Buscar

Historia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607071715)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expulsão dos jesuítas da colônia significou, entre outras coisas, a destruição do único sistema de ensino existente. Para substituír o método jesuítico Pombal criou o Alvará de 1759. Por que alguns autores defedem que estas medidas marcam o início da educação pública no Brasil?
		
	
Resposta: Por que a patir da reforma pombalina a educação não é mais focada na religisidade, tendo em vista que antes, o foco da educação era a evangelização e conter o avanço da reforma protestante. Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e da das colónias.
	
Gabarito: Por que uma vez extintos os colégios jesuítas, o governo teria que suprir a lacuna que se abria na vida educacional tanto portuguesa como de suas colônias. Desta forma o Estado teve que interferir no sistema educacional criando uma série de reformas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607727651)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1- A Lei Orgânica do Ensino, conhecida também como Reforma Capanema de 1942, acaba contribuindo para a mudança do ensino, instituindo o ensino primário, ginasial e secundário. No campo do ensino profissional, mudanças foram significativas, atendendo novas demandas do mundo do trabalho. A partir dos textos e das reflexões, pontuar os diferentes cursos que surgiram no ensino profissional e no ensino superior.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: SENAI, SENAC, colégio profissionalizante..USP Universidade 1935
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Observe o gabarito e entenda a avaliação da sua resposta.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607608852)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Quando chega a época do amanho da terra e da sementeira, (...) o padre dá a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça (...). Pois o padre chegou a um índio, que lhe parecia ser o mais aplicado. Que tinha ele feito dos bois, que o padre tinha lhe emprestado? (...) o coitado está com fome, desatrela o zebruno e o abate. (...) Desta maneira, o pobre boi do arado virou fumaça num único almoço (...) Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a pura verdade, que os índios deixam estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Castigar desta maneira paternal tem resultado extraordinário, também entre os bárbaros mais selvagens, de sorte que nos amam de verdade, como os filhos aos pais."
 (SEPP, Anton. (1655-1733). Viagem às missões jesuíticas e trabalhos apostólicos. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1972, p. 87.)
A passagem acima se refere ao trabalho que os jesuítas desenvolviam junto aos índios do Brasil, nos séculos XVI e XVII. Sobre esse contexto histórico, aponte a alternativa correta:
		
	
	O trabalho das missões foi interrompido, pois não alcançava resultados práticos e muitos padres acabavam adquirindo hábitos próprios dos índios, o que contrariava os interesses da Igreja;
	 
	As missões tinham como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, promovendo a educação religiosa e para o trabalho;
	
	Os jesuítas pregavam que os índios selvagens não tinham alma e que, portanto, era necessário convertê-los ao catolicismo, como forma de torná-los mais dóceis para serem escravizados pelos senhores de terras;
	
	Apesar de conseguirem muitos resultados positivos nas atividades econômicas, pois castigavam os índios preguiçosos, no campo religioso não alcançaram resultados, sendo baixo o número de índios que se converteram ao cristianismo.
	
	Os jesuítas desenvolveram a catequese junto aos índios, como forma de escravizá-los, aplicando constantes castigos físicos a quem não trabalhasse;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607271097)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Fuvest,1995) "Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento do Padre Antônio Vieira revela:
		
	 
	que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes.
	
	um episódio isolado da ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos.
	
	que os padres jesuítas, em oposição à ação dos colonos paulistas, contavam com o apoio do governo português na luta contra a escravização indígena.
	
	um dos momentos cruciais da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulsão dos jesuítas do território brasileiro.
	
	que tanto o padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo português.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607052342)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
		
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607271389)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Unifesp, 2009) Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à:
		
	 
	Disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia europeia.
	 
	Tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América.
	
	Descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais.
	
	Perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África.
	
	Intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607739280)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em pleno período regencial, ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. Com isso, oficializou-se sobreo ensino:
		
	
	a privatização.
	
	a militarização;
	
	a mercantilização;
	
	a centralização;
	 
	a descentralização;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607141783)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. A reforma promovida por Benjamin Constant sustentava-se nos princípios da liberdade e da laicidade do ensino, bem como, na bandeira de caráter liberal em defesa da gratuidade da escola primária. No que se refere à organização escolar, fica evidente a influência da:
		
	
	Filosofia Aristotélico-Tomista
	 
	Filosofia Positivista
	
	Filosofia Existencialista
	
	Filosofia Idealista
	
	Filosofia Marxista
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607052175)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(IPAD / PE / 2006 / adaptada) Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta:
		
	
	O Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945.
	
	Cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras.
	 
	O Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial.
	
	Esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos.
	
	A Alemanha, país mais ¿educado¿ e desenvolvido da Europa nos anos 30 se tornou um regime totalitário. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607065381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores. Dentre as alternativas abaixo marqeu aquela que NÃO corresponde a uma mudança trazida por essa lei:
		
	
	A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.
	
	Ensino fundamental obrigatório e gratuito.
	
	Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica.
	 
	Inclusão da educação moral e cívica, educação física, educação artística e programas de saúde como matérias obrigatórias do currículo.
	
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais.

Outros materiais