Buscar

04 FILOSOFIA JURÍDICA

Prévia do material em texto

FILOSOFIA JURÍDICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0136_EX_A1_201502072866_V4 
	29/05/2018 14:23:18 (Finalizada)
	Aluno(a): MARIA LOURDES DE MELLO CASTRO
	2018.1
	Disciplina: CCJ0136 - FILOSOFIA JURÍDICA 
	201502072866
	 
	Ref.: 201504903485
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Não existe uma definição única de Filosofia. Existem diversas definições possíveis acerca de seu significado. 
Entretanto, é possível afirmar que a Filosofia NÃO pode ser definida como:
		
	
	(B) uma sabedoria de vida, na medida em que aprende e ensina a controlar os desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria vida de modo ético e sábio. 
	
	(A) uma visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura, nas quais ela corresponderia ao conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma. 
	
	(C) um esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. 
	 
	(E) uma visão particular de mundo em que predominam os valores e as opiniões individuais.
	
	(D) uma fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. 
	
Explicação:
Filosofia não poder ser entendida como uma visão particular de mundo em que predominam os valores e as opiniões individuais.
	
	 
	Ref.: 201504900395
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A questão da verdade é encarada pelos sofistas como:
		
	 
	produção técnica da racionalidade.
	
	uma prioridade do espírito.
	
	expressão de poder absoluto.
	
	expressão absoluta do conhecimento.
	
	proveniente da divindade.
	
Explicação:
produção técnica da racionalidade.
	
	 
	Ref.: 201504958342
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Correlacione:
(1) Ética
(2) Metafísica
(3) Lógica
(4) Teoria do conhecimento
(A) Aristóteles afirma que é a ciência do ¿ser enquanto ser¿, ou seja, será a ciência que investiga a realidade em seus traços mais abrangentes e universais.
(B) É o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar.
(C) Vem de Éthos, que significa, costumes, hábitos e valores de uma sociedade ou cultura.
(D) Tradicionalmente divide-se em duas grandes correntes gnosiológicas quanto à origem do conhecimento humano que são: Racionalidade e Empirismo.
 
		
	
	1 A, 2 B, 3 C, 4 D
  
	
	1 B, 2 A, 3 D, 4 C;
	
	1 D, 2 C, 3 A, 4 B
  
	 
	1 C, 2 A, 3 B, 4 D; 
  
	
	1 C, 2 B, 3 A, 4 D;
  
	
Explicação:
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética derivada da palavra éthos, originária do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Metafísica é uma das disciplinas fundamentais da filosofia, por tratar de problemas centrais da filosofia teórica. Descreve os fundamentos, as condições, as leis, a estrutura básica, as causas ou princípios, o sentido e a finalidade como um todo ou dos seres em geral.
Lógica é de origem grego, logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio.
A Teoria do conhecimento é construída pelo Racionalismo e Empirismo, ambos possuem uma ligação com as ciências naturais e exatas
 
 
  
	
	 
	Ref.: 201504661245
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando-se o conhecimento metafísico, no que concerne ao conhecimento humano, é CORRETO afirmar que este:
		
	
	partindo da abstração, nega as experiências sensíveis. 
	
	não está ligado às noções de verdade e de ação boa. 
	 
	foge da esfera de atuação da iluminação divina. 
 
	
	ocorre, porque a razão humana é capaz de apreender, muito naturalmente, a essência das coisas. 
	
	não se consubstancia a partir de modelos prototípicos, como pensava Platão.
	
Explicação:
foge da esfera de atuação da iluminação divina. 
	
	 
	Ref.: 201504661088
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considere a seguinte afirmativa: "A filosofia utiliza primordialmente a razão". Essa sentença está CORRETA?
		
	 
	Sim, primordialmente é pela razão que a filosofia ergue suas considerações.
	
	Depende da situação concreta.
	
	Não, em primeiro lugar está a fé.
	
	Sim e não, porque em Filosofia a dúvida está presente e atrapalha tudo.
	
	Não, em primeiro lugar está a sensação, o dado empírico.
	
Explicação:
Sim, primordialmente é pela razão que a filosofia ergue suas considerações.
	
