Buscar

Avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Com relação aos modelos dos SIG e SAD, analise as afirmativas abaixo:
I - Representam a aplicação dos conceitos de informação e tecnologia para as transações rotineiras, repetitivas, e geralmente, transações empresariais comuns, mas críticas para as funções diárias da empresa;
II - Tem por objetivo ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização;
III - Oferecem suporte computacional aos gerentes durante o processo decisório, tendo acesso a por exemplo um pacote de planilhas eletrônicas para realizar análise e simulação do  impacto de orçamentos de propaganda no lançamento de novos produtos;
 Estão corretas:
		
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	I e III
	 
	II e III
	
	Nenhuma está correta
	
	 
	Ref.: 201602896916
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas e marque (V) para Verdadeira(s) ou (F) para Falsa(s). I. Sem a ampla capacidade de imaginar e projetar os novos conceitos de negócios com o uso de tecnologia da informação, as empresas fracassam na criação do futuro, não porque sejam incapazes de predizê-lo, mas porque não conseguem imaginá-lo tão rapidamente como ao serem auxiliados pelas Tecnologias de Informação. II. As empresas dos mais diversos portes utilizam as ferramentas de TI na resolução de seus problemas administrativos. Um dos sistemas de informação em utilização, geram dados para uso futuro, prospectando cenários de longo prazo e avaliando possibilidades diversas. III. A medida que os sistemas de informação se desenvolvem, avançam e prospectam novas áreas de atuação dentro das organizações, pode-se dizer que num futuro próximo, estes substituirão os seres humanos em todos os seus aspectos dentro das empresas. A alternativa que representa a sequência correta é:
		
	
	(V), (F) e (V);
	 
	(V), (F) e (F);
	
	(F), (V) e (V);
	
	(F), (F) e (V).
	 
	(V), (V) e (F);
	
Explicação:
 A afirmativa III é a única FALSA pois, mesmo com todo o desenvolvimento e avanço dos sistemas de informação, principalmente nas novas áreas de atuação dentro das organizações, eles NÃO substituirão os seres humanos em todos os seus aspectos dentro das empresas. A tendência é que os sistemas de informação com o uso da Inteligência Artificial (IA), os Sistemas Especialistas, cada vez mais, simularão o raciocínio de um profissional especialista ("expert") em alguma área de conhecimento específica.
 
	
	 
	Ref.: 201605225122
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os Sistemas de Informação, auxiliam nos processos de tomada de decisão, e devem ser adaptados às realidades, em que estão inseridos. Os responsáveis pelas áreas estratégicas, precisam de informações precisas e específicas para suas demandas, pois o fator tempo, na maioria dos casos, é ínfimo. Para esse nível de decisão empresarial qual o sistema mais adequado?
		
	
	Sistemas de Informação Gerencial.
	 
	Sistemas de Apoio à Decisão.
	
	Sistemas Especialistas.
	 
	Sistemas de Informação para Executivos.
	
	Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo.
	
Explicação:
SIE é o SI responsável pelas áreas estratégicas, adotadas pelos executivos. 
	
	 
	Ref.: 201603004924
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os sistemas colaborativos, aumentam as comunicações e produtividades de equipes ou grupos de trabalho. Logo, um bom exemplo para os sistemas colaborativos são:
		
	
	O Marketing da empresa.
	 
	Os Recursos Humanos.
	
	O Sistema Financeiro adotado.
	 
	As Videoconferências para realizar reuniões e coordenar suas atividades.
	
	Os projetos de uma organização.
	
Explicação:
De acordo com as opções da questão presente, a única que de fato, se refere ao Sistema Colaborativo, é a Vídeoconferência. 
	
	 
	Ref.: 201603324851
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise a frase abaixo e responda: Um dos maiores desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as organizações e seus gestores. Porque Os sistemas de informações não dependem somente de informática ou tecnologia para serem elaborados, dependem sim de conhecimentos administrativos e operacionais.
		
	
	A primeira frase e falsa e a segunda frase verdadeira
	 
	As duas frases sao verdadeiras
	
	As duas frases sao verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	A primeira frase e verdadeira e a segunda frase falsa
	 
	As duas frases sao verdadeiras mas a segunda nao justifica a primeira
	
	 
	Ref.: 201603303783
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os Sistemas de Processamento de Transações ou SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização. Avalie as afirmações sobre este tipo de sistema:
Como resultados de um Sistema de Processamento de Transações (SPT) temos a geração de  relatórios e gráficos que que permitem monitorar, a partir de determinados indicadores, uma determinada área. Esses relatórios podem ser programados previamente ou podem ser gerados por demanda , que são emitidos mediante solicitação.
Entre os tipos de aplicação  de um Sistema de Processamento de Transações temos o processamento de pedidos, controle de estoque, expedição, contas a pagar e receber .
Os Sistemas de Processamento de Transações  ajudam os gerentes do nível tático e estratégico de uma organização em decisões semi-estruturadas, ou seja, decisões com um nível maior de subjetividade quando comparado a um problema estruturado.
Em um Sistema de Processamento de Transações, os dados são primeiramente coletados por pessoas ou sensores que são inseridos no computador por meio de algum dispositivo de entrada. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online.
Um Sistema de Processamento de Transações permite a análise de variações hipotéticas, pois permite  determinar o impacto que uma mudança nas suposições (dados de entrada) causa sobre a solução proposta.
Está correto o que se afirma em:
		
	 
	II e IV.
	 
	I e IV.
	
	III e IV.
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	 
	Ref.: 201603087860
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A/O __________________ de um sistema de informação é responsável pelo registro ou coleta de todos os dados gerados nas empresas em suas atividades diárias, tanto internas quanto externas; A/O__________________ é o combustível para mudanças estratégicas necessárias à evolução natural da estrutura organizacional da instituição; Um sistema_____________ é aquele que sofre influência apenas de fatores internos da organização; A/O _____________é qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Assinale a resposta correta:
		
	
	Entrada; informação; aberto; dado
	 
	Entrada; informação; fechado; dado
	
	Informação; dado; fechado; entrada
	
	Entrada; dado; fechado; informação
	
	Informação; aberto; entrada; dado.
	
	 
	Ref.: 201603004284
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual das funções abaixo não corresponde ao papel que os Sistemas de Informação podem desempenhar para uma organização?
		
	
	Suporte à tomada de decisões de seus gerentes.
	 
	Suporte técnico para o desenvolvimento de programas.
	
	Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva.
	
	Suporte à tomada de decisões de seus funcionários.
	
	Suporte de seus processos e operações.
	
Explicação:
Os Sistemas de Informação desempenham 03 papéis fundamentais em qualquer tipo de organização, uma vez que eles apoiam os 03 níveis organizacionais.Em outras palavras, os sistemas de informação dão suporte aos níveis operacional, gerencial e estratégico.
Como abordado no conteúdo das aulas, segundo o autor O´Brien, os principais papéis dos sistemas de informação são: apoio às estratégias para vantagem competitiva, apoio à tomada de decisão empresarial e apoio às operações e aos processos.
Assim, o único suporte que um sistema de informação não dá é o suporte técnico para o desenvolvimento de programas.

Outros materiais