Buscar

TRABALHO CONTABILIDADE PUBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Associação Educacional Dom Bosco
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco
Curso de Ciências Contábeis
1) A Prefeitura da cidade de Itatiba necessita comprar , em caráter de urgência, dois automóveis para atender ao setor de imprensa. Como não havia dotação orçamentária própria prevista no orçamento para atender a despesa, a Administração deverá abrir qual o tipo de crédito Adicional?
Crédito especial: é utilizado para atender as despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica na lei orçamentária anual. Deve ser autorizado por lei específica e aberto por decreto do Poder Executivo.
2) Na ocorrência de um surto epidêmico, a que crédito adicional poderá recorrer o Poder executivo?
Crédito extraordinário: é utilizado para cobrir despesas imprevisíveis e urgentes, em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública. Deve ser aberto por decreto do Poder Executivo, devendo ser dado conhecimento imediato ao Poder Legislativo.
3) Quem aprova o orçamento das Fundações?
 
O Poder Público.
4) Descreva os estágios da receita:
Previsão: Estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), compreendida em fases distintas: A primeira fase consiste na organização e no estabelecimento da metodologia de elaboração da estimativa.
Lançamento: A segunda fase consiste no lançamento, que é tratado pelos artigos 51 e 53 da Lei 4.320/64, é o assentamento dos débitos futuros dos contribuintes de impostos diretos, cotas ou contribuições prefixadas ou decorrentes de outras fontes de recursos, efetuados pelos órgãos competentes que verificam a procedência do crédito e a natureza da pessoa do contribuinte quer seja física ou jurídica e o valor correspondente à respectiva estimativa. O lançamento é a legalização da receita pela sua instituição e a respectiva inclusão no orçamento.
Arrecadação: A terceira fase consiste na entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. A arrecadação ocorre somente uma vez, vinda em seguida o recolhimento. Quando um ente arrecada para outro ente, cumpre-lhe apenas entregar-lhe os recursos pela transferência dos recursos, não sendo considerada arrecadação, quando do recebimento pelo ente beneficiário.
Recolhimento: Transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.
5) Descreva os estágios da despesa: 
Fixação: Estimativa da despesa - Fase em que são estimadas as despesas para o exercício financeiro.
Conversão das estimativas em orçamento - as estimativas são convertidas em Lei orçamentária anual.
Empenho: Emissão do documento chamado de nota de empenho que tem a finalidade de comprometer uma parcela do orçamento (crédito) para o credor do serviço ou material.
Liquidação: Consiste na verificação por parte de um agente da administração se o credor da nota de empenho realizou o serviço e/ou entregou o material, conforme as exigências legais. O agente atesta a realização da despesa (normalmente no verso do documento de despesa) e encaminha para o Ordenador de Despesas realizarem o pagamento.
Pagamento: Última etapa da realização da despesa. Consiste na entrega do numerário ao credor ou beneficiário do empenho.
6) Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções, de qual princípio estamos falando? Descreva o conceito desse principio:
Principio do orçamento Bruto: Onde todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução, com a intenção de impedir a inclusão de valores líquidos ou de saldos resultantes do confronto entre receitas e as despesas de determinado serviço público. 
7) “A lei orçamentária anual não poderá conter dispositivos estranho à previsão da receita e fixação da despesa”. Esse texto, extraído da Constituição Federal/88, retrata qual princípio? Descreva o conceito deste principio:
Princípio da exclusividade: tem o objetivo de limitar o conteúdo da Lei Orçamentária, impedindo que se incluam nela normas pertencentes a outros campos jurídicos, como forma de se tirar proveito de um processo legislativo mais rápido.
Pelo princípio da exclusividade, a LOA poderá autorizar a abertura de créditos adicionais suplementares, porém não é permitida a autorização para os créditos adicionais especiais e extraordinários.
8) Na lei orçamentária do Município de Resende consta um artigo autorizando o Executivo a alienar, um por exercício, quatro imóveis que integram o seu patrimônio. De qual princípio estamos falando? Descreva o conceito deste principio:
Princípio da unidade: O orçamento deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. Dessa forma integrado, é possível obter eficazmente um retrato geral das finanças públicas e, o mais importante, permite-se ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

Continue navegando