Buscar

AV análise textual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0465_AV_201408138255 » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	ALINE GOLDBERG
	Turma: 9072/AI
	Nota da Prova: 3,5        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2014 14:28:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201408725230)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma entrevista é um evento comunicativo que se realiza sob condições contextuais específicas. Uma entrevista para a obtenção de um emprego, por exemplo, deve se desenvolver a partir de uma linguagem com características de norma
		
	
	culta, na modalidade escrita.
	
	coloquial, na modalidade escrita.
	
	popular, na modalidade escrita
	
	informal, na modalidade oral.
	 
	culta, na modalidade oral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408725425)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O emprego de conectores é fundamental para expressar adequadamente a relação existente entre as ideias em um enunciado. Por exemplo, o conector "mesmo", usado no texto abaixo, expressa uma relação de concessão.
"O que explica a insegurança alimentar crônica da Índia? A produção agrícola bateu novos recordes nos últimos anos, tendo aumentado a produção de 208 milhões de toneladas em 2005-2006 para uma estimativa de 263 milhões de toneladas em 2013-2014. A Índia precisa de 225-230 milhões de toneladas de alimentos por ano, portanto, mesmo considerando o recente aumento populacional, é claro que a produção de alimentos não é a questão principal."
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/a-crise-alimentar-na-india. Acesso em: 20 ago 2014.)
O conector pode ser substituído, sem alterar o sentido do texto, por:
		
	
	Pois.
	 
	Embora.
	
	Logo.
	
	À medida que.
	
	Já que.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408718893)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Veja o texto a seguir.
Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos. Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes, misturando tudo, menos o fermento. Este é misturado lentamente com uma colher. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos.
Aprendemos a fazer um bolo de cenoura delicioso. Para isso, nos valemos de uma tipologia textual com seu gênero. Respectivamente; são eles:
		
	 
	Descritiva - Bula.
	 
	Descritiva - Receita.
	 
	Injuntiva - Comentário.
	 
	Injuntiva - Receita.
	 
	Narrativa - Exposição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408394402)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	LEIA O TEXTO:
SEXA
- pai... - hmmmm? - como é o feminino de sexo? - o quê? - o feminino de sexo. - não tem. - sexo não tem feminino? - não. - só tem sexo masculino? - é. quer dizer, não. existem dois sexos. masculino e feminino. - e como é o feminino de sexo? - não tem feminino. sexo é sempre masculino. - mas tu mesmo disse que tem sexo masculino e feminino... - o sexo pode ser masculino ou feminino. a palavra sexo é masculina. o sexo masculino, o sexo feminino. - não devia ser a sexa? - não. - por que não? - porque não! desculpe, porque não. sexo é sempre masculino. - o sexo da mulher é masculino? - sexo mesmo. igual ao do homem. - o sexo da mulher é igual ao do homem? - é. quer dizer... olha aqui: tem sexo masculino e o sexo feminino, certo? - certo. - são duas coisas diferentes. - então como é o feminino de sexo? - é igual ao masculino. - mas não são diferentes? - não. ou, são! mas a palavra é a mesma. muda o sexo, mas não muda a palavra. - mas então não muda o sexo. é sempre masculino. - a palavra é masculina. - não. a palavra é feminino. se fosse masculino seria o pal... - chega! vai brincar, vai... o garoto sai e a mãe entra. o pai comenta: - temos que ficar de olho nesse guri... - por quê? - ele só pensa em gramática... (http://www.passeiweb.com/estudos/livros/comedias_para_se_ler_na_escola)
O texto apresenta uma situação cotidiana. A narrativa é informal e a linguagem utilizada é coloquial. Então, estamos diante do gênero textual chamado:
		
	
	Teatro.
	
	Relatório.
	 
	Crônica.
	 
	Conto.
	
	Romance.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408391603)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Leia o poema e reflita sobre as atitudes do homem contemporâneo diante do tema no diálogo de Sinal Fechado de autoria de Paulinho da Viola.
"Olá, como vai ?" "Eu vou indo e você, tudo bem ?" 'Tudo bem eu vou indo correndo "Pegar meu lugar no futuro, e você ?" "Tudo bem, eu vou indo em busca"" De um sono tranquilo, quem sabe ..."
"Quanto tempo... pois é..." "Quanto tempo..." "Me perdoe a pressa" "É a alma dos nossos negócios" "Oh! Não tem de quê" "Eu também só ando a cem"
"Quando é que você telefona?" "Precisamos nos ver por aí" "Pra semana, prometo talvez nos vejamos" "Quem sabe?" "Quanto tempo... pois é..." "Quanto tempo..."
"Tanta coisa que eu tinha a dizer" "Mas eu sumi na poeira das ruas"  "Eu também tenho algo a dizer"  "Mas me foge a lembrança..."
"Por favor, telefone, eu preciso beber alguma coisa, rapidamente" "Pra semana" "O sinal ..."  "Eu espero você"  "Vai abrir..."  "Por favor, não esqueça" "Adeus..."
Sua tarefa é considerar o conteúdo do poema como sintoma da sociedade em que vivemos e escrever um parágrafo, com três linhas, em que você comente a essência do recado que o autor pretende nos enviar.
		
