Buscar

economia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 1
Aluna: Vanessa de Oliveira Gonçalves	
Quais foram as primeiras medidas adotas pela Coroa portuguesa para explorar as novas terras colonizadas?
R: A primeira medida foi enviar , em 1530, o fidalgo Martim Afonso de Sousa como líder de uma expedição que percorreu todo litoral do Brasil e, ainda fundou nossas duas primeiras vilas: São Vicente e Piratininga, a futura cidade de São Paulo.
A segunda decisão de D.João III foi “fatiar” todo o território brasileiro em 15 imensos lotes, cada um com cerca de 300 quilômetros de largura e distribuí-los entre heróis de navegação e alguns burocratas graduados.
Qual foi o primeiro modelo econômico adotado pelos colonizadores?
R: Plantation é o nome dado a um modelo de organização econômica em que se destacam quatro aspectos principais: latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava e produção voltada para o mercado externo. Durante o período colonial brasileiro, este foi o modelo adotado em larga escala, sendo a cana-de-açúcar o principal produto cultivado até meados do século 18.
Explique qual o sentido que se assume ao pensar em ciclos econômicos no período pré-industrial brasileiro. 
R: Durante o século XVI, o pau-brasil, a cana-de-açúcar e a pecuária motivaram a ocupação do território brasileiro. A necessidade de mão de obra para trabalhar nas lavouras e no beneficiamento da cana-de-açúcar levou a criação das bandeiras e essas expedições possibilitaram que Portugal estendesse seu domínio para o interior e também possibilitaram a descoberta de áreas de extração de metais e pedras preciosas.
Quais foram os três ciclos agroexportadores brasileiros?
R: Ciclo do Açúcar, do ouro e do café
O que é plantation?
R: Plantation ou Plantação é um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão de obra escrava.
Por que o Ciclo do Ouro foi importante para a Coroa Portuguesa?
R: Com a exploração do ouro, os portugueses desenvolveram um rígido sistema de tributação, em que os mineradores deveriam pagar um quinto da produção aos cofres reais.
Por que a Corte portuguesa fugiu para o Brasil?
R: A partir de 1795, Napoleão Bonaparte começa a dominar a Europa. Com a maior parte do continente em suas mãos, só restava a Inglaterra como único inimigo ainda de pé. Com isso, a França decretou o Bloqueio Intercontinental em que queria suspender o fluxo comercial da Inglaterra com o resto da Europa. 
Portugal se viu numa briga de gigantes: De um lado poderia ser invadido pelos franceses e de outro dependia dos ingleses. Fazendo assim com que a corte fugisse para o Brasil.
Quais foram os benefícios para o Brasil com a vinda da Corte?
R: Algumas mudanças foram adotadas, dentre elas: Abertura dos portos às nações amigas, o que colocou o país no mercado mundial; A criação de instituições de ensino superior; A instalação da Biblioteca Real, hoje Biblioteca Nacional; A abertura de estradas; A liberação da atividade de imprensa e a criação do Banco do Brasil, em 1808.
Qual a importância estrutural do ciclo do café para o Brasil?
R: O ciclo do café levou a uma transformação do modo de produção brasileiro, mas, tendo começado como mais um ciclo de exportação de bem primário. Em consequência da economia cafeeira, o Brasil deixou o modo de produção colonial para trás e ingressou na era do capitalismo industrial.
Escreva sobre a importância econômica da transição do trabalho escravo para o trabalho livre
R: A transição do trabalho escravo para o livre foi feita em várias etapas. A primeira delas em 1850 com A Lei Eusébio de Queiroz, que proibiu o tráfico negreiro. Em 1840 o governo brasileiro passou a subsidiar a vinda de europeus e japoneses, fornecendo passagens grátis e outras vantagens. Em 1888 foi promulgada a lei Áurea que aboliu definitivamente a escravatura. Todas essas mudanças provocaram o surgimento de dois elementos fundamentais no sistema capitalista: Um mercado de trabalho assalariado e consequentemente um mercado consumidor. Agora os fazendeiros poderiam passar a investir em seu capital- que antes era usado para adquirir escravos- em terras.
Cite alguns dos avanços da segunda metade do século XIX.