	 
	Ref.: 201504900525
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Tales de Mileto é considerado o pai da filosofia ou o iniciador do pensamento filosófico-científico. Ele foi capaz de calcular a altura de uma pirâmide baseando-se na ideia de cálculo e proporcionalidade, ou seja, através do modo de explicação racional. Com efeito, sua importância na filosofia é inestimável, tendo em vista que:
		
	
	Comprovou que o mito prestava contribuições ao questionamento, à crítica e à correção, tendo em vista sua forma de explicar a realidade com base no sobrenatural, no mistério e no sagrado.
	
	Representou uma permanência para a época, na medida em que defende que os fenômenos devem ser explicados através da religião.
	
	Buscou explicações para a ordem natural fora da "physis", ou seja, distante de causas naturais, vinculadas com a realidade misteriosa e inacessível.
	 
	Significou um novo começo para a história do pensamento, já que parte da razão e da observação na busca das relações entre os fenômenos e acontecimentos mundanos e naturais ao invés de relacioná-los aos deuses.
	
	Identificou que os fenômenos naturais, tudo aquilo que acontece aos homens, são governados por uma realidade exterior ao mundo humano e natural, uma ordem fundada em verdades superiores e misteriosas.
	
Explicação:
Letra E. O surgimento da Filosofia na Grécia Antiga se deve à passagem do pensamento mítico para o filosófico-científico, a partir do qual se verifica a tentativa dos primeiros filósofos na busca de uma explicação do mundo natural (a physis, daí o nosso termo ¿física¿) baseada essencialmente em causas naturais, explicação de mundo estaria, então, no próprio mundo, e não fora dele (em alguma realidade misteriosa e inacessível, o que se revelou de fundamental importância para a construção do pensamento científico do cenário ocidental desde a Antiguidade até os dias de hoje.
	
	 
	Ref.: 201504661087
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise as sentenças abaixo sobre discurso jurídico:
I - O discurso filosófico é estudado de maneira mais aprofundada desde os tempos da democracia grega;
II - Tem por objetivo expressar ideias de forma argumentativa e persuasiva;
III - Tem por característica expressar ideias de forma argumentativa e persuasiva e seus conteúdos se alteram na medida em que são modificados os contextos.
Agora, marque a opção CORRETA:
 
		
	
	Todas estão erradas.
	
	Somente a I e II estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somnete II e III estão corretas.
	
	Somente a I está correta.
	
Explicação:
	Todas estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201504900374
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O valor e a utilidade da filosofia têm sido, não raras vezes, postos sob suspeita. Uma visão acerca do filósofo é que ele divaga e se perde em reflexões sobre questões abstratas, que nada têm a ver com o cotidiano das pessoas. Em relação à natureza e à finalidade da filosofia, é correto afirmar que elas consistem:
		
	
	no respeito ao mero pensar ou do saber viver virtuosamente segundo os critérios morais dos grandes líderes da humanidade, sendo esse, propriamente dito, o sentido categórico da filosofia.na reflexão sobre valores e conceitos, como liberdade e virtude, que faz parte da atividade do filósofo e, nessa medida, a filosofia se apresenta como uma sabedoria prática, que auxilia na orientação da vida moral e política, proporcionando o bem viver.
	
	em um esforço intelectual, em termos gerais, para se interpretar o mundo e os eventos, compreender o próprio homem e iluminar o agir que dele se espera.
	
	em teorias que se contradizem ao longo da sua história, pois os filósofos discordam de tudo e uns dos outros, de modo que o pensamento crítico próprio da filosofia é o de pôr em dúvida toda afirmação, jamais chegando a conclusões.
	
	em um consenso entre os cientistas porque, na investigação filosófica, o filósofo não verifica suas hipóteses baseando-se na observação empírica e, portanto, a filosofia não contribui para o progresso do conhecimento.
	
Explicação:
na reflexão sobre valores e conceitos, como liberdade e virtude, que faz parte da atividade do filósofo e, nessa medida, a filosofia se apresenta como uma sabedoria prática, que auxilia na orientação da vida moral e política, proporcionando o bem viver.

Continue navegando