, surgiu aquele que constituiria, com a sua obra pioneira, a ponta inicial do fio do determinismo. Trata-se, evidentemente, de Ratzel. Friedrich Ratzel começou seus estudos pela Geologia e pela Paleontologia; após longas viagens na Europa e na América, dedicou-se à Etnografia e daí passou à Geografia [...] O problema central de sua atenção, no entanto, será a relação entre o homem e o meio geográfico". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SODRÉ, Nelson W. Introdução à Geografia: geografia e ideologia. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 48-49. 
A partir do texto citado e considerando os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o determinismo ambiental da Geografia Alemã, é correto afirmar que:
Nota: 50.0
A
as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Segundo os postulados dessa corrente teórica, é possível afirmar que "o homem é produto do meio", e "as condições naturais determinam a história".
Você acertou!
"[...] o determinismo alemão emergiu das teorias positivistas, na transição entre os séculos XIX e XX. Segundo os postulados dessa corrente teórica, as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Essa visão figura em afirmativas que ainda vigoram em discursos como: 'o homem é produto do meio', 'as condições naturais determinam a história'. Os paradigmas positivistas influenciaram os estudos dos geógrafos modernistas, que legaram contribuições teóricas e metodológicas ao processo de sistematização da ciência geográfica" (livro-base, p. 65). As outras alternativas se aproximam mais do possibilismo geográfico do que do determinismo ambiental, principalmente quando abordam as relações entre homem e meio, colocando o homem como um sujeito ativo e não dependente das condições naturais, conforme entendem os deterministas.
B
as possibilidades de adaptação do homem à natureza possuem determinantes culturais e sociais. Assim, tal corrente filosófica defende que "a história do homem determina as características naturais dos diferentes ambientes".
C
os processos de produção do espaço geográfico estão intimamente ligados ao desenvolvimento das técnicas, sem depender, portanto, das condições naturais apresentadas.
D
as diferenças culturais condicionam as diferenças apresentadas pelo ambiente natural. Assim, "o meio é, antes de tudo, resultado das ações sociais e do trabalho do homem".
E
essa corrente teórica se desenvolveu em um contexto de hegemonia industrial alemã, por isso se disseminou em escala global, tornando famosas algumas ideias, como a de que o homem é o ator principal da transformação dos meios naturais.
Questão 2/2 - Epistemologia da Geografia
Considere a citação a seguir: 
"O problema do conhecimento torna-se, portanto, crucial e a Filosofia precisacomeçar pelo exame da capacidade humana de conhecer, pelo entendimento ou sujeito do conhecimento. A teoria do conhecimento volta-se para a relação entre o pensamento e as coisas, a consciência (interior) e a realidade (exterior), o entendimento e a realidade; em suma, o sujeito e o objeto do conhecimento". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 114. 
Na "Crítica da razão pura", o filósofo alemão Immanuel Kant vê duas formas básicas do ato de conhecer. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, as duas formas de conhecimento apresentadas por Kant são:
Nota: 50.0
A
o conhecimento prático (a posteriori) e o conhecimento teórico (a priori).
B
conhecer profundamente (a essência) e conhecer superficialmente (a forma).
C
conhecer prioritariamente (a priori) e conhecer posteriormente (a posteriori).
D
o conhecimento empírico (a posteriori) e o conhecimento puro (a priori).
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque "Para Kant, a base do conhecimento pressupõe o exame crítico da razão, a fim de apreender as condições nas quais é produzido. Em sua obra mais importante, intitulada Crítica da razão pura, ele distingue duas formas básicas do ato de conhecer: o conhecimento empírico (a posteriori) [...] e o conhecimento puro (a priori)" (livro-base, p. 67).
E
o ato de conhecer indubitavelmente e o ato de conhecer probabilisticamente.
Questão 1/2 - Epistemologia da Geografia
Leia a passagem de texto a seguir: 
“[...] Vidal de La Blache procurou demonstrar que o uso comum de certo espaço é o fundamento de tudo [...]. Mostrou, ainda, a importância do esforço do homem, em relação com o meio [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SODRÉ, Nelson W. Introdução à Geografia: geografia e ideologia. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 49. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a relação do homem com o meio no entendimento de La Blache, é correto afirmar que:
Nota: 50.0
A
La Blache entende que o meio é dinâmico e exerce influência nas atividades humanas, mas não se altera em decorrência dessas atividades ou ações antrópicas.
B
La Blache colocou o "homem" como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas, em contrapartida, atua sobre ele, modificando-o.
Você acertou!
Esta alternativa é a correta porque "Essa concepção sustenta que o ambiente não dita o que as pessoas serão, mas oferece oportunidades para elas escolherem o que [querem] ser [...]. A escola possibilista pensou a geografia como a relação do homem com a natureza, na perspectiva da paisagem – conceito central de sua geografia regional. La Blache colocou o 'homem' como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas, contrapartida, atua sobre ele, modificando-o" (livro-base, p. 83). Na ótica possibilista, o homem parte do conjunto de possibilidades oferecidas pelo meio natural, adaptando-se e não sendo dependente delas, ou seja, o homem cria possibilidades para adaptar-se e, daí, o nome possibilismo.
C
Vidal de La Blache considerava que o meio é uma força neutra, não possuindo movimento próprio e, assim, é diretamente dependente das intervenções humanas.
D
Vidal de La Blache defendia que a relação do homem com o meio deve ser entendida como objeto secundário de análise. Para ele, o foco do geógrafo deveria estar na análise dos tempos históricos acumulados que influenciaram a produção de determinado meio geográfico.
E
La Blache entendia o meio como determinante no desenvolvimento das atividades humanas e, por isso, sua obra ficou conhecida como determinismo geográfico.
Questão 2/2 - Epistemologia da Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"A Geografia de Ratzel e a de Vidal tiveram sua raiz filosófica no positivismo de Augusto Comte, a qual foi passada acriticamente par a seus seguidores. A geografia de Hettner e Hartshorne fundamentava-se no neokantismo de Rickert e Windelband. O fato de ter sido menos empirista não quer dizer que esta proposta tenha rompido com este traço marcante de toda a Geografia; apenas ela não se negou também ao uso da dedução".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 31. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre os geógrafos neokantianos, é correto afirmar que:
Nota: 50.0
A
os neokantianos reafirmaram a classificação da ciência em dois grupos proposta por Kant: ciências da natureza e ciências da cultura.
B
os geógrafos neokantianos defendiam a dicotomia possibilismo-determinismo, afirmando não ser necessário superá-la em prol do desenvolvimento científico da geografia.
C
os principais expoentes da geografia neokantiana foram La Blache, na França, e Ratzel, na Alemanha.
D
os geógrafos neokantianos defenderam a geografia como uma ciência humana idiográfica, seguindo os pensadores franceses da corrente possibilista.
E
os geógrafos neokantianos reafirmaram a visão de que a geografia é uma ciência de síntese, cujo papel é articular a geografia geral e regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre.
Você acertou!
Esta alternativa (e) é a correta – e as demais estão incorretas – porque "A necessidade de requalificação da geografia no meio científico fomentou a busca de um método que superasse a dicotomia possibilismo-determinismo, reacendendo o debate proposto por Immanuel Kant, que postulara que, por meio das ciências naturais monotéticas e das ciências humanas idiográficas, nasceram as ciências da natureza e as ciências da cultura. Os geógrafos neokantianos questionaram essa classificação e atribuíram novos sentidos ao estudo geográfico, procurando reafirmar a visão de que se trata de uma ciência de síntese, incumbida de articular a geografia geral e a regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre" (livro-base, p. 90).

Mais conteúdos dessa disciplina