Buscar

Familia+e+processos+de+escolha

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLHA
DISCIPLINA: 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Profa. Lurdes Domingos
*
*
A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLHA PROFISSIONAL
“A questão da atuação da família na escolha profissional transparece tanto no discurso dos pais como no discurso dos próprios jovens. Há sempre alguma maneira de influenciar, seja expressando abertamente a opinião, muitas vezes pressionando o filho a seguir determinada profissão, seja de maneira mais sutil ou manipuladora.”
(ALMEIDA & PINHO, 2008, pg 173)
*
*
A Escolha Adolescente: 
Questões Relevantes
*
*
ESCOLHA PROFISSIONAL: 
ENVOLVER OU NÃO ENVOLVER A FAMÍLIA?
(Almeida & Pinho, 2008).
*
*
O PAPEL DA FAMÍLIA
“O grupo familiar constitui o grupo de participação e referencia fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência.”
Bohoslavsky, em Bock, 1995, pg 74
*
*
FAMÍLIA: SENTIDO DO
ENVOLVIMENTO NO PROCESSO ESCOLHA
POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAR, ADMINISTRAR E TRANSPOR,
COM O ORIENTANDO, 
O CONJUNTO DE REPRESENTAÇÕES EM JOGO
*
*
PERSPECTIVA 
PSICODINÂMICA
“Orientação Profissional pode ser compreendida como um espaço de passagem, de transformação, de trabalho ... um continente para a expressão de conflitos ligados à escolha profissional, desvendando significados inconscientes, compartilhando com o orientando a natureza dessa experiência, manejando e modulando sua ansiedade.”
BOCK, Família e Escolha 
Profissional, 1995 pg 75
DEBATE 
Quando a orientação profissional é de menores de idade, o psicólogo deve ser sigiloso quanto à intimidade e à confidencialidade dos dados coletados junto ao orientando?
*
*
Escolha Profissional: perspectiva psicodinâmica
*
*
Escolha Profissional: 
perspectiva psicodinâmica
*
*
EXERCÍCIO
Elabore uma árvore genealógica. Inclua as profissões de cada membro da sua família, ou de pessoas que, de algum modo, tenham influenciado suas atitudes, aspirações e possível(is) escolha(s) profissional(is).
*
*
FAMÍLIA: Técnicas de Trabalho
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba e PINHO, Luís Ventura. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.2 [cited  2013-08-31], pp. 173-184 . Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652008000200013&lng=en&nrm=iso 
 
BOCK, A. M. B. A escolha profissional em questão. Capítulo Família e Escolha Profissional. 2ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando