Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
CURSO DE PSICOLOGIA 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO A EM GESTALT-TERAPIA
Salvador/BA 
2020
LIVIANE SANTOS LOPES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO A EM GESTALT-TERAPIA 
Trabalho de apresentado ao curso de Psicologia, solicitado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia, como parte do requisito da disciplina de Estágio A, ministrada pela docente Ana Paula Araújo Sobral.
Salvador/BA 
2020
 A disciplina de estágio A em Gestalt-terapia me proporcionou um grande aprendizado ao longo do semestre. Estar presente como ouvinte ao longo das supervisões, me possibilitou adentrar no universo da Clínica, refinar minha escuta e verificar como os conceitos técnicos podem ser aplicados na prática.
 O relato dos atendimentos realizados pelos colegas que atuam na clínica da faculdade junto às orientações e propostas de intervenções dadas pela supervisora, foram, para mim, grandes facilitadores para a expansão da minha consciência, pois foi possível aprender observando o modo de pensar dos colegas, da supervisora e junto a isso pude visualizar a forma como atuaria caso estivesse atendendo aos casos trazidos pelos colegas.
 Pude compreender a importância da relação terapêutica enquanto ferramenta transformadora para o processo de evolução do paciente, pois a partir dela que será construído o vínculo que da base para a confiança necessária para o que paciente se sinta seguro para se entregar ao processo. Intervenções como os exercícios de respiração podem ajudar o paciente a se conectar com aquele agora e favorecer a awereness. A partir das orientações acerca do manejo foi possível observar que é necessário que o paciente desenvolve a autonomia, para isso é importante que o terapeuta encorajem a procurarem as respostas para as suas questões da maneira que seja possível no momento presente.
 Outra fonte de aprendizado foi a observação do role play , nessa técnica possível treinar a partir da simulação do atendimento entre dois colegas. Como ocorre no momento da supervisão, é possível ter uma visão geral de como funciona o setting terapêutico e as entendeu o que fazer ou não em um atendimento real.
 Compreendi que a Gestalt-terapia é a terapia do contato, sinônimo de encontro pleno. Ela impulsiona o paciente a conhecer a sua maneira de fazer contato com o mundo bem como estabelecer uma boa comunicação consigo e com outro. O paciente é encorajado a desenvolver o auto suporte para que possa se afastar ou se aproximar do que deseja por meio de mecanismos de autorregulação.
 Para isso, é necessário que o paciente desenvolva a consciência de que ele é o único ser capaz de promover a mudança que almeja para sua vida, sendo o terapeuta uma ferramenta facilitadora que o guiará no caminho da autotransformação. Contudo, pertence apenas ao paciente o domínio das escolhas que irão orientá-lo no sentido de sua evolução.

Mais conteúdos dessa disciplina