Buscar

Anamnese Lúdica terminAr.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anamnese Lúdica
Introdução 
Metodologias
Consideração Finais
Esse é o começo
Para Woscoboiniki et al. (1981), a hora do jogo diagnóstica constituiu um recurso ou instrumento técnico, que o psicólogo utiliza dentro do processo de psicodiagnóstico, com a finalidade de reconhecer a realidade da criança que foi trazida a consulta, e aponta que a hora do jogo diagnóstica deve ter começo desenvolvimento e um fim em si mesma, sendo que a mesma opera, como uma unidade, e deve ser interpretada como tal. 
Quem citou isso 
Nas entrevistas que foram realizadas com os pais, deve-se combinar que eles conversem com a criança a respeito do motivo pelo qual é levada ao psicólogo. Assim, esse pode ser o início do diálogo com a criança, dentro da sala de jogo, sendo importante, então, perguntar se sabe o que está fazendo ali, porque veio ou o que os pais falaram da sua vinda ao psicólogo. 
Esclarecendo esse aspecto, compreender-se-ão as fantasias da criança a respeito do processo de avaliação, e, se a resposta for negativa, deve-se fazer um breve relato do que foi falado com os pais, sem detalhes muitos profundos, mas sempre explicitando a verdade. 
As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la.
 Em parte, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para esclarecer dúvidas sobre a brincadeira. 
Ainda, dependendo de cada situação, o psicólogo poderá não participar do jogo ou brincadeira, ou poderá desempenhar um determinado papel, caso seja o desejo da criança (Efron, Fainberg, Kleiner et al, 1978). Como há três autor fazendo citação preciso saber de onde, que foi tirado essa citação? referências. 
Ajuria guerra (1983), também propõe uma classificação que leva em conta, ao mesmo tempo, a estrutura do jogo e a evolução das funções cognitivas da criança. Consequentemente, fala de brinquedos e jogo de exercício (até os 2 anos), em que a conduta lúdica é destinada exclusivamente para a obtenção de prazer; de brinquedos e jogos simbólicos (entre 2 e 8 anos), em que a criança desenvolve a capacidade de representar uma realidade que não está presente no seu campo perceptivo; e, por último, de brinquedos e jogo de regras (a partir dos 8 anos), que são uma imitação das atividades dos adultos e que pertencem ao domínio do código social. Referências ?
 Quem citou isso 
Entretanto, quando a criança fixa certa comportamentos ou ações lúdicas de maneira rígida para expressar uma mesma fantasia, mostra grandes dificuldades para aproveitar e/ ou modificar os atributos dos brinquedos e um ego pobre em recursos frente à ansiedade, resultando na escolha de brinquedos e jogos monótonos e pouco criativos.
 A avaliação da motricidade é, pois, de especial importância, uma vez que o manejo adequado das possibilidades motoras, no que diz respeito à integração do esquema corporal, organização da lateralidade e estruturação espaço-temporal, possibilitará à criança o domínio dos objetos do mundo externo no campo social, escolar e emocional, satisfazendo suas principais necessidades com autonomia, enquanto dificuldades nesse âmbito provocarão certamente limitações e frustrações. Referências?
Aberastury (1978) considera também conveniente não interpretar, já que ainda não temos como saber se a criança será tratada ou não e, em caso de encaminhamento, qual a técnica mais adequada para aplicar. Então, é muito delicado arriscar uma interpretação, porque podem se romper as defesas, cuja fragilidade ou rigidez ainda não conhecemos, e, como conseqüência, despertar muita ansiedade e/ou culpa, bem como alimentar fantasias de que seus impulsos podem atacar ou destruir a relação com o psicólogo, sentimentos estes que ficariam sem resolver, se a decisão for a de não acompanhar psicoterapicamente a criança. Referências ?
Quem citou isso
 A personificação é a capacidade da criança para assumir e desempenhar papéis no brinquedo. É um elemento comum em todos os períodos evolutivos, através do qual as crianças transformam seus brinquedos ou a si mesmas em personagens imaginários ou não, de acordo com sua faixa etária, expressando afetos, tipos de relações e conflitos, sempre em sintonia com a realidade de seu mundo interno. Através dessa personificação, houve claramente uma regressão a serviço do ego, que, por meio do relaxamento dos controles internos, facilitou ao Marcelo a projeção de fantasias e desejos, desprendendo-se transitoriamente das rígidas regras do processo secundário, representando simbolicamente conteúdos internos. Criar é inventar ou transformar a partir da própria capacidade. Referências?
Melanie Klein (1980), desde o início, entendeu que as crianças poderiam, sim, ser motivadas dentro de si mesmas para a análise, insistindo que elas poderiam ser analisadas, do mesmo modo que os adultos, explorando os conflitos inconscientes, abstendo-se de qualquer medida educativa ou de apoio. Neste sentido, Klein pode ser considerada como a iniciadora da técnica psicanalítica para crianças, preconizando a aplicação do jogo, por entendê-lo como o equivalente a um fantasma masturbatório. Contudo, foi Freud o primeiro estudioso que refletiu sobre a função e o mecanismo psicológico da atividade lúdica infantil, quando interpretou a brincadeira de seu neto de 18 meses de idade. Referências?
Quem citou isso 
Quando a criança constrói um novo objeto ou transforma um já existente, mostra a sua capacidade de relacionar elementos novos no brinquedo a partir da reorganização de experiências anteriores. Assim, a criatividade é um processo mental de manipulação do ambiente do qual resultam novas ideias, formas e relações. Referências?
Segundo Freud (1976), Nas brincadeiras, após idas a médicos, onde o corpo é examinado, ou após alguma cirurgia, muitas vezes, essas lembranças, mesmo sendo penosas, se transformam em conteúdo de jogo. Por quê? Porque, através do brinquedo, a criança tem a possibilidade de realizar o desejo dominante para sua faixa etária, por exemplo, o de ser grande e de fazer o que fazem os adultos. Através do brinquedo, a criança não só realiza seus desejos, mas também domina a realidade, graças ao processo de projeção dos perigos internos sobre o mundo externo. Referências?
Quem citou isso 
 a tolerância à frustração e a adequação à realidade são indicadores que têm relação com a aceitação ou não das instruções e enquadramento da hora de jogo, assim como da aceitação dos limites, do próprio papel e do papel do outro, da separação dos pais, do tempo de início e fim, do resultado dos jogos, etc. Tudo isso está intimamente relacionado com as possibilidades egóicas e com o princípio de prazer e realidade. Como se pode observar, a entrevista lúdica diagnóstica é uma técnica de avaliação clínica muito rica, que permite compreender a natureza do pensamento infantil, fornecendo informações significativas do ponto de vista evolutivo, psicopatológico e psicodinâmico, possibilitando formular conclusões diagnósticas, prognósticas e indicações terapêuticas. Referências?
Para eu dar continuidade nos slides primeiro tem que arrumar as referencia, pois tive que excluir algumas coisas que não se encaixava com citação do autor. Primeiro vamos fazer o trabalho que ai fica fácil de colocar tudo nos slides.
Referências
Woscoboiniki, P. et al, (1995). A hora de jogo Diagnóstica. In: Ocampo, M. O processo de Psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Artes Médicas.
Duarte, I. infância. (1989). In: Duarte I.; Ingeborg, B.; Castro, M.G. a prática dapsicoterapia infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.

Outros materiais