Buscar

Parcelamento de Débitos Tributários

Prévia do material em texto

PARCELAMENTO
- O parcelamento será concedido na forma e condição estabelecidas em LEI ESPECÍFICA do membro com competência para a instituição do tributo. - Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário não exclui a incidência de juros e multas.
- Para o STJ, os benefícios da denúncia espontânea só ocorrem quando há pagamento, e não parcelamento.
- Há 2 leis específicas: a lei geral de parcelamento (trata genericamente do parcelamento de créditos tributários no âmbito da respectiva esfera) e a lei que tratará especificamente do parcelamento dos débitos da empresa em recuperação judicial. Caso o ente não edite a 2ª lei específica, surgirá o direito de utilizar a lei geral de parcelamento do ente, não podendo, neste caso, ser o prazo de parcelamento inferior ao concedido pela lei federal específica. Exemplo:
A CONCESSÃO DE PARCELAMENTO IMPEDE O ENCAMINHAMENTO AO MP DE REPRESENTAÇÃO FISCAL PARA FINS PENAIS RELATIVAS AOS CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA (art. 83 da Lei 9;430/96). O pedido de parcelamento deve ter sido formalizado antes do recebimento da denúncia criminal.
O parcelamento tributário pode ser autônomo ou heterônomo. Abrange tanto causa de suspensão do crédito tributário (do dever de pagar o crédito tributário) como causa de suspensão do crédito ainda em constituição (do dever de cumprir a obrigação tributária). O parcelamento tributário consiste na prorrogação do prazo para pagamento do tributo em mais de uma prestação. O parcelamento autônomo consiste na prorrogação do prazo para o pagamento de tributos em prestações, um benefício que somente pode ser concedido pela pessoa jurídica de direito público competente para instituir o tributo a que se refira. O parcelamento heterônomo, consistente na prorrogação do prazo para o pagamento de tributos em prestações, concedido por pessoa jurídica de direito público distinta daquela competente para instituir o tributo a que se refira, é instituto não recepcionado pela Constituição de 1988. Essa modalidade de parcelamento tributário não observa os ditames da atual Constituição, a qual não criou hierarquia jurídica entre os entes da federação brasileira (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), que possuem autonomia enquanto atuem dentro de suas esferas de competências atribuídas pela Constituição.
o parcelamento do seu débito tributário, ele está reconhecendo sua dívida, com isso, será interrompido o prazo prescricional, e consequentemente a exigibilidade do crédito tributário será suspensa. Caso aja descumprimento do acordo do parcelamento, a exigibilidade do crédito tributário continuará de onde parou, e o prazo de cinco anos que o Fisco tem para o exercício da pretensão executiva, ajuizando ação de cobrança, recomeçará no momento que o devedor deixar de cumprir o acordo celebrado. Se não fizer dentro do prazo ocorrerá à extinção do crédito tributário.

Continue navegando