Buscar

Preparo cervical

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE ENDODONTIA
Técnica de instrumentação preconizada pela disciplina da UNIUBE
CANAL ATRÉSICO RETO E CURVO
DETALHES INICIAIS
1.1 Radiografia de estudo bem definida
1.2 Preparação prévia da cavidade oral, antissepsia e desinfecção do campo operatório.
1.3 Remoção de toda dentina cariada, caída na câmara, isolamento absoluto e continuação da abertura da câmara pulpar.
1.4 Irrigação com Hipoclorito de sódio 2,5%, aspiração para a descontaminação da câmara pulpar.
1.5 Determinar o comprimento real do instrumento (CRI) a partir da radiografia de estudo: 
CRI = COMPRIMENTO APARENTE DO DENTE (CAD) – 3MM
1.6 Exploração do canal: selecionar limas especiais 08 ou 10 tipo K-File, com a medida do CRI, utilizando movimento de cateterismo, 1/4 de volta direita e esquerda com pressão de penetração, até o cursor chegar ou encostar-se à referência. No caso das limas da série especial não estarem ajustadas no canal radicular, uma lima K-File ou K-Flex compatível com o diâmetro do canal deverá chegar à medida do CRI. Rx para confirmar a medida do CRI (medida de segurança). Para canais curvos, as limas de aço inox deverão estar curvadas.
PREPARO CERVICAL
Técnicas indicadas para canais atrésicos ou intermediários entre amplos e atrésicos.
OBS 1 – Sempre que houver manipulação do canal com limas, manter a câmara pulpar inundada com hipoclorito.
OBS 2 – As limas Prodesign M e Prodesign S utilizadas no laboratório não poderão ser usadas na clínica.
Sempre explorar o canal antes do preparo cervical com as limas K-File #08, #10 e #15 até o CRI. Cateterismo e depois cinemática oscilatória.
2-1 PREPARO CERVICAL LIMAS DE AÇO INOX, GATES E LARGO
Determinar a medida da coroa externamente com lima tipo K- file - #40. Aumentar 5 mm a medida do tamanho da coroa (profundidade do preparo cervical), ou seja, tamanho da coroa do dente + 5 mm.
Limas tipo K-File ou K-Flex #15, #20, #25, #30, #35, na medida do preparo cervical, com movimentos oscilatórios (10 a 15 oscilações) retirada do instrumento. Irrigação após terminar a sequência das 5 limas.
Limas tipo Hedstrom #20, #25, #30 com movimentos de tração contra as paredes de segurança. Irrigação entre uma lima e outra (irrigação a cada troca de limas).
Utilização dos alargadores de Gates-Glidden #1 e #2 na profundidade do preparo cervical e #3 somente na entrada do canal. Alargador da Largo #1 contra a zona de segurança, contra as paredes de segurança. Irrigação após uso de cada alargador.
Desgaste compensatório com ponta montada 3081 ou 3082, contra as paredes de segurança.
2.2 PREPARO CERVICAL COM LIMA ROTATÓRIA DE NITI
Utilização das limas K-File #08, #10 e #15 até o CRI. Cateterismo e depois cinemática oscilatória.
Realizar preparo cervical com a lima #25/.08 (anel amarelo) ProDesign S rotatória para canais classe II (até o CRI), III e IV (antes da curvatura), para canais classe I lima #30/10 ProDesign S até o terço médio. 
2.3 PREPARO CERVICAL COM LIMA MANUAL DE NITI ROTATÓRIA
Utilização das limas K-File #08, #10 e #15 até o CRI. Cateterismo e depois cinemática oscilatória.
Lima #25/06 manual, vermelha, ProDesign M (posterior) cinemática rotatória com penetração e pequenos retrocessos, para canais classe II (até o CRI), III e IV (antes da curvatura), para canais classe I limas ProDesign M #35/05, verde, ou #40/05, preta, até o terço médio.
3- ODONTOMETRIA E INSTRUMENTAÇÃO 
3.1 LIMAS DE AÇO INOXIDÁVEL
Após o preparo cervical e obtenção do CRI, achar o comprimento de patência do canal (CPC): pegar a radiografia realizada para o CRI e medir com uma régua transparente o comprimento da ponta do instrumento até o ápice dentário, acrescentar esta medida ao CRI. 
Exemplo: o CRI deu 16 mm. A medida da ponta do instrumento até o ápice dentário deu 4 mm. Logo, a provável medida do CPC será 16 + 4 = 20 mm.
Introduzir uma lima tipo K-File #10 ou #15 ou uma lima que se ajuste ao canal na medida provável do CPC com movimentos de cateterismo. Rx para confirmação do CPC (confirmar se a lima chegou na região foraminal).
 
