Buscar

Avaliação edc especial

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201308053223 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201308053223 - TANIA LUIZA VIVAS 
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9007/AE
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 20/11/2014 09:56:17 
	
	 1a Questão (Ref.: 201308100842)
	5a sem.: deficiência visual
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O senso comum diz que a pior cegueira é a da alma. Certamente ele se refere às pessoas que não querem ou não podem enxergar algum conteúdo por este ser ameaçador. Situação diferente ocorre com o cego que procura enxergar com os elementos que têm a sua disposição. Liste e explique 3 elementos que ajudam o cego a perceber e se orientar no mundo em que vive. 
		
	
Resposta: bengala, sistema braille, sorobã, computadores com tecnologias adaptdas a esta deficiencia para que este individuo possa perceber o mundo ( desenvolver a autaestima , interação , inclusão e independencia do mesmo).
	
Gabarito: 
Sistema braille, sorobã, lupa, reglete. Recursos de auxílio auditivo como gravadores, livro falado ou gravado, bolas com guizo, sinais de trânsito sonoros etc. Recursos eletrônicos calculadoras que falam, computadores com sintetizadores de voz, computadores com impressão aumentada gerada por hardware para aluno com baixa visão, programas e equipamentos atuais, o DOSVOX (decodifica a imagem visual em acústica). 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308099857)
	1a sem.: Normalidade X Deficiência
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como numa pessoa estática e passou a ser vista como: 
		
	
	ser demoníaco
	
	pessoa incapaz
	
	pessoa dinâmica e com possibilidades 
	
	sujeito dependente
	
	bobo da corte
	
	3a Questão (Ref.: 201308100409)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com a proposta inclusiva de educação, podemos afirmar que o aluno cego ou com baixa visão: 
		
	
	necessita de professor particular em sua residência. 
	
	não necessita de adaptações de acesso ao currículo. 
	
	apresenta potencialidades para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado como os demais alunos. 
	
	apresenta dificuldades de aprendizado e deficiência intelectual. 
	
	deve ser incluído na escola regular e não necessita da oferta de atendimento educacional especializado complementar. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308099833)
	1a sem.: Normalidade X Deficiência
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na Idade Moderna a ciência criou um discurso sobre a deficiência que era determinista e fatalista, pois preconizavam que a deficiência acontecia por influência genética e era determinante por toda a vida. Essa concepção trouxe qual prática para o atendimento e cuidado das pessoas portadoras de necessidades especiais?
		
	
	Uma luta anti-manicomial com o objetivo de humanizar as formas de tratamento e inserir o deficiente na sociedade de forma responsável. 
	
	Criação de medicamentos poderosos que prometiam acabar com a deficiência a partir da utilização de drogas caras.
	
	Criação de escolas particulares para que esses indivíduos reforçassem o estudo sobre as ciências.
	
	Criação de oficinas de Terapia Ocupacional para promover a produtibilidade dos deficientes e encorajá-los a administrarem a própria vida. 
	
	Criação de asilos, manicômios e instituições que segregassem os deficientes para lhes dispensar o tratamento adequado por serem anormais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308099862)
	3a sem.: Legislação da Educação Especial
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A médica italiana Marina Montessori trouxe uma grande contribuição para a educação de crianças com necessidades especiais ao criar o Método Natural de aprendizagem. Das premissas abaixo, qual NÃO faz parte do método Natural criado por Maria Montessori? 
		
	
	A escola deve promover uma aprendizagem centrada na criança.
	
	O educador deve incentivar a atividade da criança que significa a manifestação espontânea, sendo a aprendizagem um processo ativo de deslocamento no espaço e escolha pelo indivíduo de tarefas que correspondam as suas necessidades do momento. 
	
	Crianças com necessidades educativas especiais devem ser segregadas e educadas em escolas da rede especial, pois prejudicam o desenvolvimento natural das crianças normais e intelectualmente preservadas.
	
	A criança deve se auto-educar através de atividades de estimulação sensorial e intelectual. 
	