R: A construção de ferrovias: Para escoar a produção de café, a princípio com capital inglês e, depois, também com investimentos dos próprios cafeicultores paulistas.
O avanço tecnológico: Que se fez visível na lavoura com a implantação de máquinas para beneficiamento do café e com a substituição dos velhos engenhos pelas usinas no Nordeste.
A formação de um sistema de crédito: Com bancos comerciais e outras instituições capazes de proporcionar o crédito necessário a novos empreendimentos.
Explique a crise do encilhamento. 
R: Em 1890, Rui Barbosa estabeleceu que os créditos bancários não seriam mais cobertos por metais preciosos e, sim, por títulos de dívida. A economia brasileira tornou-se uma grande casa de apostas, em que a especulação corria solta: Empresas surgiam da noite para o dia, muitas delas sem nenhum cunho produtivo, tendo como único objetivo vender suas próprias ações. Em apenas um ano a inflação disparou, a economia entrou em colapso, Barbosa teve que deixar o cargo e o próprio Marechal Deodoro renunciou. 
O que era a política fé com leite?
R: A política do café com leite foi uma estrutura de poder empregado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos  cafeicultores e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país.
Explique o PSI (Processo de substituição de importação).
R: O Processo de Substituição de Importações surge do declínio cafeeiro, uma vez quem o país dependia das exportações e o bom resultado era ligado às condições do mercado internacional do café, incluindo seu preço, as oscilações do crescimento mundial e crises de outros países. Como o café era a principal exportação do país, quando houve a crise na economia mundial, o governo teve que agir para que não 
houvesse mais perdas.
Como foi a política cambial do governo Dutra?
R: Levou um aumento explosivo das importações (115% em 1946-1947) e queimou rapidamente as reservas internacionais acumuladas durante a Segunda Guerra Mundial. Para reequilibrar seu balanço de pagamentos, em 1949, o país é obrigado a recorrer pela primeira vez ao recém-criado Fundo Monetário Internacional (FMI).
Cite duas importantes heranças do governo democrático de Vargas. 
R: A Instrução 70 da Superintendência da Moeda e do Crédito que criou os leilões de câmbio, a segunda medida cambial foi tomada em 1955, já no governo de Café filho- vice de Getúlio, que assumiu após o suicídio deste: era a Instrução 113 da Sumoc, que liberava a importação de máquinas e equipamentos sem cobertura cambial.
O que é plano de metas?
R: O plano tinha esse nome porque estabelecia 30 metas, precisas e especificas, para cinco áreas estratégicas: 1 energia, 2 transporte, 3 alimentação, 4 industria de base e 5 educação. 
Qual o significado da construção de Brasília?
R: A construção de Brasília foi acrescentada depois para ser a 31 meta. Ela representa a entrada do país na modernidade em um grande salto.
Quais eram os motivos da não aceitação de João Goulart na presidência por alguns setores da sociedade?
R: Os militares e setores da sociedade tinham medo da tendência à esquerda política de João Goulart e queriam impedir que ele assumisse a presidência.
O que foi o PAEG e em que ele se baseava?
R: O plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) é considerado o segundo mais bem-sucedido plano de combate à inflação na história brasileira, perdendo apenas para o Plano Real. A receita do êxito do PAEG tinha três ingredientes: 1: Correção monetária; 2 Arrocho salarial; 3 reforma institucional.
O que explica o milagre econômico? 
R: O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” estárelacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco. 
Qual foi a herança do governo Médici para o governo seguinte?
R: “O milagre” esvaiu com a mesma velocidade que empolgou. No ano de 1973, uma crise internacional do petróleo escancarou as fraquezas da nossa economia dando fim a toda empolgação. Na época, o Brasil importava mais da metade dos combustíveis que produzia e, por isso, não resistiu ao impacto causado pela alta nos preços do petróleo. Em pouco tempo, a dívida externa e a onda inflacionária acabou com os sucessos do regime.

Outros materiais

Outros materiais