Buscar

Etapas da Evolução Moral nas Empresas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Contemporânea
De acordo com Marx (1978), Kammer (1998) e Bottomore (2001) tratam-se de todas as forças, meios, técnicas e formas de organizar o trabalho que a sociedade utiliza para produzir aquilo que necessita. Inclui as tecnologias, as fontes de energia, o tipo de trabalho utilizado – trabalho escravo, livre, assalariado, servidão.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente como são denominadas estas forças mencionadas no contexto acima:
Nota: 20.0
	
	A
	Forças globais.
	
	B
	Forças da união.
	
	C
	Forças socialistas.
	
	D
	Forças capitalistas.
	
	E
	Forças produtivas.
Você acertou!
Forças produtivas são todas as forças, meios, técnicas e formas de organizar o trabalho que a sociedade utiliza para produzir aquilo que necessita. Inclui as tecnologias, as fontes de energia, o tipo de trabalho utilizado – trabalho escravo, livre, assalariado, servidão. (Marx (1978), Kammer (1998) e Bottomore (2001))
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 86.
Questão 2/5 - Ética e Responsabilidade Social
As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo. A partir dessa discussão, Alencastro introduz a discussão da empresa como uma comunidade moral ao apresentar a definição de empresa apresentada por Peter Drucker. 
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
Nota: 20.0
	
	A
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
Você acertou!
De acordo com Peter Drucker, empresa é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo “A ética no mundo da empresa”
	
	B
	É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
	
	C
	É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
	
	D
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.
	
	E
	É uma organização composta de modo exclusivo por normas escritas ou regras formais, que pode ser mais ou menos institucionalizada, a depender do modo como são legitimados (perante os consumidores) os valores que orientam os códigos legais dessa organização.
Questão 3/5 - Ética e Responsabilidade Social
Inativada do banco- repetida 
Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa que corresponde ao trecho a seguir:
 “Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.”
Nota: 20.0
	
	A
	Corporação legalista.
	
	B
	Corporação receptiva.
Você acertou!
De acordo com Alencastro, a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais; a corporação legalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduto que mais se parecem a produtos de departamentos legais, nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais; a corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética; a corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação; e, a corporação ética equilibra lucros e ética tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, e engloba problemas éticos na educação, dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.  Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa.Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 2, p. 66-69
	
	C
	Corporação ética que aflora.
	
	D
	Corporação amoral.
	
	E
	Corporação utópica
Questão 4/5 - Sociologia Contemporânea
Segundo Marx, por mais que o salário fosse alto, ele sempre iria se constituir apenas de uma parte da riqueza que o trabalhador produz. A maior parte da riqueza era apropriada pelo capitalista.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que designa corretamente como Marx chamava a parte da riqueza gerada pelo trabalhador que não era entregue a ele, mas sim apropriada pelo capitalista:
Nota: 20.0
	
	A
	Reificação.
	
	B
	Materialismo histórico.
	
	C
	As relações de produção.
	
	D
	Mais-valia.
Você acertou!
Segundo Marx, o salário representa apenas uma parte da riqueza que o trabalhador produz; o resto da riqueza é apropriado pelo capitalista na forma daquilo que Marx chama de mais-valia
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 101.
	
	E
	Concepções capitalistas.
 
Questão 5/5 - Ética e Responsabilidade Social
Inativado do banco - repetida.
As etapas mencionadas anteriormente são descritas de forma aleatória a seguir.
A. Apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais. Busca adotar algumas posturas éticas apenas para evitar problemas legais.
B. Reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação.
C. Persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção. As companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais.
D. Interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo; possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.
E. Equilibra lucros e éticas tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, as etapas para a evolução moral de uma empresa com suas respectivas descrições:
Nota: 20.0
	
	A
	I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B.
	
	B
	I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
	
	C
	I-C, II-A, III-D, IV-B, V-E.
Você acertou!
De acordo com Alencastro, a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, e as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais. A corporação legalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais; nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais. A corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porqueisso é conveniente, não por ser o certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética. A corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação. A corporação ética equilibra lucros e ética, tão completamente, que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras; além disso, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa.Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 2, pp.  66-69
	
	D
	I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
	
	E
	I-E, II-A. III-D, IV-B, V-C

Continue navegando