A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
DEPRESSÃO 3

Pré-visualização | Página 2 de 3

um amigo de longa data.
 Você já percebeu como muitas vezes você, somente observando as feições, o modo de agir, o tom de voz, consegue saber coisas sobre a pessoa, ou se tem algo de errado com ela, ou coisas do tipo.
A observação é uma poderosa arma do inimigo.
Veja que na Bíblia isso é mencionado:
 “Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1:8).
 O diabo e seus demônios nos observam a fim de conhecer melhor.
b) O diabo pode conhecer o que pensamos por manipulação:
 Não é novidade para ninguém que o diabo tem seus “filhos”, ou seja, aqueles que estão à serviço dele.
 Não só pessoas como também demônios. 
Por isso, é possível que o diabo imagina o que se passa em nosso pensamento usando de manipulação de situações. 
Exemplo: 
o diabo pode saber o que um homem casado tem em mente quando manipula situações para que uma mulher atraente interaja com esse homem. Essa manipulação de situações, mais a observação, ajudará o inimigo a ter um “relatório” sobre as atitudes desse homem, sobre o que se passa na mente dele, pelo menos sobre aquela questão. 
Observe como o diabo tentou fazer manipulação com Jesus: “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mateus 4:8-9).
c) O diabo pode conhecer o que pensamos pelo seu vasto conhecimento sobre o ser humano.
Ele conhece profundamente a natureza humana, as reações humanas, o padrão de agir dos seres humanos em geral. 
Ele conhece os pecados que mais atingem as pessoas, conhece como fazê-las cair (esse é o trabalho dele há milhares de anos). 
Isso dá ao diabo um conhecimento gigantesco de nossa natureza que ele, claro, usa para conhecer o que temos em mente e agir contra nós.
 Ele tentou usar esse conhecimento até mesmo contra Jesus, quando explorou a fome de Jesus para tentar fazê-lo pecar: “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3).
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10:5
Quando a bíblia fala da mente, das emoções e do coração está se referindo à mente. Nossa alma tem uma expressa na nossa mente, incluindo nossas emoções e nossos fatores de decisão.
Com a maldição do pecado nos perdemos o controle da mente. Mas Deus nos ensina que devemos ter o controle da mente, pois é dela que flui o controle da nossa vida. E quem não controla sua mente, não tem controle de sua vida.
Para algumas pessoas, o maior problema é controlar os pensamentos imorais. 
O problema da mente entre algumas mulheres não é a imoralidade, mas o pensamento obsessivo.
 Quando uma mulher fixa seu pensamento em algo, não consegue se libertar desse pensamento compulsivo, pensa o tempo inteiro no problema, não consegue desligar.
Mesmo que você não tenha vontade de ter esses pensamentos, somos constantemente surpreendidos por eles e controlar nossos pensamentos é importante, pois nos ajuda em todas as áreas da vida, auxilia na concentração e na resolução de problemas.
A bíblia afirma em 2 Coríntios 10:5 que um dos nossos objetivos é levar cativo todo os nossos pensamentos à obediência de Cristo.
2 Co 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
Controlar nossos pensamentos é importante, pois a bíblia afirma que o que sai da boca humana provém do coração.
Mateus 15:11 – O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’
O adultério, as fantasias, e até mesmo as traições não acontecem da noite para o dia, o pecado começa na nossa mente. A parte física é apenas o resultado.
A raiva é outro exemplo de falta de controle da mente. Muitas das vezes as pessoas em acesso de raiva, dominadas pela ira, destroem a vida de outras pessoas e a própria vida simplesmente por não terem controle.
MOTIVOS PARA CONTROLAR SUA MENTE
A mente é o comando central da vida e, precisamos ter o controle e o domínio de sua mente. Nosso alvo é o domínio mental e absoluto de todos os pensamentos. Conheça alguns dos motivos para que você controle e domine sua mente.
Deus se agrada de bons pensamentos – O controle dos seus pensamentos é como um louvor a Deus, pois ele se agrada de pensamentos bons e puros.
Provérbios 15:26 – O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras sem maldade.
Ter a mente limpa é importante.
Você se torna o que você pensa. Domine seu pensamento, pois seu pensamento influência quem você é. O bom homem tira do que tem na mente boas coisas, se você tiver bons pensamentos, terá boas atitudes.
Provérbios 23. 7 – Por que, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.
Mateus 12.35 – O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más.
Precisamos controlar a mente para não emburrecer (ignorância). 
A mente do homem sem Deus não funciona direito, não consegue distinguir o certo do errado. 
Não tendo o entendimento correto da situação.
2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Romanos 1.28 –  Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus,Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Os maus pensamentos nos separam de Deus, a bíblia fala que os puros de coração verão a Deus. Uma mente contaminada pelo pecado nos separa de Deus, ele causa nossa separação.
Isaías 59.2 – Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto Dele, e por isso Ele não os ouvirá. (COMEÇA NA MENTE)
Seremos julgados pelos nossos pensamentos. E importante ter o controle de nossa mente, pois seremos julgados pelos nossos pensamentos, nosso julgamento dependerá do que pensamos.
Mateus 5.28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela(PENSAMENTO)
Mateus 12. 36,37 – Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados.
COMO CONTROLAR SUA MENTE
Precisamos desenvolver PRÁTICA para controlar os pensamentos, veja alguns passos para tomar as rédeas da sua mente:
CORTE O MAL PELA ENTRADA: CONTROLE OS SEUS OLHOS
Mt. 6:22-23 “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Controle seus olhos, eles são a porta para a mente.
 Infelizmente, nos dias atuais, o acesso a informações e imagens inadequadas esta cada vez mais fácil,  
para controlar a mente precisamos censurar  o que  assiste e acessa. 
Seja radical e treine seus olhos para se desviar do mal, não deixe o mal entrar na sua mente. 
Não é fácil, na verdade é difícil para todo mundo ,mas é possível. 
Jesus nos ensina que não existe tentação sem válvula de escape, não é fácil, mas é possível.
Os olhos darão “LEGALIDADE” de acesso...
legalidade
1.governado por uma ou mais leis.
2Sinônimo de autorização
  aprovação,
concordância, 
consentimento,
 licença, 
permissão.
LAVE SUA MENTE COM A PALAVRA
Ef. 5:26-  Para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
Lave sua alma, seus pensamentos com a água da palavra de Deus. 
Somente a palavra de Deus pode limpar a nossa mente, que é suja por causa do pecado.
Estude a palavra, leia

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.