Buscar

Caso Clínico

Prévia do material em texto

Caso Clínico
É necessário que Ana seja atendida por um psicólogo?
Sim, pois de acordo com o relato da mãe Ana tem comportamentos que estão fora da normalidade de uma criança de 10 anos.
Que hipóteses diagnósticas podem ser levantadas?
Ana pode estar com a sua autoestima baixa; pode estar sofrendo de ansiedade social (medo nas situações sociais e temor a avaliação negativa) pelo fato de evitar exposição na classe e competições no clube ao qual faz parte; é possível que exista o medo do abandono por isso é boazinha e cordata, tira boas notas e esse comportamento pode estar ligado ao fato de ser adotada e ainda ser diferente de seus pais e irmão; pode estar com uma visão distorcida de si mesmo.
Qual a proposta de avaliação e/ou tratamento? Justifique.
De acordo com a avaliação definir objetivos e iniciar o tratamento investigando sua história de vida, a adoção, seu relacionamento com o pai, irmão e sua mãe, ter o conhecimento de como Ana se vê, como vê os outros e utilizar a reestruturação cognitiva, ensinando mudanças de padrões de pensamento. Sugerir exercícios como, por exemplo: aumentar os comportamentos de interação com outras pessoas (crianças e adultos) e analisar onde acontece o seu retraimento, como, quando e com quem acontece.
Quais os aspectos que merecem mais atenção do ponto de vista clínico?
O ato de usar filtro solar e evitar o sol, por se achar muito morena em relação aos pais; sua timidez, retraimento e falta de amigos; seus constantes pesadelos (saber o conteúdo);seu relacionamento com o pai.

Continue navegando