Buscar

NÍVEIS DE PREVENÇÃO

Prévia do material em texto

NÍVEIS DE PREVENÇÃO (SARAH) 2
PREVENÇÃO TERCIÁRIA:
É caracterizada por ações que tem como objetivo a reabilitação do indivíduo, limitar a progressão de doenças e evitar suas complicações. Além disso, promover a adaptação as sequelas e a redução de sua incapacidade a fim de reajustar o paciente para uma boa condição de vida. 
Fazem parte dessas medidas de reabilitação da prevenção terciária: a fisioterapia, fisiatria, a terapia ocupacional e a colocação de próteses, por exemplo. 
PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: 
Trata-se de um nível de prevenção recentemente introduzido, é vulgarmente conhecida como "o 5º nível". Apesar de desconhecida ou não aceita por muitos, esse nível de prevenção é baseado num conjunto de evidências de um contexto muito atual.
A prevenção quaternária tem como objetivo:
Evitar o excesso do intervencionismo médico e suas consequências ou iatrogenia que se refere a efeitos adversos causados por tratamento médico; 
Detectar indivíduos em risco de sobre tratamento, para os proteger de novas intervenções médicas inapropriadas;
Sugerir alternativas eticamente aceitáveis de maneiras de curar sem trazer danos;
Capacitar os usuários, enquanto consumidores de cuidados da saúde quanto ás implicações individuais, sociais, econômicas do consumo inapropriado;
Enfatizar a importância de analisar as decisões clínicas, como no emprego dos métodos de diagnósticos e tratamento, em prescrições criteriosas, na racionalidade econômica e do ato médico.
Em síntese, esse nível preventivo visa, de forma genérica, evitar ou diminuir o excesso de intervencionismo médico, ou seja, evitar diagnósticos, exames e tratamentos desnecessários.

Continue navegando