AV 2014.3 - PRODUÇÃO TEXTUAL I
4 pág.

AV 2014.3 - PRODUÇÃO TEXTUAL I


DisciplinaProdução Textual I231 materiais2.063 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.: 201202665346)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vimos que a fala é desenvolvida no seio familiar, na relação com as pessoas, pois todos temos capacidade inata de falar. Entretanto, a escrita é:
		
	 
	Adquirida por meio de um processo de educação formal (escola)
	
	Desenvolvida, mas não adquirida formalmente
	
	Superior à fala
	
	Desenvolvida e adquirida pois a linguagem é inata
	
	Igualmente desenvolvida, pois todos temos de saber escrever
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202341689)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escrita obedece a princípios específicos, conforme vimos em nossa aula 2. Entretanto, para se escrever um bom texto, é fundamental, antes da escrita propriamente dita:
		
	 
	Planejamento
	
	Ação
	
	Reação
	
	Plano de Estudo
	
	Reescritura.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202123845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As diferenças fundamentais entre textos orais e textos escritos podem ser encontradas na opção:
		
	
	Os textos orais são sempre curtos e informais. Os textos escritos são sempre longos e formais.
	
	Os textos orais são bem explicados, as palavras são pronunciadas corretamente. Os textos escritos tendem a eliminar sílabas, as palavras não são escritas corretamente.
	
	Os textos orais não têm preocupação com acentuação. Os textos escritos não têm preocupação com acentuação nem com pontuação.
	 
	Os textos orais possuem palavras incompletas, a fala é complementada com elementos não verbais. Os textos escritos devem apresentar palavras escritas seguindo a ortografia vigente.
	
	Os textos orais tendem a ser mais longos que os escritos. Os textos escritos não necessitam ter preocupação com a clareza das mensagens.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202124649)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique o tipo de texto predominante no fragmento abaixo:
Como podemos entender as ¿cotas¿ para o ingresso de negros em universidades no Brasil, se não existe uma política voltada para a educação de base? Investir na educação de base seria a melhor forma de acabar com a deficiência do ensino brasileiro, tendo em vista que o sistema de ¿cotas¿ pode se tornar mais uma forma de descriminação contra os afro-descendentes (que poderão ser taxados de incapazes para o ingresso no ensino superior). Mesmo sabendo que nós brasileiros temos uma divida de três séculos ou mais para com os negros do nosso país, sabe-se que é de grande urgência tomar uma atitude, mas talvez as ¿cotas¿ não sejam a solução.http://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=75
 
		
	
	descrição
	
	narração
	 
	argumentação
	
	descrição.
	
	dissertação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202665347)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o seguinte parágrafo retirado do portal de notícias G1:
"Com o desempenho oscilante do comércio e com a indústria em retração, a economia brasileira encolheu 1,2% no segundo trimestre deste ano, nos cálculos do Banco Central. O número veio acima da expectativa dos analistas do mercado financeiro de que o IBC-Br (índice que mede a atividade no Brasil) tivesse uma queda de cerca de 1,6% no período, mas, ao mesmo tempo, é o pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009, auge da crise financeira, quando o recuo havia sido de 2,68%. De acordo com os dados revisados pelo Banco Central, esse já seria o terceiro trimestre de retração da economia.
Read more: http://oglobo.globo.com/economia/economia-brasileira-encolheu-12-no-segundo-trimestre-segundo-banco-central-13612246#ixzz3ATImHO00
Agora, assinale a alternativa que contenha o tópico frasal do parágrafo acima:
		
	 
	é o pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009
	
	O número veio acima da expectativa dos analistas do mercado financeiro de que o IBC-Br
	
	auge da crise financeira, quando o recuo havia sido de 2,68%
	 
	a economia brasileira encolheu 1,2% no segundo trimestre deste ano
	
	De acordo com os dados revisados pelo Banco Central, esse já seria o terceiro trimestre de retração da economia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202107608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	À unidade de composição constituída por um ou mais período, em que se desenvolve uma ideia central seguida de outras secundárias, relacionadas, damos o nome de:
		
	
	oração
	 
	parágrafo
	
	declaração
	
	tópico
	
	frase
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202124671)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao parágrafo-padrão do texto dissertativo, fazem-se as seguintes afirmações:
I. Garante a continuidade e a progressão textual, quando devidamente coerente e coeso.
 II. É sempre iniciado por exemplos e dados quantitativos ligados ao seu desenvolvimento.
 III. É organizado em torno de uma ideia núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias.
Assinale alternativa que analisa corretamente as afirmações acima. 
		
	
	Somente I está correta
	 
	Somente I e III estão corretas
	
	Somente III está correta.
	 
	Somente I e II estão corretas.
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202368411)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Leia a citação a seguir, retirada de nossa aula 2: "Não vamos pensar que, para escrever, é preciso ter inspiração. Na verdade, para escrever bem, é preciso, como dizem, transpiração." Comente essa citação, discorrendo a respeito do que é necessário para se escrever bem.
		
	
Resposta: É necessário ter um bom conhecimeto da língua portuguesa
	
Gabarito: O aluno deve comentar que é preciso lançar mão de estratégias e de conhecimentos diversos para escrever bem, como por exemplo, conhecimento de mundo, planejamento, revisão, etc.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: O aluno deve comentar que é preciso lançar mão de estratégias e de conhecimentos diversos para escrever bem, como por exemplo, conhecimento de mundo, planejamento, revisão
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202138913)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o texto abaixo para responder à questão:
 "A civilização da cana é uma civilização carnal. A do sertão tem a dureza do osso. As crianças do litoral brincam nuas entre os arbustos de fumo ou as moitas de bananeiras; os homens trabalham no campo de torso nu; as mulheres deixam adivinhar, sob os vestidos leves, a beleza das formas brancas ou negras. O corpo do vaqueiro, ao contrário, esconde-se sob uma couraça de couro, desde o chapéu redondo de couro de veado, até as pesadas botas que protegem as pernas contra os possíveis arranhões, pois precisa lutar contra os espinhos, contra os cactos de pontas eriçadas, contra os arbustos inimigos."
O elemento pois (linha 5), em "pois precisa lutar contra os espinhos", estabelece relação de sentido entre partes do texto. Quais são essas partes? Qual a relação de sentido que ele estabelece?
		
	
Resposta: "O corpo do vaqueiro, ao contrário, esconde-se sob uma couraça de couro, desde o chapéu redondo de couro de veado, até as pesadas botas que protegem as pernas contra possíveis arranhões..." O elemento "Pois" dá sentido e explica em seguida o motivo do vaqueiro usar uma roupa de couro cobrindo praticamente todo o seu corpo: "pois precisa lutar contra os espinhos, contra os cactos de pontas eriçadas, contra arbustos inimigos." enquanto a civilização do litoral não há essa necessidade, as crianças andam nuas, os homens trabalham de torso nu, e as mulheres usam vestidos leves.
	
Gabarito: O corpo do vaqueiro, ao contrário, esconde-se sob uma couraça de couro, desde o chapéu redondo de couro de veado, até as pesadas botas que protegem as pernas contra os possíveis arranhões/precisa lutar contra os espinhos, contra os cactos de pontas eriçadas, contra os arbustos inimigos - relação de explicação/justificativa (a 2ª parte explica/justifica o que foi dito na primeira
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202123955)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos maiores problemas