Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Rhayssa Kerolaem de Paula Vidoto 7° D – Psicologia
Docente: Prof. Dr. Luiz Bosco Sardinha Machado Júnior
Resumo: Introdução ao pensamento filosófico. JASPERS, Karl. P. 72-74
	O texto traz reflexões do autor quanto a posição do homem na política, fala das objeções a liberdade política, a alternativa a ela (autoritarismo) e a decisão de buscá-la. 
Discorre sobre a liberdade questionando se seria essa uma utopia que ao mesmo tempo se mantem como uma busca comum ao ser humano nas mais variadas épocas e civilizações. Nos conta que dentre as sociedades que a alcançaram são em nível micro, como ilhas em meio ao restante dos povos, são ciclos isolados, desde os gregos aos países modernos, afirma que a realidade se opõe à liberdade, uma vez que exige dos homens uma postura que sozinho ele não alcança e nas multidões não se destaca.
Sem essa liberdade emerge o autoritarismo, no qual homens governam em nome de um Deus ou de verdades absolutas, e a história aponta para esses governos como vergonhosos. Se questiona se poderíamos “afirmar que a liberdade é inerente à natureza do homem?”, e nos diz que se trata mais de uma decisão do que uma verdade, a liberdade aumenta o riso de perdição do homem, contudo sem liberdade o homem já está perdido.
Finaliza o texto afirmando que o homem caminha para a liberdade e coloca a inteligência, a vontade, a dignidade e a esperança como precursores dessa busca contínua.
Esse texto vem muito a calhar para pensarmos a atual situação da sociedade, em meio a uma greve dos caminhoneiros que levou toda a população aos postos de gasolina, com a manipulação da mídia sobre as manifestações levantando as dúvidas quanto a legitimidade da greve e seus interesses. Nos deparamos com o enfraquecimento da classe política, e assim da democracia, e assustadoramente um aumento no número de pessoas clamando uma intervenção militar, refletir sobre liberdade política é essencial e urgente.
Acredito que enquanto a sociedade desejar um salvador da pátria e um milagre econômico, ao invés de nos entendermos como sujeitos políticos, sempre haverá extremismos perigosos a nossa liberdade.

Mais conteúdos dessa disciplina