Apol 2
4 pág.

Apol 2

Disciplina:Adm Estrategica e Analise Economica24 materiais15 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Análise Econômica
Em muitos setores, os produtos são diferenciados entre si. Os consumidores enxergam a marca de cada empresa como algo distinto, diferenciando-se das outras marcas. A marca x de creme dental é considerada melhor que as marcas y, z e t para um grupo de consumidor, devido às características como aroma, consistência e reputação. Esta imagem da marca x melhor que a marca y para este grupo de consumidores se deve a relativa eficácia do creme dental x na prevenção de cáries e, portanto, alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais por este produto.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 422)
O texto acima caracteriza um tipo específico de estrutura de mercado. De acordo com as características das estruturas dos diferentes mercados, o tipo citado no texto se refere a:
Nota: 20.0
	
	A
	Monopólio – porque a marca x é a única marca consumida pelos consumidores.

	
	B
	Concorrência perfeita – porque há poucas empresas de pasta de dente como a x, y, z e t, além de todas ofertarem produtos diferenciados.

	
	C
	Oligopólio – porque há diferenciação de produtos e há apenas uma única empresa no mercado de pasta de dente.

	
	D
	Concorrência monopolística – porque há várias empresas que vendem produtos diferenciados
Você acertou!
Apenas a afirmativa d está correta porque é a definição de concorrência monopolística.
As demais alternativas são incorretas. Em “a”, não existe apenas uma empresa no texto base e, portanto, não se caracteriza um monopólio. Em “b” a definição de concorrência perfeita é justamente o contrário do escrito nesta alternativa, pois há muitas empresas e produtos homogêneos.
Em “c”, a caracterização de um oligopólio é justamente o contrário do que foi escrito nesta alternativa, não é apenas uma empresa, esta definição é de um monopólio. E, por fim, a letra “e” está toda equivocada uma vez que no monopsônio há poucos compradores e, no caso do texto base, as empresas x, y, z e t são todas ofertantes de pasta de dente.
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de Economia: micro e macro. Curitiba: InterSaberes, 2012. cap. 4

	
	E
	Monopsônio – porque há vários compradores de pasta de dente e, portanto, as empresas y, z e t apenas compram da empresa x.

Questão 2/5 - Análise Econômica
A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
Fonte:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df> Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)
 
A partir do texto acima, identifique o nome desta prática de mercado, o tipo de acordo formado entre eles e a denominação deste grupo:
Nota: 20.0
	
	A
	concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.

	
	B
	conluio, definição conjunta de preços e cartel
Você acertou!
A letra “b” está correta porque o acordo entre as empresas é o conluio, o acordo que fazem, na maioria das vezes é sobre o preço, e o grupo de empresas que fazem esse acordo é chamado de cartel.
Nas opções “a”, “c”, “d” e “e” citam estruturas de mercados como concorrência perfeita, monopólio e oligopólio que não é o que está perguntando na questão, embora, são as nomenclaturas corretas desses tipos de estrutura de mercado. E, na letra “c” o poder de mercado é justamente o que beneficia as empresas do cartel por possuírem o poder de definir os preços, evitando a concorrência no mercado. Porém, não é o que está sendo solicitado na questão.
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de Economia: micro e macro. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 75

	
	C
	poder de mercado, definição conjunta de preços e concorrência perfeita.

	
	D
	definição conjunta de preços, monopólio e conluio.

	
	E
	cartel, conluio e monopólio.

Questão 3/5 - Análise Econômica
Com relação às Estruturas de Mercado, analise as afirmativas das frases a seguir e assinale (V) para questões verdadeiras e (F) para questões falsas:

(      )  O mercado de um bem x que possui produtos de baixa elasticidade e dificuldade para o ingresso é o oligopólio.
(      )  Monopólio natural significa que as firmas são monopolistas devido a baixas economias de escala.
(      )  A existência de muitos vendedores e um só comprador é uma situação de monopólio. 
(      )  A estrutura de mercado onde as empresas são monopolistas é caracterizado com altos lucros, produtos inelásticos e domínio de mercado.
(      )  Fusão é uma prática ilícita que caracteriza o conluio entre vendedores.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F, V, F
Você acertou!
Produtos com baixa elasticidade e dificuldade para o ingresso, são oligopólios; os monopólios naturais acontecem em regiões de baixa economia de escala; a existência de muitos vendedores e um só comprador, caracteriza-se uma situação de monopsônio; os monopólios puros, são caracterizados pelos altos lucros e domínio de mercado; fusão é a união de duas ou mais empresas, cartel é o conluio entre elas.
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de Economia: micro e macro. Curitiba: InterSaberes, 2012. p 74

	
	B
	F, F, V, F, V.

	
	C
	F, V, V, V, F.

	
	D
	F, V, F, V, F.

	
	E
	V, V, V, V, V.

Questão 4/5 - Administração Estratégica
A Matriz Ansoff permite que sejam entendidas as possibilidades existentes de crescimento em um negócio.
Com base na Matriz Ansoff, o elemento que está ligado à atuação com Produtos Existentes, em Mercados Existentes é:
Nota: 20.0
	
	A
	Desenvolvimento de novos produtos

	
	B
	Diversificação

	
	C
	Desenvolvimento de novos mercados

	
	D
	Penetração de mercado
Você acertou!

Alternativa “d”. A matriz Ansoff compara a atuação de Produtos (novos e existentes) em mercados (Novos e existentes), conforme figura (Aula 3, pg. 7). 

	
	E
	Diversificação de mercado

Questão 5/5 - Administração Estratégica
Raul Fragoso, presidente de uma grande empresa de varejo alimentício, cujo mercado cresce a passos largos, optou por uma estratégia empresarial de concentração, mas foi duramente criticado.
Justificou a escolha alegando que, a estratégia de concentração se pauta em:
Nota: 20.0
	
	A
	Um único negócio, podendo penetrar melhor em um mercado de alto crescimento
Você acertou!
a estratégia de concentração trabalha com uma ideia oposta a diversificação, se justifica quando os mercados apresentam grande potencial de consumo e crescimento, caso da Empresa de Raul Fragoso. A alternativa B – é falsa por supor dados como: única no setor, produtos de qualidade e distribuição diferenciada; A alternativa C – é falsa pois em estratégias de concentração a empresa se desfaz de negócios; A alternativa D – também é falsa o Sr Raul não está falando em aquisição de fornecedores; A alternativa E – é falsa pois ao concentrar o senhor Raul não pretende ampliar a carteira de produtos. (Aula 03, tema 6).

	
	B
	O fato de a empresa ser única em seu setor em dimensões que os consumidores valorizam, buscando a alta qualidade dos produtos e sua distribuição diferenciada

	
	C
	A entrada em novos negócios relacionados ao negócio central original, visando à transferência de tecnologias

	
	D
	A expansão do domínio da organização na cadeia de fornecimento ou de distribuidores,