Buscar

Trabalho Moodle 1 Evolucao Lic 2018 1 (1)

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO 
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DIRETORIA DE ENSINO
	Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas (7º período)
	
Disciplina: Evolução
	Prof. Fábio Carvalho
	Nome: Giselle Ramos de Andrade Alves
	Data: 09/06/2018
Avaliação 1
Tema: Adaptação
1.Escreva um texto de no máximo 10 páginas discutindo a seguinte ideia: “As adaptações na natureza não são perfeitas. A seleção natural não produz perfeição. ”
2.Explique quais tipos de restrições impedem esta perfeição e discuta um exemplo.
RESPOSTAS
 
Cada espécie viva no mundo empenha-se para se adaptar o melhor possível no meio ambiente em que vive, para que assim ela consiga sobreviver e se reproduzir melhormente. Além disso essa adaptação fornece a espécie uma maior proteção contra os perigos da natureza, como por exemplo a predação.
Essas adaptações podem ser das mais variadas possíveis e tende a colaborar (como já mencionado acima), para a sobrevivência é reprodução satisfatória das espécies. Como adaptações podemos citar: camuflagem, variados tipos de alimentação, modos diferentes de reprodução e resistência a diferentes tipos de ambientes.
Porem apesar de todos esses tipos variados de adaptação elas ainda não são perfeitas e não protegem o indivíduo totalmente do meio ambiente e dos perigos que o cercam. Pois o meio ambiente e os seres em que nele vivem sempre estarão em constantes mudanças, e muitas vezes essas mudanças são mais rápidas que as adaptações das espécies e dessa forma, muitas espécies acabam morrendo por não conseguirem se adaptar rapidamente como as mudanças no ambiente.
Um fator muito importante dessas mudanças está relacionado a predação, pois ao passo em que uma espécie cria um tipo de adaptação para conseguir sobreviver a um determinado predador, seu predador também estará criando adaptações para poder conseguir capturar sua presa. Então a adaptação também vai criar uma certa corrida “armamentista”, pois ao passo em que uma espécie tem uma melhor adaptação outras espécies irão tentar se adaptar melhor ainda.
Também podemos destacar que os indivíduos nunca estrão adaptados para os impactos ambientais e predações desnecessárias que a espécie humana vem causando no mundo. Pois nenhuma espécie estará adaptada suficiente para se sobressair da ‘’inteligência’’ da humanidade, a qual e capaz de destruir uma mata toda para construir empresas. Dessa forma enquanto os indivíduos passam séculos criando suas adaptações para melhor sobreviver no ambiente, a espécie humana acaba com esse ambiente em poucos minutos, destruído não só o ambiente como a fauna que nela existe.
Outro ponto importante que podemos destacar sobre a adaptação é de que ela nunca será perfeita nos níveis da organização simultânea, e como exemplo para esclarecer essa parte citamos o que o livro de Ridley diz, que a natalidade pode ser boa para a perpetuação da espécie e da população, porem dependendo da quantidade de indivíduos dado à luz por uma femea pode ser prejudicial a sua saúde, devido ao esforço e sucessivas tentativas de dar à luz. Dessa forma a adaptação não será perfeita em aspectos como gênico e celular.
Sendo assim, ao mesmo ponto que a adaptação traz várias estratégias para o indivíduo viver da melhor forma possível, ela também pode ser prejudicial a esse mesmo indivíduo. Principalmente a partir do momento em que o custo irá prejudicar o benefício.
Quanto a seleção natural, podemos dizer que é através dela que ocorre as adaptações. Porem e errado pensar que a seleção natural força o indivíduo ao progresso, pois ela não traz a perfeição. Ela apenas atua em um gene bom o suficiente para se passado para a próxima geração.
Outro fator que deixa bem claro que a seleção natural não e perfeita, são os genes que causa doenças genéticas nas espécies, como por exemplo o daltonismo. Outro exemplo, é que nas plantas não há um gene que as fará sobreviver a uma seca brusca e repentina, também podemos citar que um predador, que nunca será rápido o bastante toda vez que for caçar seu alimento. Com esses simples exemplos vemos que a seleção natural e até mesmo a adaptação não é perfeita.
Sendo assim, é melhor pensar na seleção natural como um processo e não com uma perfeição. Uma vez que a seleção natural e uma simples variação na reprodução e na heretariedade. E não algo que acontece nos indivíduos transformando eles em seres perfeitos, onde eles sobreviveram eternamente e conseguiram os melhores descendentes e melhores nichos.
Para finalizar, podemos relacionar a seleção natural com a adaptação de forma em que a qualidade do indivíduo se tornar mais adaptado ou não, acontece de forma lenta e progressiva, e a variabilidade genética estará presente nesse progresso. E se os indivíduos terão variantes genéticas que produziram adaptações melhores podemos ter a certeza de que a seleção natural fará com que essa frequência aumente de geração para geração. Porém devemos lembrar que esses indivíduos nunca serão ou se tornaram perfeitos.
2. Como fatores que interferem essa perfeição podemos citar:
- Espaço de tempo: A seleção natural não acontece de imediato, ela demora um tempo para ocorrer;
Ex: Muitas flores produzem frutos para induzir os animais a atuarem como agentes de dispersão. Ao logo do tempo evolutivo, as plantas se adaptam as formas de seus frutos e quaisquer animais ao seu redor, e quando a fauna mudar, as plantas evoluirão com o tempo para produzir um novo conjunto de frutos adaptados. No entanto a seleção natural e lenta e depois de uma grande mudança na fauna, haverá um período em que as adaptações dos frutos ficarão obsoletas e adaptadas em uma forma anterior de agente de dispersão. (Exemplo tirado do livro Evolução de Ridley. Pagina: 300).
- Restrições genéticas: se um loco e heterozigoto tem uma adaptação maior o que um homozigoto, a população evolui para um equilíbrio que todos os três genótipos estão presentes;
- Restrições ao desenvolvimento: Diferentes grupos de seres vivos que desenvolvem mecanismos de desenvolvimentos diferentes e o modo como um organismo se desenvolve terão influência nos tipos de mutações que serão geradas;
- Restrições na história: A evolução por seleção natural avança em pequenos passos locais, e cada mudança precisa ser vantajosa a um curto prazo;
- Planejamento de um organismo: Muitos órgãos são adaptados para desempenhar mais de uma função e suas adaptações para cada uma são concessões.
	 
 
	
Referências: 
RIDLEY, M. 2006. Evolução. 3ª ed. Ed. Artmed. Porto Alegre.

Mais conteúdos dessa disciplina