Buscar

AD 2 Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pólo: Bom Jesus do Itabapoana 
Aluna: Mariléia Aparecida Tomé Barbosa
Matrícula: 14113110118
Disciplina: Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Tarefa: AD2 
Extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca)
● “No início dos anos de 1980, a Vale – uma empresa estatal- passou a considerar investir na região entre os rios Paru e Jari por meio de sua subsidiária Docegeo. As atividades eram coordenadas pelo geólogo Breno Augusto dos Santos, gerente da Docegeo em Belém”.
A Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) foi criada por decreto do então presidente João Batista Figueiredo, em fevereiro de 1984, a pedido do Almirante Gama e Silva, e abrange uma área considerada de grande potencial nos estados do Pará e Amapá. Pelo decreto, os trabalhos de pesquisa passaram a ser exclusividade da CPRM, usando recursos ou de convênios formados com o Gebam (Grupo Executivo para a Região do Baixo Amazonas).
● A extinção da Renca geraria uma série de conflitos entre a atividade de mineração, a conservação da biodiversidade, e os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. O fim das demais áreas de proteção inseridas na Reserva deve gerar impactos indesejáveis nestas áreas, tais como explosão demográfica, desmatamento, comprometimento dos recursos hídricos, perda de biodiversidade, acirramento dos conflitos fundiários e ameaça a povos indígenas e populações tradicionais.
● As reservas ambientais são importantes para a preservação dos ecossistemas, a flora e a fauna, serve para preservar a vida, a biodiversidade do planeta. Essa reserva além de evitar impactos ambientais preserva as nascentes de águas naturais em nosso planeta.
● O governo diz que a extinção de reserva na Amazônia não afeta a preservação ambiental. Segundo o governo, o decreto “não altera em nada as normas que tratam da proteção da Floresta Amazônica, tampouco afeta as reservas ambientais lá existentes”. O decreto diz que “a preservação da Amazônia, em respeito à legislação socioambiental brasileira, será fortalecida pelo combate às atividades ilegais na região”.
● A participação popular foi e está sendo muito importante para que o governo voltasse atrás no decreto. Sobretudo, os artistas que publicaram um vídeo mobilizando a sociedade brasileira, para que fosse derrubado este decreto que põe em risco umas das reservas ambientais mais importantes do planeta. Como assim vender essa dádiva para a exploração? 
● Na terça – feira (25/09/2017), por causa da grande mobilização, o governo revogou o decreto que extinguia e vendia a Renca.
Referências Bibliográficas:
- BBC Brasil, 2017 disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41044596
- Veja, 2017 disponível em: http://veja.abril.com.br/politica/amazonia-artistas-criam-campanha-contra-decreto-de-temer/
- http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2017/08/confira-as-principais-duvidas-sobre-a-extincao-da-renca
- http://www.brasilmineral.com.br/noticias/o-primeiro-passo-para-o-fim-da-renca

Outros materiais