Buscar

Recusa Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recusa Escolar: um Estudo de Caso em Ludoterapia Comportamental
A recusa escolar totaliza entre 5% a 28% das queixas escolares, problema esse que crianças e jovens têm dificuldades em permanecer no ambiente escolar, gerando muitas vezes angustia e sofrimento. A ludoterapia é um ramo da psicologia que analisa e estuda a criança em atendimento psicológico. No texto de Coelho, (2016), a autora aborda a utilização da teoria de Dember-Ealr para analisar a interação do indivíduo com ambiente/objeto, observando maior ou menor intimidade de um com outro ao olhar de atenção a algumas premissas. Com foco no que diz Dember- Earl que pede para analisar a complexidade do estímulo e a do indivíduo, em três instâncias; alternar entre atividades, iniciar e concluir quando lhe for desejado.
Com priori na livre escolha, em uma escala de mais ou menos atrativo é o ambiente/objeto, tem-se uma escala que varia de baixa a alta complexidade, levando sempre em conta variáveis de, por exemplo, se o paciente for ansioso já não se pode realizar esse procedimento, pois ansiedade altera na ação de escolha do ser, e também se o individuo é mais complexo que o ambiente/objeto ou vice-versa. Através de brincadeiras, jogos, desenhos, aplicação de testes e conversa que o profissional vai conseguir acessar os conteúdos internos da criança, dessa forma consegue detectar o que ela está transmitindo pra ele, e vai auxiliar no tratamento. Após as investigações do caso é feito um laudo, que se chama ludodiagnostico, que estarão presentes as informações para que o profissional comesse o tratamento, sempre conjugado com a ludoterapia está a orientação dos pais, pois o profissional conseguiu identificar as causas, que também necessita da colaboração também da instituição de ensino. 
De uma forma confortável e prazerosa onde a criança confia bastante no profissional que está trabalhando com ela, que funciona a ludoterapia comportamental. Vale ressaltar que casos de recusa escolar podem originar-se de vários aspectos, seja ele escolar ou familiar, é muito viável que, tanto os pais quanto as intituições estejam sempre observando o comportamento de seus filhos ou alunos, pois a criança sempre é capaz de aprender e se socializar de acordo coma sua capacidade.

Continue navegando

Outros materiais