	Numa sala de aula há agrupadas que são grupos escolares de crianças com idades diferenciadas. 
	
	6a Questão (Ref.: 201308100096)
	7a sem.: Deficiência física
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O que é Paralisia cerebral qual a sua principal causa? Marque a resposta correta.
		
	
	Paralisia cerebral ocorre quando a pessoa tem morte encefálica causada por estágios agudos de infecções não curadas. 
	
	A paralisia cerebral é causada pela falta de oxigenação no cérebro e é um estado de paralisia, pois o cérebro pára de funcionar.
	
	A paralisia cerebral é causada por problemas emocionais nos cinco primeiros anos de vida. 
	
	A paralisia cerebral é uma patologia causada pela falta de oxigênio no cérebro que é resultante de uma parada cardíaca ou acidente na adolescência.
	
	Pode-se falar em paralisia cerebral quando alguma região cerebral foi lesionada por falta de oxigênio.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308100390)
	7a sem.: TECNOLOGIA ASSITIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda. 
		
	
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina. 
	
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turno oposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores. 
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas. 
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados. 
	
	
	8a Questão (Ref.: 201308099914)
	6a sem.: Deficiência auditiva
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marta, diretora de uma escola pública, recebeu a solicitação de vaga para José um aluno surdo. Assinale a única alternativa que Marta NÂO poderá executar: 
		
	
	Buscar curso de aperfeiçoamento, inclusive em Libras, para os profissionais interessados da escola.
	
	Matricular José, e solicitar ao órgão central de educação de seu município um intérprete para sua escola. 
	
	Solicitar a parceriada família no processo de aprendizagem.
	
	Matricular José, no contra turno do horário que ele será matriculado em sua escola, em um Centro de Atendimento Educacional Especializado para surdo.
	
	Não matricular José, explicando para família que a escola não possui recursos para atender um aluno surdo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308100844)
	9a sem.: Altas habilidades
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Ao ter um aluno identificado como portador de Altas Habilidades e Talentos, quais são os procedimentos legais que o professor pode ter para encaminhá-lo nos estudos? 
		
	
Resposta: Atividadesque desenvolva as suas potencialidades, perceber a area que ele tem mais facilidades e propor atividades para que ele não fique entediado, ele podera auxiliaros colegas na area que tiver mais facilidades. Devera tambem ser encaminhado em turno oposto para melhor desenvolver as altas habilidades.
	
Gabarito: 
No Brasil, a política educacional do Ministério da Educação aponta para duas alternativas: programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração dos estudos (LDB 9.394/96, art. 59, inciso II) ou uma combinação de ambos. 
A criança com altas habilidades/superdotação precisa de um programa específico baseado em suas características individuais, para suprir e complementar suas necessidades, favorecendo sua criatividade e seus interesses. 
	
	
		10a Questão (Ref.: 201308299475)
	10a sem.: Educação Especial
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Escola X com alunos surdos inseridos realizou um projeto envolvendo contribuições das diferentes linguagens artísticas. Expôs, telas da artista plástica surda Fernanda Machado. Essa atividade foi muito significativa, pois através das telas, os alunos conseguiram entender um pouco mais a respeito da cultura surda. Arte/Educação e projetos educacionais na perspectiva da educação inclusiva, favorecem: 
		
	
	a inclusão em espaço educacional que favorece o desenvolvimento da inteligência intrapessoal e do condicionamento do aluno aos valores culturais necessários para vida em sociedade.
	
	o exercício de adestramento motor, a cópia de modelos ou de uma técnica artesanal, sem lugar para a livre expressão e o desenvolvimento do processo de criação nas diferentes linguagens artísticas. 
	
	a inclusão sociocultural, possibilitando a todos os alunos o desenvolvimento da expressão artística, da comunicação, do conhecimento e das interações sociais.
	
	e o desenvolvimento do processo de condicionamento em uma única linguagem artística, valorizando a reprodução de modelos.
	
	O desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, favorecendo momentos de reflexão individual para aprendizagem.

Continue navegando