Buscar

exercícios de Brucella, Bacillus, Micobactérias e Listeria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de fixação 
Cite as principais características da bactéria Listeria sp.
R: bacilo gram positivo, móvel mesófila (se desenvolve em baixas temperaturas),ph resistente e NaCl resistente,anaeróbia facultativo e fermentador de glicose.
Quais são os fatores de virulência da Listeria sp? E como ocorre a sua entrada na célula?
R: internalinas, listeriosina, fosfolipases e ActhA. A bactéria entra por endocitose, pois realiza adesão e invasão com as internalinas. No citosol sai da vesícula e produz tufos de actina permitindo a sua “movimentação” por arrastamento. Replica e sai da célula por vesículas e invade células vizinhas.
Como ocorre a transmissão e quais as possíveis manifestações?
R: a transmissão pode ser direta (contato dos animais infectados com o homem), Indireta (ingestão de alimentos contaminados; leite, carne e derivados) ou vertical(via placenta ou pelo canal do parto).
Porque a presença de Listeria sp nos alimentos é um problema público? Quais os métodos de profilaxia contra esta bactéria?
R: pois é uma das doenças veiculadas por alimentos que tem a uma alta taxa de mortalidade. Evitar o consumo de alimentos mal cozidos ou de má procedência e cuidados especiais com gestantes.
Um método utilizado para prevenção contra bactérias é a cocção dos alimentos, como esse método pode prevenir o paciente contra a Brucella spp? Justifique sua reposta.
R: por ser uma bactéria sensível a altas temperaturas, a cocção desativa a bactéria evitando assim danos ao hospedeiro.
Como a Brucella spp consegue fugir da resposta imuno ?
R:A porta de entrada é pela mucosa ou por lesão. Se a bactéria sobreviver a fagocitose, ela se multiplica dentro dos macrófagos e vai para a circulação sanguínea e linfática podendo chegar ao fígado ,baço e linfonodo. Causando danos ao hospedeiro devido a resposta imune, como lesões granulmentosas.
Como é feita a transmissão e a profilaxia para Brucella spp?
R: doença zoonótica, ou seja, de animal infectado para homem podendo ser direta (contato com animais infectados; tratadores e veterinários), indireta (por alimentos contaminados) ou vertical (via placenta. Ocorre apenas em animais).
Existe uma alta variabilidade de espécies de Bacillus spp, mas a espécie Bacillus Cereus esta em evidencia por causar com uma pequena variação de sua toxina, duas síndromes diferentes. Quais são e qual a diferença entre elas?
R:sídrome diarreica causada por uma toxina termolábi (Que tende a decompor-se sob a influência do calor)liberada pelas bactérias na fase log......teerminar...
Quais os meios de controle prevenção para Bacillus Cereus?
R:. Cocção adequada, consumo imediato ou refrigeração e armazenamento dos alimentos e tratamento do paciente sintomático.
Qual a importância do Bacillus Thuringiensis?
R: controle biológico.
Porque as micobactérias não são coradas com a técnica de gram? Qual a coloração utilizada? Qual a técnica para corá las? 
R: As micobactérias possuem uma parede celular lipídica de baixa permeabilidade que impede a sua coloração pela técnica de gram.ZIEHL-NEELSEN. Nesta coloração, utilizasse além de álcool 97% , ácido clorídrico a 3% e o aquecimento do recipiente que quebra as ligações lipídicas permitindo a passagem do corante.
O que significa a sigla BAAR?
R: Bacilos álcool ácidos resistentes.
Porque as mico bactérias se diferenciam das demais bactérias?
R: Possuem parede celular lipídica composta por ácido micólico complexado com polissacarídeos e peptídeos que possibilita a uma baixa permeabilidade permitindo uma alta resistência a sustâncias, mas também um desenvolvimento bacteriano muito lento.
Quanto ao M.Tuberculosis, como é transmitido?
R: O paciente elimina os bacilos através da tosse, transmitindo assim de um homem a outro.
Quais características determinam a manifestação da doença tuberculose?
R: três fatores determinam a manifestação e o local da doença: a carga infectante, a virulência do microorganismo e a imunidade do hospedeiro.
Como é a patogenia do M.Tuberculosis?
R: Depois da inalação dos bacilos, eles se multiplicam nos alvéolos ou nos macrófagos. O sistema imune identifica os antígenos estranhos e age sobre eles, mas alguns bacilos viáveis sobrevivem e infectam outras células. Seu destino é modulado pela ação do sistema imune sobre ele, pela sua carga infectante e por sua virulência.
Obs: para que alguns bacilos sobrevivam e infectem outras células, eles impedem a fusão das enzimas fagocíticas com o lisossomo, impedindo assim sua digestão.
Qual a diferença da doença primária para a doença secundária?
R:. A doença primária tem a formação do tubérculo que pode virar uma “cicatriz” por ter virado uma fibrose ou ter sofrido calcificação que poderá ser observada por raios-X. Já a secundária será a reativação da primeira, ou seja, a lesão se romperá, produzindo um segundo quadro de manifestação da doença. 
Como podemos diagnosticar a tuberculose? Como é o tratamento? E os meios de profilaxia?
R: o diagnóstico deve ser feito por mais de 1 tipo de exame, que pode ser a radiografia,o teste tuberculínico de hipersensibilidade a PPD(antigênico natural de combate),detecção laboratorial como baciloscopia, cultura de células, teste de sensibilidade a antimicrobianoe HPLC para constatar a presença de ácido micólico. Através de uma sequencia de duas fases longas de utilização de drogas, a primeira fase para diminuir a carga bacteriana e na segunda pra impedir a ressurgimento da doença. Monitoramento dos casos, imunização com BCG nas crianças e a detecção e tratamento corretos dos sintomáticos.
Porque a existência de M.bovis é uma preocupação pública?
R: Pois sua manifestação clínica é semelhante à de M.Tuberculosis, e pode ser transmitido por alimentos de origem de animais infestados.
Quais os meios de controle e prevenção?
R: em alimentos (pasteurização do leite), animais: detecção e abate.
Quanto a M.Leprae, quais as principais características?
R: Crescimento lento, parasita obrigatório, imunossupressor de HLA-MT1. Ataca áreas mais frias do corpo e células do sistema nervoso periférico.
Como é feito seu diagnóstico, tratamento e prevenção?
R: teste de lepromina, baciloscopia e sinais clínicos. Através de drogas com duração de 6 meses a 2 anos . Identificação e tratamento dos sintomáticos e BCG.

Continue navegando