Buscar

AP1 DSV 2022 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1) Por que não podemos dizer que uma espécie é perfeitamente adaptada ao seu ambiente? E ao hábito bipedal, podemos dizer que nós somos perfeitamente adaptados apenas ao hábito bipedal? (2 pontos, 200 palavras)
Resposta: A adaptação está ligada intimamente a seleção natural, algumas espécies estão aptas a viverem em certos ambientes, ambientes esses que lhes proporcionem condições ideais para para se reproduzirem e se alimentarem, enfim, sobreviverem. Quando acontece mudanças em seu ambiente é possível que ocorra falta de alimentos, e também a chegada de novos predadores, ambiente seco, úmido, quente ou muito frio também impactarão nessa pressão seletiva, e a partir desse ponto ocorrerá uma modificação no ambiente, afetando os indivíduos que ali vivem, e esses indivíduos além de se adaptarem aquele ambiente também desenvolverá características mais vantajosas, e as passará geneticamente adiante para os seus descendentes, tornando-os cada vez melhores adaptados aquele ambiente em que viverão. Não esquecendo que esse processo de adaptação sempre ocorrerá, já que o ambiente muda o tempo todo. Nós nunca seremos completamente adaptados, porque evolutivamente falando, esse processo pode mudar, pois o ambiente está constantemente em mudança. Por exemplo, temos a vantagem do andar bipedal quando ocorreu o estreitamento da pelve e dos joelhos, permitindo que nos equilibrássemos, mas a desvantagem são as dores na coluna, pois a forçamos com o andarmos.
2) Faça um paralelo entre a seleção natural e a seleção artificial, salientando os pontos similares e discordantes de todo o processo. (2 pontos, até 200 palavras)
Resposta: o indivíduo mais adaptado já passou por mudanças de ambiente, temperatura, inúmeras situações que o tornaram apto aquele aquele habitat, ocorreu que a seleção natural o escolheu como o indivíduo que será capaz de sobreviver, se reproduzir e passar para os seus descendentes essas adaptações, permitindo que esses novos indivíduos sejam cada vez melhores adaptados aquele ambiente em que viverão. Lembrando que é um processo bem lento e contínuo. 
A seleção artificial tem diretamente a interferência humana, onde são escolhidos indivíduos que possuem características desejadas, e que resultam em uma nova variedade de espécie. É um processo de resultados rápidos, por isso demonstra ser mais interessante, um exemplo disso seria na pecuária, onde é possível crias vacas que produzam maiores quantidades de leite. Mas um fator que não é interessante, é que na seleção artificial o indivíduo nasce com caráter desejável pois se trata de um indivíduo novo (raça), e passam a ter mínimas chances de sobrevivência a mudanças naturais. Enquanto na seleção natural, o indivíduo já nasce com o caráter adaptável, o que lhe permite maiores chances de sobrevivência, já que o mesmo estará apto a enfrentar qualquer tipo de mudanças naturais.
3) Como o conhecimento biológico é construído e passado de pesquisador para pesquisador? Por que uma taxonomia não filogenética não serve para essa construção? (2 pontos, até 200 palavras)
Resposta: Pode ser repassado através de artigos científicos, e também de maneira bem moderna, através da internet, PDF, blogs e sites. 
Através da ligação de um grupo de diversidade a uma característica exclusiva, tendo cuidado de que a classificação não sofra alterações frequentemente. É analisado, reconhecido e detalhado as características das espécies, identificando-as uma a uma. Lineu quem criou esse método, e para facilitar ele organizou assim: Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie, e também a forma binominal, dois nomes, que seriam Gênero e Espécie.
Na filogenia é criado uma linha histórica de uma espécie, como questões evolutivas e seus ancestrais. São grupos e espécies que separadas por novidades evolutivas que surgiram ao longo do tempo, tentando alinhar um grau de parentesco, e na taxonomia se observa as características desse indivíduo, o descrevem e o classificam em grupos de táxons, e dependendo da situação, caso ele seja um novo indivíduo, ganhará um nome dentro das regras taxonômicas, que servirão para explicar futuramente sobre a sua ancestralidade e de como essa é passada para os seus descendentes. Lembrando que a taxonomia pode sofrer várias alterações devido a sua instabilidade, pois novas descobertas ocorrem frequentemente e não é produzido uma diferenciação hierárquica.
4) Como você sabe que o inseticida que você compra no mercado vai matar uma barata que nunca foi testado? Como é o processo de prever/previsibilidade em biologia? (2 pontos, até 200 palavras)
Resposta: Por que existem outros insetos das mesmas espécies e características morfológicas parecidas, e provavelmente o inseticida terá eficácia sobre a barata.
 A previsibilidade é um dos itens mais importantes onde permite que uma teoria pode ser uma descoberta científica, pois podemos entender melhor o que vai acontecer futuramente com base do que se é observado no presente.
5) O que é espécie? Como é o processo de descrição de uma nova espécie descoberta? (valor: 2,0 pontos, 200 palavras)
Resposta: São organismos ou populações semelhantes que se reproduzem e geram descendentes férteis, que por sua vez também passarão a se reproduzirem. 
Para descrição de um novo organismo, existem algumas regras para explicar a sua descoberta, antes é importante verificar se esse novo organismo já não foi catalogado.
É interessante ter fotografias e a coleta desse material, o cuidado em mantê-lo preservado e identificação do museu onde irá permanecer também são importantes. Após a escolha do nome, é importante incluí-lo em um grupo taxonômico ao qual ele pertence, e tem que ser detalhado as características exclusivas dessa espécie, como o tipo de grupo, para que o mesmo possa ser diferenciado de outras espécies. Ressaltando que esse material coletado seja enviado para institutos competentes, museus ou universidades, para que essa descoberta seja validada.
HCl(aq) + MnO2(s) → H2O(l) + MnCl2(s) + Cl2(g)

Continue navegando