Buscar

apol 2 Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social Dimensão Metodológica Copia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, segundo Carter (1972) o método de desenvolvimento de comunidade não era específico do Serviço Social, mas podia ser apropriado por uma série de categorias profissionais voltadas à promoção do bem estar. A ação ocorria de maneira integrada, em comunidades estabelecidas, articulando diferentes organismos e profissionais às pessoas que compunham aquela comunidade. Podiam ser identificados objetivos de ação vinculados à saúde, educação, recreação, bem-estar e outros. Baseado nas Ações do Serviço Social e Desenvolvimento de Comunidade, responda como o Serviço Social enxergava as decisões econômicas e políticas?
Nota: 20.0
	
	A
	Ações relacionadas a decisões econômicas e políticas amplas, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas de abrangência do Serviço Social.
	
	B
	Ações relacionadas a decisões econômicas e políticas amplas, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas fora do campo de abrangência do Serviço Social.
Você acertou!
Resposta Correta Letra B, por ser a única que responde corretamente que as ações econômicas e políticas amplas nã estavam dentro da abrangência do Serviço Social aquela época.
	
	C
	Ações relacionadas a decisões econômicas e políticas, revolucionárias, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas de abrangência do Serviço Social.
	
	D
	Ações que não fossem voltadas as decisões econômicas e políticas amplas, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas fora do campo de abrangência do Serviço Social.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
O modo de produção é a maneira como se estrutura a sociedade, ou seja, como é organizada a produção através das relações sociais e o tipo de dominação entre as classes. No feudalismo os servos pertenciam ao senhor feudal, e dependiam dele para ter segurança e usar a terra para produzir alimentos e sobreviver. Já no capitalismo o trabalhador assalariado:
Nota: 20.0
	
	A
	É livre para vender sua força de trabalho ao capitalista.
Você acertou!
	
	B
	Trabalha em regime de cooperação com o capitalista.
	
	C
	É obrigado constitucionalmente a doar seu tempo de trabalho ao capitalista.
	
	D
	Trabalha o tempo necessário e justo para prover o seu sustento, conforme o nível de desenvolvimento das forças produtivas.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Para Hegel, o Estado é um aparelho conciliador e a família e a sociedade civil são seus pressupostos. Marx rompe com essa concepção, e esclarece que o mesmo é um instrumento de dominação de classe e fruto da organização da produção e das relações sociais capitalista. Para embasar a essa critica, a Marx afirma:
I As relações jurídicas de propriedade privada são expressões do Estado;
II A razão e a justiça da sociedade civil são a encarnação do Estado;
III. Um dos objetivos do Estado capitalista é legitimar a exploração da força de trabalho através da mais-valia;
IV O Estado nada mais é que a organização dos interesses da burguesia.
Com base no material estudado, são corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
	
	D
	Afirmativas II  e IV, apenas.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, marque V para Verdadeiro e F para Falso:
(   ) Os primeiros anos do Serviço Social no Brasil (década de 1930 e início da década de 1940) foram marcadas, exclusivamente, pela influência das escolas norte-americanas.
(   ) Naquele período era priorizada a formação revolucionária sobre a formação técnica.
(   ) a partir da segunda metade da década de 1940, uma nova influência teórica ganha espaço diante da formação dos assistentes sociais brasileiros. Inicia-se um período de adoção de referências das escolas norte-americanas, que vai ampliando sua influência de forma crescente ao longo dos anos seguintes.
(   ) Nas décadas de 1940 e 1950 o Serviço Social estabelece uma formação e atuação que concilia os princípios filosóficos católicos e as orientações técnicas norte-americanas.
Nota: 20.0
	
	A
	V V F F
	
	B
	F V F V
	
	C
	F F V V
Você acertou!
	
	D
	V F V F
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, no método do Serviço Social de Grupo, o Assistente Social era motivado a conhecer-se e questionar-se, antes de julgar os interesses e motivações do grupo. Deveria ser capaz de abrir mão de suas próprias experiências e valores, para apreender as potencialidades das pessoas que compunham o grupo. Contudo o Assistente Social:
Nota: 20.0
	
	A
	mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que não assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
	
	B
	mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
Você acertou!
Alternativa Correta Letra B, por ser a única que expressa corretamente.
	
	C
	mantinha-se descomprometidos com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
	
	D
	mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, independentes da necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a revolução e superação do sistema capitalista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando