Sequências Didáticas
13 pág.

Sequências Didáticas

Disciplina:Qualquer Uma21 materiais36 seguidores
Pré-visualização1 página
*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
UNIVERSIDADE FECERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE FÍSICA

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
O que é (e como se faz) uma sequência didática?

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Antes de elaborar a Sequência Didática é necessário saber em qual etapa os alunos estão, para então partir desses níveis de conhecimento, visando chegar aos níveis que eles precisam dominar.
Ela pode ser elaborada em etapas, organizada de acordo com o objetivo que o professor pretende alcançar para a aprendizagem.
É um sistema que pode ser utilizado em todas as disciplinas.

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Fase de testes
A fase de testes da sequência didática visará o alcance dos objetivos de aprendizagem e a possibilidade de descentralizar a proposta para professores e escolas.

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Esquema de uma sequência didática
O esquema da sequência didática, apresentado a seguir, baseou-se nas propostas de Dolz e Schneuwly.

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Apresentação da situação
A apresentação da situação tem a finalidade de expor aos alunos um projeto que será realizado verdadeiramente na produção final.
A fase inicial de apresentação da situação, para os autores, permite proporcionar aos alunos todas as informações necessárias para que possam conhecer o projeto e a linguagem utilizada.

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Produção Inicial
No segundo momento os alunos, já informados sobre o projeto, irão expor o que sabem e pensam sobre o assunto, por meio de produção de texto, conversas, etc. A produção inicial trata-se de uma avaliação prévia e é através dela que o professor conhece as dificuldades dos alunos e obtém meios de estabelecer quais atividades deverão ser empregadas na Sequência Didática.

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Módulos 1, 2 ... n-1
Estas etapas tratam das atividades (exercícios e pesquisas) planejadas metodicamente, com a finalidade de desenvolver as capacidades dos alunos. Os módulos devem ser direcionados às dificuldades encontradas na produção inicial dos alunos e visando a superação dessas dificuldades, devem propor atividades diversificadas e adaptadas às particularidades da turma.

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Módulo n
O módulo n consiste na aplicação de uma autoavaliação, para que os alunos avaliem sua primeira produção, a fim de que possam reescrevê-la, a partir dos comentários e das discussões realizadas em sala de aula, no tocante aos módulos anteriores. Essa atividade é muito importante para que os alunos exercitem a prática de avaliar seus próprios textos, aplicando os conhecimentos adquiridos na Sequência Didática.

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Produção Final
A produção que encerra a Sequência Didática dá a possibilidade de pôr em prática as noções e os instrumentos elaborados separadamente nos módulos. Nesta fase, é proposta uma avaliação do que os alunos conseguiram aprender no decorrer da Sequência Didática (comparação entre produção inicial e produção final).

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Exemplo:

*

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
UEPS  Unidade de Ensino Potencialmente Significativa