Após confirmação do CPC uma lima #10 deverá ser introduzida no canal curvada, para instrumentação canais curvos, sendo utilizada a cinemática oscilatória (15 oscilações, ¼ de volta direita e esquerda, após 15 oscilações realizar a retirada de 2 mm da lima do canal). Repetir a cinemática até a lima trabalhar livre dentro do canal. A lima K- File #10 no CPC recebe o nome de lima de patência (ela faz o desbridamento ou limpeza foraminal).
Após a limpeza foraminal, as limas trabalharão no comprimento de trabalho (CT). O comprimento de trabalho é o comprimento de patência do canal – 1mm.
Com movimentos de cateterismo leva-se uma lima Tipo K-Flex #15 (curvada para canais curvos, LIMA INICIAL) até o CT. Realiza-se então a cinemática oscilatória (15 oscilações, ¼ de volta direita e esquerda, retirada de 2 mm da lima do canal) até a lima trabalhar livre dentro do canal. A lima #15 determina o início da instrumentação seriada ou convencional para canais atrésicos. 
para canais atrésicos e retos com limas de aço inox
Instrumentação no comprimento do CT das limas #15 a #40 de aço inoxidável tipo Flex. Utilizar cinemática oscilatória e após a lima estar trabalhando livre realizar tração contra as zonas de segurança (polares). A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência. 
para canais classe II com limas de aço inox
Instrumentação no comprimento do CT das limas #15 a #35 de aço inoxidável tipo Flex. Utilizar cinemática oscilatória e após a lima estar trabalhando livre realizar tração contra as zonas de segurança (polares). A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência. 
para canais classe III e IV com limas de aço inox
Instrumentação no comprimento do CT das limas #15 a #25 de aço inoxidável tipo Flex. Utilizar cinemática oscilatória e após a lima estar trabalhando livre realizar tração contra as zonas de segurança (polares). A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência. 
3.2 INSTRUMENTAÇÃO COM LIMAS DE NITI ROTATÓRIAS
Após o preparo cervical, achar o comprimento de patência do canal (CPC): pegar a radiografia realizada para o CRI e medir com uma régua transparente o comprimento da ponta do instrumento até o ápice dentário. Acrescentar esta medida ao CRI. 
Exemplo: o CRI deu 16. A medida da ponta do instrumento até o ápice dentário deu 3mm. Logo, a provável medida do CPC será 16 + 3 = 19mm.
Inserir a lima #25/01 (NiTi) manual até o CPC com cinemática rotatória e radiografar. 
Associar sistemas rotatórios ProDesign S e LoGic
para canais atrésicos e retos limas NITI rotatórias
Inserir a lima ProDesign S #25/05 azul até a patência com veçocidade=350 rpm e Torque=2,5N ou #25/06 LoGic no CPC com v=500 e Torque=2,0, na sequência utilizar as limas no CPC #30/05, #35/05 e #40/05 (quando possível) com 500 rpm e Torque 2,0N. A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência. 
PARA canais classe II NITI ROTATÓRIO
Instrumentação com a lima #25/05 Prodesign S (V=350 rpm, T= 2,5N) ou LoGic #25/06 (V= 500 rpm, T= 2N), na sequência #30/05 e #35/05 no CPC com 500 rpm e 2,0N. A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência.
PARA canais classe III e IV NITI ROTATÓRIO
Instrumentação com a lima #25/05 Prodesign S (V=350 rpm, T= 2,5N) ou LoGic #25/06 (V= 500 rpm, T= 2N). A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência.
3.3 INSTRUMENTAÇÃO MANUAL COM LIMAS DE NITI 
Após o preparo cervical, achar o comprimento de patência do canal (CPC): pegar a radiografia realizada para o CRI e medir com uma régua transparente o comprimentoda ponta do instrumento até o ápice dentário. Acrescentar esta medida ao CRI. 
Exemplo: o CRI deu 16. A medida da ponta do instrumento até o ápice dentário deu 3mm. Logo, a provável medida do CPC será 16 + 3 = 19mm.
Levar a lima de NiTi #25/01 manual até o CPC e radiografar.
Para canais atrésicos e retos
Limas #25/06, #35/05 e #40/05 na medida do CPC, cinemática rotatória. A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência.
PARA canais classe II
Limas #25/06 e #35/05 na medida do CPC, cinemática rotatória. A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência.
PARA canais classe III e IV
Lima #15/05 e #25/06 na medida do CPC, cinemática rotatória. A cada troca de limas irrigar copiosamente até no máximo 2 mm aquém do CT e recapitular no CPC com a lima de patência.
4- MANOBRAS FINAIS
Caso seja definida a obturação em uma sessão (biopulpectomia), realizar o travamento do cone principal, aquecimento do hipoclorito de sódio, irrigação com EDTA 17%, aguardar 5 minutos. Utilizar a ponta plástica Easy Clean aproximadamente 20 segundos, irrigar com hipoclorito de sódio 2,5%, Easy clean mais 20 segundos, irrigar com hipoclorito de sódio 2,5% e Easy clean mais 20 segundos. Posteriormente, secagem do canal com cones de papel.
Caso seja necessária a utilização de medicação intracanal, aquecer o hipoclorito de sódio e irrigar com EDTA, aguardar 5 minutos. Secar o canal com cones de papel, inserir a medicação e realizar o selamento provisório.

Continue navegando