Buscar

Resumão- 4º BIM- Teoria do Gênese social do direito.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumão- Sociologia 4º Bimestre -Direito/FADAP
Teoria do Gênese Social do Direito 
A busca pelos problemas das origens dos fenômenos sociais, foi o objeto de estudo de sociólogos e etnólogos. Aos iniciadores do método histórico,o estudo consistia na busca pelas essências das origens, da razão profunda do fenômeno. Já a teoria metodológica, tinha como objeto de estudo as sociedades primitivas, entendiam que através da simplicidade de suas origens encontrariam o fenômeno que levariam as suas atuais complicações e complexidades de fenômenos próximos ou paralelos. 
Antes do século XIX ter inaugurado a sociologia e a etnologia, a origem do direito foi abordada por numerosas teorias, dentre elas destacamos o jusnaturalismo, o contratualismo e a teoria teológica. É explicado também através das teorias de Marx, Darwinismo social e da tese sociológica da antecedência do direito sobre o Estado. 
Explicando as três posições tradicionais:
TEORIA JUSNATURALISTA: Direito emanado do próprio homem, a origem do direito coincide com a do homem e até com a própria natureza física. Combinada com a teoria teológica, o conceito jusnaturalista se vai para uma concepção de que o direito natural é um sopro ético que uma divindade concebeu a sua criação. Nesse caso é considerado o verdadeiro direito, pois o direito nasceu junto com o homem. Porém articulada com o contratualismo, a ideia do direito natural se da ao homem a partir de suas primeiras razões, uma vez que as leis do direito tenha por fundamento a razão humana. O jusnaturalismo sendo dualista em matéria jurídica fica a origem do problema do direito humano, do direito positivo. Na concepção dos jusnaturalistas o direito positivo teria surgido de alguma queda original do homem, momento em que o direito natural separa sua essência do direito positivo, para somente virem a unir-se em algum momento em que tivesse que se obter novamente algo no futuro como promessa de salvação. 			
TEORIA CONTRATUALISTA: Interpretação racionalista do mundo social e surgimento dos primeiros Estados. Para os contratualistas antes do contrato social está sob o direito natural aquele que está inscrito em a natureza das coisas ou nas leis inseparáveis a razão humana. A razão inicial de criação de uma ordem humana foi o contrato social, que se sobrepunha a ordem natural das coisas, logo o contrato social sendo o criador do direito positivo que acompanha o direito natural. O maior afastamento dos princípios das leis naturais parte das instituições humanas , ou seja, o direito positivo é tachado como injusto. 												
TEORIA TEOLÓGICA: Origens e baseamentos nas leis divinas, independente de qual caminho a procedência sobrenatural das instituições é a mesma. Para De Bonald e De Maistre as instituições foram presentes que Deus fez aos homens, assim o direito não podendo fugir desta origem, deve-se também a Deus a origem do Direito. 
Pressuposto de Marx e influências de Darwin sobre o Direito
MARX:
A premissa do direito começa com as transformações sociais e econômicas que deram origem as sociedades de classes, origem da separação dos homens em opressores e oprimidos. Para garantir a superioridade dos detentores da propriedade privada, surgiu o Estado como instrumento da violência organizada, a partir disto, para que a dominação da classe possuidora sobre os despossuídos fosse regulada, foi criado o direito. 
DARWIN: 
Para o campo das ciências sociais uma das teorias darwinianas foi objeto de inspiração para a explicação do gênese do direito. A teoria usada foi a da “luta pela vida”, caracterizando a sobrevivência dos mais fortes sobre os mais fracos, isto interpreta o jogo das circunstâncias humanas nos termos bélicos de uma luta pela dominância (hegemonia), o darwinismo social.
Podemos resumir as origens do direito em duas posições; I- a teoria da luta de raças, II- a teoria da luta de grupos ou povos.
Enfatiza o fator luta de raças no processo de formação do Estado e da regulamentação jurídica a que há de fazer apelo para a dominação dos vencidos. 
Enfatiza as origens dos fenômenos sociais, particularmente a origem do Estado. Não se pode conceber o Estado sem uma organização jurídica, um direito organizado em bases estatais. 
Teoria sociológica da antecedência do direito sobre o Estado. 
Depois que a sociologia jurídica encontrou sua fundamentação positiva, as ideias sociológicas do direito puderam se libertar da tradicional perspectiva juspolítica (políticas sociais) e procurar nas inter- relações sociais o fundamento empírico (baseado na experiência) da regulamentação jurídica, concluindo sobre sua antecedência sobre o fenômeno político do Estado. 
Os herdeiros do positivismo se baseiam nessas ideias, quando assinalam que sua identificação entre o Estado e direito só se verifica quando o direito está aparelhado (preparado;disposto;apto) dos órgãos de sua aplicação ( Estado garante órgãos para isso). Ex: O direito internacional é considerado um direito primitivo pois não há órgão que garanta sua aplicação. 
Nardi Grego nos da três definições as causas geradoras do direito :
 
CAUSAS CONDICIONADAS: A produção; os fatos sociais tem que surgir para que os juristas criem normas para determinado caso. 														
 CAUSAS EFICIENTES: Atividades psíquicas individuais determinadas pelos sentimentos; temor ; atividades psicossociais referentes a reações coletivas; faculdades intelectuais- reflexão sobre os efeitos das reações coletivas. 	
CAUSA TELEOLÓGICA( intelecto): Economia; família social cultural. 
Para Nardi Greco, o surgimento do direito está diretamente ligado a produção humana, a sua cultura e a seus anseios e evoluções.

Outros materiais