Buscar

BIOMECÂNICA Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

½ BIOMECÂNICA 
“As fibras musculares são compostas por diversas finas tiras denominadas miofibrilas”. As miofibrilas contem proteínas contrateis da fibra muscular e apresentam uma estrutura característica. “Cada miofibrila apresenta 1 a 2 cm de diâmetro e é composta por muitos miofilamentos”.
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTORICOS E CONCEITUAIS, os dois tipos de miofilamentos são:
D- Actina e miosina. (os filamentos de actina e miosina são os responsáveis pela geração de uma conexão física entre as estruturas do sarcômero (pontes cruzadas), geração da tensão e, por consequência, do movimento)
2/2BIOMECÂNICA 
“Podemos definir o esqueleto como o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo animal e desempenhar várias funções. Por sua vez, os ossos são definidos como peças rijas, de número, coloração e forma variáveis e que, em conjunto, constituem o esqueleto”.
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTORICOS E CONCEITUAIS, o esqueleto possui importantes funções mecânicas como:
B- dar sustentação ao corpo, proteger e facilitar os movimentos.(o esqueleto possui importantes funções mecânicas, como dar sustentação ao corpo, proteger e facilitar os movimentos. A função de movimentos é de grande interesse para a área da atividade física, pois o esqueleto funciona como um grande conjunto de alavancas que, presas ao tecido muscular, multiplicam sua força gerando torques ao redor das articulações e permitindo movimentos potentes e eficientes, como aqueles necessários para nossa locomoção ou para práticas de atividades diárias e esportivas)
½ BIOMECÂNICA
“Em contraposição a um corpo rígido, a estrutura biológica do corpo humano permite a produção de força através da contração muscular, que transforma o corpo num sistema independente e assim acontece o movimento”.
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, as quatro características do tecido muscular são:
D- contractilidade, extensibilidade, elasticidade e irritabilidade.(Além de produzir tensão (contração), o tecido muscular apresenta outras capacidades,como a extensibilidade, a elasticidade (poder ser deformado e voltar ao tamanho original, respectivamente) e a irritabilidade(capacidade de responder a um estímulo)como suas quatro características fundamentais”).
2/2BIOMECÂNICA
“Alguns estudos apontam para o fato de a linearidade ocorrer com maior intensidade em contrações isométricas, o que não acontece sob contrações dinâmicas”.
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, a contração muscular isométrica é aquela em que...
E- o músculo se mantém constante durante toda a atividade e não altera o ângulo da articulação. “Um outro tipo de contração que o tecido muscular pode executar é a contração isométrica. Neste tipo o tamanho do músculo observado não se modifica, não vemos alongamento ou encurtamento do tecido, pois ele se mantém constante ao longo de toda atividade. A contração isométrica é muito útil quando falamos de manutenção de postura, equilíbrio e execução de atividades explisivas”.
½ BIOMECÂNICA
“Aristóteles foi um filósofo grego, apresentou escritos que abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia”.
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, sobre as principais contribuições de Aristóteles para a biomecânica, são corretos afirmar que:
E- Aristóteles foi o responsável por fornecer as primeiras descrições cientificas das funções e das ações musculares, dos ossos e do movimento como um todo. “Aristóteles, considerado como o pai da cinesiologia, foi o responsável por fornecer as primeiras descrições cientificas das funções e das ações musculares, dos ossos e do movimento como um todo. Foram importantes seus estudos sobre a locomoção – primeiramente, dos animais – e suas preocupações em relatar que a vida poderia ser descrita de forma mecânica”.
2/2 BIOMECÂNICA
‘“Galileu Galilei é considerado um dos ‘pais’ da biomecânica em razão de sua ampla contribuição no desenvolvimento de inúmeros conceitos aplicados às análises cinemáticas ‘movimentos’ e cinéticas ‘forças’ “.
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, contribuições de Galileu Galilei para a Biomecânica.
Desenvolveu o sistema de coordenadas cartesianas, além de ser o primeiro a realizar uma análise matemática de uma onda mecânica. (errado foi WILLIAM HARVEY)
Analisou biomecanicamente o salta humano, a marcha de cavalos e insetos, assim como o mínimo movimento que permitia um corpo boiar.
Desenvolveu a balança hidrostática, a teoria do movimento uniforme, a teoria dos projéteis, teoria do plano inclinado e a definição de momento ou torque, conceitos que, no futuro, possibilitaram o desenvolvimento da mecânica newtoniana.
Sintetizou a mecânica por meio de suas leis, baseando-se nos conceitos inicIados por Kepler e descartes.(errado foi ISAAC NEWTON –KEPLER, GALILEU E DESCARTES )
D F-V-V-F
1/2 BIOMECÂNICA
“O atual desenvolvimento da biomecânica é expresso pelos novos procedimentos e técnicas de investigação, nas quais podemos reconhecer a tendência crescente de se combinar várias disciplina cientificas aplicadas à análise do movimento”.
Os dinamômetros são equipamentos extremamente uteis para a avaliação da força muscular. Um desses equipamentos tem a capacidade de medir as forças de ração do solo e, por consequência, permite observar a interação do indivíduo com sua base/superfície de opoio. Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base.
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, esse tipo de equipamento que mede as forças de ração do solo é...
D a plataforma de força. ( usada para avaliação das forças de reação do solo (FRS), é um instrumento que funciona baseado na terceira Lei de Newton, na qual qualquer aplicação de força gera uma reação igual, mas no sentido contrário. A plataforma é capaz de avaliar essa força de reação)
2/2 BIOMECANICA
Para avaliar a capacidade com que os músculos serão ativados, é utilizado um conjunto de técnicas que permite a captura, a amplificação, a gravação e a interpretação dos sinais gerados nas unidades motoras musculares. 
BIOMECÂNICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, esse conjunto de técnicas é chamado de...
B- eletromiografia. (para que essas informações possam ser captadas e analisadas, ao longo dos anos foram desenvolvidos diferentes equipamentos, técnicas e procedimentos que nos permitem observar o fenômeno da ativação elétrica muscular. Esse conjunto de ações recebe o nome de ELETROMIOGRAFIA, o qual permite o registro dos sinais elétricos musculares, possibilitando a análise da atividade muscular durante o movimento”.)

Outros materiais