Buscar

Exercício de Casos RESPONDIDOS do Módulo Infantil - Nutrição e Dietética I (Materno-Infantil)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFF- FACULDADE DE NUTRIÇÃO EMLILIA DE JESUS FERREIRO
DISCIPLICA: NUTRIÇÃO E DIETETICA I – modulo infantil
Alana iniciou seu estágio no ambulatório do HUAP. Ela precisou rever o conteúdo teórico de nutrição materno infantil e levou em conta essas histórias de pacientes, a maioria proveniente da pediatria. Formou-se um grupo de estudos com nutricionistas, estagiários e residentes. Alana ficou responsável de abordar os temas sob perspectiva teórica e prática.
O roteiro para a realização desta atividade é o seguinte:
Leitura da situação/caso, identificação e esclarecimento dos temos desconhecidos, identificação dos problemas, formulação e resumo das hipóteses, estudo individual e rediscussão do problema frente aos novos conhecimentos adquiridos.
Sofia tem 1 mês e 5 dias de vida, nasceu de parto normal, uma semana antes da data provável do parto, com 3,3kg e 49 cm. A mãe, Alice, está preocupada com as evacuações líquidas que ocorrem frequentemente após as mamadas no peito e com as cólicas. Sofia está com 4,4kg e 53 cm. Alice é mãe solteira, mora com os pais dela e trabalha como atendente no call center em uma empresa de transporte.
Não é diarreia, porque se fosse ela estaria perdendo peso (e diarreia é comum em bebes). As evacuações liquidas após as mamadas ocorrem pelo Reflexo Gastrocólico. Além disso, as evacuações liquidas ocorrem porque o bebe só mama, ou seja, não tem “massa” suficiente para formar umas fezes mais durinha. A cólica pode ser devido a muita lactose no leite (ou dar de mamar muitas vezes, que faz com que a capacidade de lactose ingerida seja maior do que a suportada).
Lucas, nasceu há 4 dias atrás de parto cesáreo, a termo, com 2470g. A alta hospitalar ocorreu 42 horas após o nascimento e Lucas apresentava sucção ativa e eficiente, pesando 2400g. A mãe receia que seu leite de peito seja ralo e pouco, pois suas mamas não estão vazando. Os pais de Lucas têm um comercio. 
Como o bebe nasceu a 4 dias, ainda não deu tempo para encher a mama da mãe toda e com o passar do tempo vai estimulado, conforme as mamadas. Lucas nasceu baixo peso; quando o bebe nasce baixo peso, mas o nascimento é a termo pode ser devido a algum habito da mãe, como etilismo, fumo ou alimentação deficiente. A mãe deve ficar alerta pois se no futuro a mama não vazar, ela pode não estar produzindo o suficiente. O bebe está tendo captação adequada do leite? 
Gabriela, 5 meses de vida, pesa 5,0 kg e mede 64 cm. Ela vem sendo mantida em aleitamento materno exclusivo, porem sua mãe, Andreia, vai começar a trabalhar na próxima semana, e ficou desesperada porque Gabriela cuspiu o lanche da manhã, oferecido pela primeira vez hoje. Andréia é assistente social e trabalha em órgão público.
Isso é normal devido ao Reflexo de Protusão. Deve-se aconselhar a servir o alimento na colher e posiciona-la no meio da língua para que o bebe consiga fazer a dobradura da língua e deglutir.
Pedro, 3 meses de vida, nasceu com 36 semanas gestacionais e grande para a idade gestacional. Ainda na maternidade, Pedro apresentou a pele da cabeça, face e pescoço amarelados. Precisou tomar banho de luz e ficou bom. Quando recebeu alta e já em casa, ele passou a ser alimentado com leite materno e com mamadeira ate a idade de 20 dias. A partir dessa idade, Pedro não quis mais mamar no peito. Pedro tem 7,4kg e 63 cm. Janaina é professora do ensino médio de uma escola privada e seu marido tem uma lanchonete.
Caracteriza um quadro de Icterícia Neonatal, causada pelo acumulo de bilirrubina; quadro comum nos recém-nascidos e que se detectada e controlada não apresenta riscos maiores. Essa doença pelo aleitamento materno aparece a partir da 2° semana de amamentação. O banho de luz desencadeia uma alteração na estrutura da bilirrubina, diluindo a pigmentação e eliminando pelo intestino. A sucção que o bebe faz na mamadeira é maior do que a feita no peito (no peito sai mais leite do que na mamadeira). Então o costume de mamar na mamadeira pode deixar o bebe irritado e ocorrer a recusa ao peito.
Vanessa Gomes é mãe de Kauã, de 7 meses. Ela trabalha por conta própria, organizando eventos e festas. Segundo ela, para aprender sobre alimentação infantil e tudo o que diz respeito a saúde de bebes, ela tem consultado blogs de mulheres que trocam experiencias e em paginas de profissionais de saúde na web. Embora ela se preocupe de oferecer coisas naturais para o Kauã, Vanessa fica tranquila quando da a ele papinhas de legumes e frutas de potinho, pois aprendeu que tais alimentos não têm conservantes, e que não tem risco de estar estragado ao ser oferecido para bebes.
As papinhas industrializadas podem não fornecer a quantidade de vitaminas presentes na embalagem, além disso, para ser saudável não deve ter corantes, conservantes, acréscimo de açúcar e gorduras trans. Porém essas papinhas geralmente tem um teor de sódio alto, se for feita realmente de legumes/frutas (porque pode conter somente aromatizantes) a durabilidade é de no máximo 1 a 2 dias já que frutas e vegetais não são perecíveis. Então para durar meses, foi sim adicionado conservantes. Dê preferência por papinhas caseiras feitas por alimentos in-natura.
Mariana disse que está dando Nan Soy para Lucas, pois ela não quer correr o risco de ele ter alergia igual aconteceu com o seu sobrinho, quando foi desmamado. Lucas tem 8 meses e está comendo comida bem variada, mas sem carnes, frango e peixe, eventualmente só ovo. A família é adepta de alimentação natural. Lucas tem crescimento normal e mamou até 6 meses.
O Nan Soy é feito de soja, a soja em crianças menores de 1 ano pode retardar o desenvolvimento sexual dos meninos (megadoses de fitoestrógenos do pó da soja). Além disso, os fitoestrógenos da soja interferem na função endócrina. Dê preferência para o aleitamento materno e ao ser desmamado ele não teria alergia (porque alergia alimentar não é motivo de desmame) pois o leite materno fornece anticorpos exclusivos do aleitamento materno (IgA secretória).
O que é melhor indicar para crianças a partir de um ano que não mamam mais no peito: leite em pó, formula infantil ou composto lácteo? Perguntou uma pediatra em uma roda de conversa de capacitação de profissionais da atenção básica sobre alimentação infantil promovida pela Coordenação da Criança no município de Niterói. 
O leite em pó é o leite de vaca que passou pelo processo de desidratação; a fórmula infantil é um produto modificado baseado no leite materno (acrescido de gorduras, minerais e vitaminas); o composto lácteo é o produto em pó resultado da mistura do leite e produtos ou substitutos alimentícios lácteos ou não lácteos (ou ambos) adicionados ou não ao produto. Dependendo da situação, irá escolher o melhor para indicar. Porém, o aleitamento materno é o mais indicado sempre, mesmo depois de 1 ano.

Continue navegando