Buscar

Transtornos de Ansiedade

Prévia do material em texto

Professora Inês Carneiro
Transtornos de Ansiedade
Ansiedade: 
Sensação de apreensão surgida em resposta a uma ameaça desconhecida, vaga, interna e de origem conflituosa. Essa sensação vem sempre acompanhada de sinais somáticos indicativos de sistema nervoso autônomo hiperativo, tais como dores de cabeça, palpitações, alterações respiratórias, dores no peito, dores abdominais, ânsias de vômito, etc...
Ansiedade e Medo: 
A ansiedade é diferente do medo, outra sensação comum em alguns transtornos desse grupo, as fobias. O medo pode apresentar sintomas parecidos aos da ansiedade, mas acontece sempre em resposta a uma situação ameaçadora externa e definida.
Normalidade e Patologia: 
Ansiedade e Medo, enquanto sinais de alerta para situações ameaçadoras, de origem interna ou externa, conhecida ou desconhecida, têm função adaptativa. Nesse sentido, nem sempre são considerados sintomas de uma patologia psíquica. O limite entre essas duas dimensões varia de caso a caso e não é facilmente definível. Considera-se que uma ansiedade ou medo se torna patológico quando afeta o indivíduo de forma dolorosa e altera significativamente seu modo de enfrentar as situações da vida diária, tais como o trabalho, lazer e relacionamento com as pessoas mais próximas. Essa avaliação é feita pela própria pessoa, seus familiares e o médico, e pode haver divergências quanto ao grau de significação desse quadro.
Etiologia ou hipóteses etiológicas:
As explicações a respeito da causa e dinâmica da ansiedade variam conforme as correntes teóricas que a abordam. Há explicações biológicas, psicodinâmicas, comportamentais – cognitivas, existenciais, etc.
Tratamentos:
 As formas de tratamento e intervenção sobre os transtornos de ansiedade também variam conforme a orientação do profissional que conduza o tratamento. Profissionais médicos costumam trabalhar com as terapias farmacológicas e psicoterapias de orientação variadas, podendo eles mesmos conduzir a psicoterapia ou trabalhar junto a outros profissionais.
A classificação:
 Varia um pouco conforme o instrumento utilizado seja o CID-10 ou o DSM-IV. Mas os principais transtornos são descritos em ambos os manuais.
Transtornos de ansiedade - DSM-IV:
Transtorno de pânico 
Transtorno de pânico com Agorafobia
Agorafobia sem história de transtorno de pânico.
Fobia específica
Fobia Social
Transtorno obsessivo compulsivo
Transtorno de estresse pós-traumático
Transtorno de estresse agudo
Transtorno de ansiedade generalizada.
Transtorno de ansiedade devido a uma condição médica geral
Transtorno de ansiedade induzido por substância
Transtorno de ansiedade sem outra especificação.
Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes – CID-10
A CID-10 trabalha com uma categoria geral intitulada “Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes”. Nessa categoria encontramos todos os transtornos de ansiedade definidos pelo DSM-IV, mas também algumas outras que o DSM-IV apresenta de forma isolada (transtornos de ajustamento, dissociativos e somatoformes). 
1 - Os transtornos ditos ansiosos (DSM-IV) aparecem no CID agrupados da seguinte maneira:
Transtornos fóbico-ansiosos.
Agora fobia – com ou sem T. de pânico.
Fobias sociais
Fobias específicas
Outros transtornos de ansiedade.
T. de pânico.
T. de ansiedade generalizada.
T misto de ansiedade e depressão.
T. Obsessivo compulsivo.
T. com predomínio de pensamentos obsessivos e ruminações.
T. com predomínio de atos compulsivos.
T. mistos (pensamentos obsessivos e atos compulsivos)
Reação à estresse grave.
Reação aguda ao estresse (similar ao diagnóstico de T. de estresse agudo)
T. de estresse pós-traumático.
OBS: – Os outros transtornos dessa categoria serão abordados separadamente, não sendo alvo dessa aula.

Continue navegando