Buscar

Prática Profissional Ciência Educação e Tecnologia Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Ciência Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto:
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p.10.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) instituem que a educação para este século alicerça-se em quatro pilares. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e da leitura do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, quais são os quatro pilares da educação?
	
	A
	Aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conhecer.
	
	B
	Aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a ter e aprender a ser.
	
	C
	Aprender a dividir, aprender a conviver com os outros, aprender a conhecer, aprender a ter.
	
	D
	Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a compreender os outros, aprender a ter.
	
	E
	Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Ciência Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto:
“A educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.
De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, o que a educação bancária privilegia?
	
	A
	O aluno ativo no processo de ensino e aprendizagem.
	
	B
	O professor passivo no processo de ensinar.
	
	C
	O professor mediador da aprendizagem.
	
	D
	O aluno passivo ao receber o conhecimento.
	
	E
	O aluno ativo e o professor mediador na prática educativa.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Ciência Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto:
“Os conceitos nascem no cotidiano (senso comum), são apropriados pelo meio científico e tornam-se científicos ao romperem com esse cotidiano, com esse senso comum”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Francelin, M. M.Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3.pdf>. Acesso em 5 jan. 2015.
O conhecimento humano se apresenta em diferentes formas e o senso comum é uma delas. De acordo com os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, no que se baseia o senso comum?
	
	A
	Nos estudos científicos que têm como finalidade propor uma explicação racional da realidade.
	
	B
	Nos conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que fica no limite de nossas crenças.
	
	C
	No saber metódico e rigoroso que é sistematicamente organizado.
	
	D
	Nas verdades absolutas que estão diretamente ligadas à ciência.
	
	E
	No desenvolvimento de teorias e aplicação dessas teorias às necessidades humanas.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Ciência Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode ou não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Cecílio, S.; Santos, J. F. Socied@adeem rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In: CECÍLIO, S.; GARCIA, D. M. F (Org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, S.P: Editora Alínea, 2009. p.179,180.
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos, pode-se afirmar a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, essa preparação muitas vezes não é adequada no contexto dos cursos cujo objetivo é a formação de professores para a utilização do computador. De acordo com o livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, o que é possível afirmar a respeito da falha de método, isto é, a respeito da contradição entre o que se diz e o que efetivamente se faz nesses contextos de formação?
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitivos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Ciência Educação e Tecnologia
Leia o excerto de texto:
“O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria ‘substituir o homem’, nem aproximar-se de uma hipotética ‘inteligência artificial’ mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca. Dessa perspectiva, o principal projeto arquitetônico do séc. XXI será imaginar, construir e organizar o espaço interativo imóvel do ciberespaço”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÉVY, P. Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. p. 25.
Considerando os conteúdos estudados no livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, o que é o ciberespaço?
	
	A
	O ciberespaço é um espaço de comunicação entre as pessoas que evitam o espaço virtual.
	
	B
	O ciberespaço é um lugar onde se cria uma nova modalidade de contato social, que privilegia o contato físico entre as comunidades participantes.
	
	C
	O ciberespaço é o espaço onde diferentes comunidades se encontram desde os primórdios da humanidade, pois na pré-história já existiam tais espaços.
	
	D
	O ciberespaço é um lugar de comunicação, que vai além dos limites naturais de espaço e tempo.
	
	E
	O ciberespaço provocou o desaparecimento da cibercultura, pois fez surgir uma nova forma de sociabilidade.

Continue navegando