Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

APOL
PSICOLINGUISTICA 
A Psicolinguística, de acordo com Slama-Cazaku, é concebida] como um domínio autônomo e não como ramo de uma das ciências das quais deriva – Psicologia ou Linguística. Essa autonomia é assegurada pela existência de um objeto específico, bem como de uma metodologia e uma modalidade de interpretação de fatos particulares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MELO, Lélia Erbolato. A Psicolingüística: Objeto, campo e método. In: _____ (Org.). Tópicos de Psicolinguística Aplicada. São Paulo: Humanitas, p. 13-24, 2005. p. 13
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta os três tipos de métodos de pesquisa da Psicolinguística.
	
	A
	Método psicodélico, método progressivo e método da nova onda.
	
	B
	Método lógico, método analítico e método composto.
	
	C
	Método linguístico, método cognitivo e análise sintática.
	
	D
	Método observacional, método experimental e simulação cognitiva.
“[Existe um método de pesquisa da Psicolinguística que] consiste na observação do comportamento linguístico em diferentes atividades verbais de compreensão e produção da fala em situações comunicativas contextualizadas. [Nesse método], são feitas gravações ocultas das conversas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 23.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, a definição acima corresponde a qual dos três tipos de métodos de pesquisa psicolinguística?
	
	A
	método experimental.
	
	B
	simulação cognitiva.
	
	C
	método progressivo.
	
	D
	método observacional.
Considere o seguinte trecho de texto: 
“[...] o nosso meio de comunicação pela palavra é entendido como fruto cultural evolutivo humano [...]. Seja como for, a linguagem humana é fruto da biologia e da cultura. A biologia cuida dos mecanismos da fala, enquanto a cultura inventa as palavras, as quais evoluem no sentido cultural. Assim é possível que as palavras revelem algo de nossa origem”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: FORATTINI, O. P. O ser e ser humano. São Paulo: Edusp, 2000. p. 89,90. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem
sobre a linguagem humana, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A linguagem é uma faculdade psicológica apoiada em um suporte biológico.
“Publicações mais recentes sinalizam a necessidade de inclusão, no quadro dos problemas abordados pela Psicolinguística, de temas como a comunicação intercultural, entre outros. Com essa diversidade de assuntos, é natural que se faça interseções e até mesmo superposições dos problemas que tradicionalmente pertencem à psicologia cognitiva, à Linguística, ao campo da inteligência artificial e à Pragmática”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 22.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, com as diversas possibilidades de abordagem, a Psicolinguística tem se tornado mais:
	
	A
	filosófica.
	
	B
	mística.
	
	C
	alegórica.
	
	D
	eclética.
No desenvolvimento que a Linguística observou no decorrer do século XX, a relação entre fato linguístico e fato social ganha novos contornos, de tal modo que as relações sistemáticas, embora no horizonte das novas disciplinas nascidas como subáreas da Linguística, deixam de ser o parâmetro único para construção dos objetos de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. O estudo da Linguística Aplicada no campo das ciências da linguagem e o ensino da escrita. <http://www.abralin.org/revista/rv7n2/10-Manoel-Luiz[1].pdf>. Acesso em 09 mar. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre a diferenciação entre Linguística e Psicolinguística, marque a afirmação correta no que tange ao objeto de estudo de cada uma dessas ciências da linguagem:
	
	A
	O objeto de estudo da Linguística é o sujeito falante, enquanto que a Psicolinguística estuda a materialidade da linguagem.
	
	B
	O objeto da Linguística é a análise dos elementos formais da linguagem humana, enquanto que a Psicolinguística se volta aos processos cognitivos de produção e compreensão da linguagem.
Nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
APOL SEMANTICA
“De um modo geral, pode-se dizer que os gêneros narrativos modernos (romance, conto, crônica, roteiro de cinema etc.) são da família do gênero épico, pois contam uma história ficcional; tendo como elementos básicos em sua estrutura o enredo, as personagens, o tempo e espaço narrativo, número de conflitos, desenvolvimento da ação, interiorização psicológica etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Simone Luiza Guimarães. <http://www.webartigos.com/artigos/generos-literarios/59679/>. Acesso em 17 mar. 2016.
Considerando o estudado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre os textos ficcionais, é correto afirmar que a ficção pode ser definida como...
	
	A
	o mesmo que o conceito de “literário”.
	
	B
	uma mentira desvinculada da realidade.
	
	C
	fruto da imaginação, que visa criar uma imagem da realidade.
A [Análise do Discurso Crítica] ADC estuda as interações sociais a partir da análise de textos. Não se trata de um estudo puramente sociológico, no entanto, nem de uma abordagem exaustivamente linguística dos textos. A [Análise do Discurso] AD como um todo se insere no limiar entre esses dois pontos, buscando a relação do elemento linguístico com o elemento social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Lucas Piter Alves. A ADC Faircloughiana: Concepções e reflexões. http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao20/ensaios/003.pdf>. Acesso em 29 nov. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, assinale a alternativa que está de acordo com os princípios que norteiam as pesquisas na Análise do Discurso Crítica — ADC.
	
	A
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a investigação de problemas de cunho sociodiscursivos, a interdisciplinaridade e o interesse em desnaturalizar o funcionamento ideológico de textos.
“É importante notar que as convenções discursivas naturalizadas são um mecanismo muito eficaz de perpetuar e reproduzir dimensões ideológicas e culturais da hegemonia. O autor afirma que ‘quem possui a capacidade de moldar ordens do discurso e práticas discursivas pode deter a hegemonia cultural’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Gisele M. M. Discurso, linguagem e mídias: Contribuições para a educação musical. Modus, ano 8, n. 12, p.41-55, maio 2003. p. 43.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação ao conceito de ideologia, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Ideologia é o estudo das maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar as relações de dominação social
"Quando me refiro a uma linguística crítica, quero, antes de mais nada, me referir a uma linguística voltada para questões práticas. Não é a simples aplicação da teoria para fins práticos, mas pensar a própria teoria de forma diferente, nunca perdendode vista o fato de que o nosso trabalho tem que ter alguma relevância. Relevância para as nossas vidas, para a sociedade de modo geral".
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: SIGNORINI Inês. Resenha do livro: RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e questão ética. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200011>. Acesso em 25 nov. 2016.
 
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade em relação à Linguística Crítica, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O objetivo da linguística crítica era investigar a forma como os seres humanos aprendem a linguagem quando são pequenos.
	
	B
	A Linguística Crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas.
“É a Semântica, que se preocupa justamente com os sentidos adquiridos pelas palavras ou lexias ou pelos seus agrupamentos. [...] A lexia se compõe de vocábulos, cuja natureza de elementos que a compõe é chamada de morfema. Esse morfema possui duas caracterizações, um lexema, como unidade constitutiva de significados e um ou mais gramemas, que são os indicadores de função. No caso da lexia cunhado, o lexema é cunhad e o gramema de gênero é o”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÀ, Edmilson José de. Entre (linhas) entre palavras. <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/25/artigo185930-1.asp>. Acesso em 16 mar. 2016.
Levando em consideração os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre o sentido lexical, é correto afirmar que o significado está presente...
	
	A
	na raiz ou radical primário