Buscar

Atividade Prática - 1.3 Experimento de Retroespalhamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática 1.3 – Experimento de retroespalhamento (backscattering) de Rutherford
1 - Qual era a intenção inicial de Rutherford ao desenvolver este experimento?
Aprofundar seus conhecimentos sobre o modelo atômico até então adotado e descrito por “Thomson”: o átomo seria uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua carga elétrica total seria nula.
2 - Quais foram as conclusões de Rutherford após o experimento? Estão de acordo com o que ele estava esperando preliminarmente?
Rutherford notou que a maioria das partículas “alfa” atravessava a lâmina, não desviava, nem retrocedia. Algumas partículas “alfa” de desviavam, e muito poucas retrocediam. Baseando-se nestes dados, Rutherford concluiu que, ao contrário do que Dalton e Thomson pensavam, o átomo não poderia ser maciço. Mas, na verdade, grande parte do átomo seria vazio e ele conteria um núcleo muito pequeno, denso e positivo.
3 - Neste experimento, as partículas alfa poderíam ser substituídas por partículas beta? Justifique.
Não, pois a partícula “beta” é constituída por um elétron emitido quando um nêutron do núcleo do átomo se desintegra, com baixíssima massa. Isso dificultaria a observação dos desvios de rota por colisão. Além disso, por possuir carga negativa, não seria repelida pelo núcleo.
4 - Qual material foi utilizado por Rutherford como detector? Qual propriedade se mantém ao se utilizar a tela de fósforo?
“Sulfeto de zinco”. A propriedade mantida foi a fluorescência do material, sendo possível visualizar o caminho percorrido pelas partículas “alfa”.
5 - Após a substituição do material da chapa metálica, qual material você indicaria para uma interpretação mais evidente do experimento: “Au” ou o seu material? Justifique.
RU “3”: Pb (Chumbo) – Feixe central de maior diâmetro e menor quantidade de sinais desviados. Utilizaria o “chumbo”, pois este possui núcleo de maior volume, aumentando os desvios ocasionados por repulsão e colisão, o que facilita a observação.

Outros materiais