Buscar

Relatório 9 Termodinâmica

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Elétrica
	TURMA
	1026
	DATA
	04/05/2018
	ALUNO
	Gabriel Hipolito Costa
	TÍTULO
	Exemplo de reações exotérmicas e endotérmicas
	OBJETIVOS
	Realizar experimentalmente reações exotérmicas e endotérmicas
	
	
	INTRODUÇÃO
	
Existe um campo do estudo da química denominado termoquímica que estuda a quantidade de calor liberada ou absorvida durante uma reação química.
O calor é a energia que passa de um objeto para outro em temperaturas diferentes, popularmente quando se precisa esfriar algo, como por exemplo, em uma bebida que se adiciona gelo no intuído de “esfriar o líquido”, entretanto o que realmente ocorre é que a bebida transfere energia em forma de calor para a pedra de gelo até que ambos estejam com a mesma temperatura.
Para analisar de maneira correta é preciso entender o conceito de sistema em química. É dividido em duas partes, sistema e vizinhanças como mostra a figura 1, sendo sistema a parte estudada e as vizinhanças como a periferia em volta do sistema.
Figura 1: Princípio de sistema e vizinhança.
Conforme mostrado na figura 1 quando o processo libera calor, ou seja, a energia é transmitida do sistema para a vizinhança esse processo é chamado de exotérmicos e quando a energia é transferida da vizinhança para o sistema esse processo é denominado endotérmico.
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	
Materiais utilizados
Béquer;
Conta gotas;
Espátula;
Estante para tubos;
Pissete;
Tubos de ensaio.
Reagentes:
Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4);
Bicarbonato de sódio sólido (NaHCO3);
Cloreto de amônio sólido (NH4Cl);
Iodo sólido (I2);
Solução de ácido clorídrico 1:1 (NCl) ;
Zinco sólido (Zn).
	PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	Na primeira experiência, utilizando o conta-gotas foi adicionado 5,0mL de água ao primeiro tubo de ensaio em seguida foram adicionadas 10 gotas de solução de ácido clorídrico concentrado. A ponta dos dedos foi utilizada para sentir a temperatura do tubo de ensaio.
Na segunda experiência, foi adicionado utilizando a espátula aproximadamente 0,5g de bicarbonato de sódio e foi adicionadas gotas de solução de ácido clorídrico na proporção de 1:1. Foi sentida a alteração de temperatura com a ponta dos dedos.
Na terceira experiência foi adicionado aproximadamente 0,5g de hidróxido de bário com a espátula e adicionado gotas de solução de cloreto de amônio na proporção de 1:1. Foi sentida a alteração de temperatura com a ponta dos dedos.
.
Na quarta experiência, com auxilio da espátula foram colocados alguns cristais de iodo sólido e uma pequena quantia de zinco em pó e cuidadosamente com o tubo de ensaio inclinado foram adicionados cinco gotas de H2O. Com muita cautelada foi colocada a ponta dos dedos para sentir a mudança de temperatura.
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	
Os resultados dos experimentos estão discriminados na tabela de número 1.
Tabela 1: Resultados
	REAGENTES
	RESULTADO
	Água + Ácido sulfúrico
	Exotérmica
	Bicarbonato de sódio + Ácido clorídrico
	Endotérmica
	Hidróxido de bário + Cloreto de amônio
	Endotérmica
	Iodo + Zinco +Água
	Exotérmica
No primeiro e no quarto experimento foi possível sentir aquecimento do tubo de ensaio, onde no quarto experimento a reação foi muito mais intensa, como pode ser visto na figura 2.
Tabela 2: Experimento 4
No segundo e terceiro experimentos foi possível sentir o resfriamento do tubo de ensaio sendo que no terceiro o resfriamento foi menos intenso.
	CONCLUSÃO
	
Foi possível então realizar experimentalmente reações exotérmicas e endotérmicas, misturando e reagindo substâncias e sentindo a direção do fluxo de energia térmica.
Observando a equação de número 1, pode-se concluir que ao adicionar ácido clorídrico concentrado a água o resultado da reação resultou em íons de água mais o íon de sulfato mais calor.
Observando a equação de número 2, pode-se concluir que ao adicionar ácido clorídrico ao bicarbonato de sódio o resultado da reação absorveu energia e resultou em cloreto de sódio e dióxido de carbono.
 
Observando a equação de número 3, pode-se concluir que ao adicionar uma solução de cloreto de amônio ao hidróxido de bário a reação resultou em absorção de calor, formação do cloreto de bário e hidróxido de amônio.
Observando a equação de número 4, pode-se concluir que ao adicionar água a uma mistura de zinco em pó e iodo sólido a reação resultou em iodeto de zinco mais calor.
	REFERÊNCIAS
	SANTOS, Cláudia Maria Campinha dos; CARVALHO, Marilda Nascimento; LIMA, Nélia da Silva. Química Geral. 1ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2015.
“Resumo de Química: Reações endotérmicas e exotérmicas” em Guia do Estudante. Disponível em <https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-quimica-reacoes-endotermicas-e-exotermicas/>. Acesso em 10 maio. 2018.

Continue navegando