	
Resposta: Esses textos nos remetem ao cotidiano, onde sem perceber nos expressamos e comunicamos de maneira diferente da escrita, a nossa fala não transcreve a escrita, pois ao falar estamos em contato com o interlocutor, onde fica mais fácil a comunicação, sendo assim podemos dizer "Eu só ando a cem", "eu sumi na poeira das ruas". Essa comunicação será transmitida pelo emissor e o interlocutor conseguirá entender sem que ocorre interferências na transmissão da mensagem.
	
Gabarito:
Gabarito: Espera-se que o(a)s respondentes construam um parágrafo, com três linhas, manifestando-se, basicamente, em torno do seguinte comentário:
Os elementos do poema lembram bem a condição humana que predomina, atualmente, na nossa pouca disponibilidade de tempo. A atenção aos amigos pode ter menor importância, mesmo que soframos com esse afastamento. O repentino encontro num sinal de trânsito pode revelar esse caráter fugidio que atinge uma boa parcela dos habitantes das grandes cidades.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408393315)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia a definição a seguir.
"É a ligação entre os elementos de um texto. No interior de uma frase, entre as frases e entre os vários parágrafos, pois alguns termos fazem-se necessários para que o leitor possa receber o texto como uma informação contínua."
Essa definição equivale ao conceito de 
		
	
	Metáfora
	 
	Coesão
	 
	Coerência
	
	Metonímia
	
	Argumentos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408718310)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A focalização é uma propriedade importante que auxilia a conferir interpretabilidade aos textos, visto que consiste em
		
	 
	evitar que se desvirtue do tema proposto .
	
	aproveitar o conhecimento linguístico do leitor.
	
	marcar a intenção do autor nas entrelinhas.
	
	dialogar com a experiência de mundo do leitor.
	
	fazer com que o leitor recupere informações em outros textos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408718353)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O senso comum, muito utilizado na contra argumentação, é:
		
	 
	Algo que as pessoas consideram uma verdade irrefutável que todos repassam oralmente por séculos de geração a geração.
	
	Um tipo de argumentação que convence rapidamente os ouvintes ou leitores por ser irrefutável e que, por isso, não permite réplicas ou tréplicas.
	
	A crença em um ponto de vista sem nenhum fundamento e, em geral, de caráter preconceituoso e inverossímil.
	
	É a resposta na maior parte das vezes sem fundamento algum que visa levar a discussão para outro lado.
	 
	O que as pessoas pensam que é verdade, por ser fácil de entender, e geralmente porqueouviram de alguém, antes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408396954)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O compositor Adoniram Barbosa fala em suas canções de alguns tipos populares que habitavam bairros italianos de São Paulo no século XX. Observe um trecho de uma de suas canções mais famosas:
Saudosa maloca Si o senhor não "tá" lembrado/ Dá licença de "contá" /Que aqui onde agora está Esse "edifício arto"/ Era uma casa véia Um palacete assombradado/ Foi aqui seu moço /Que eu, Mato Grosso e o Joca/ Construímos nossa maloca/ Mais, um dia /Nóis nem pode se alembrá /Veio os homi c'as ferramentas /O dono mandô derrubá / Peguemos todas nossas coisas/ E fumo pru meio da rua /Apreciá a demolição [...] (http://letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/).
A partir do fragmento transcrito acima, responda: Pela linguagem, qual é o provável perfil sócio-econômico e cultural do locutor e seus amigos?
		
	
Resposta: Pelo dito acima trata-se de um perfil da classe pobre, com pouco conhecimento da lingua. Onde se comunicação atraves da fala informal, sem conhecimento da lingua culta. Porém isso é influenciado pela cultura, pelo local onde essas pessoas se relacionam, devido a isso se torna algo comum entre as pessoas pertencentes a determinada comunidade ou região.
	
Gabarito: O provável perfil da personagem é de uma pessoa que pertence às classes populares, com pouca escolaridade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408720029)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta METÁFORA.
		
	
	Você já leu Camões?
	
	Tomei dois pratos de sopa.
	 
	Minha irmã é um anjo.
	 
	Gritaria mil vezes, se fosse preciso.
	
	Você tem fogo?

Outros materiais