Buscar

LIXO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REDUÇÃO DO LIXO NA 
CONSTRUÇÃO CIVIL 
Raymara Milhomem de Oliveira, 4º Semestre. Engenharia Civil 
Orientador: Eli Siqueira Alves Ph.D 
A sociedade vive um dilema na atualidade: desenvolver seguindo a linha da sustentabilidade, o conceito atual e tão famoso: desenvolvimento sustentável. Diante disso, é importante que seja inserido no cotidiano das pessoas a importância de preservar o meio ambiente das futuras gerações e manter um equilíbrio entre a necessidade de crescer e os perigos desse crescimento. O lixo é um desses perigos e simboliza diretamente sobre o consumo exacerbado da sociedade atual (tanto na construção civil – aqui abordado-, como nas situações rotineiras). 
Palavras – chave: Sustentabilidade; Desenvolvimento; Lixo; Construção civil. 
John e Agopyan (2003) aponta fatores que contribuem para a redução 
• Mudanças de tecnologia para combater as perdas;
• Aperfeiçoamento e flexibilidade de projeto;
•Melhoria da qualidade de construção, de forma a reduzir a manutenção causada pela correção de defeitos;
•Seleção adequada de materiais, considerando, inclusive, o aumento da vida útil dos diferentes componentes e da estrutura dos edifícios;
•Capacitação de recursos humanos;
•Utilização de ferramentas adequadas;
•Melhoria da condição de estoque e transporte;
•Melhor gestão de processos;
•Incentivo para que os proprietários realizem modificações nas edificações e não demolições;
•Taxação sobre a geração de resíduos;
•Medidas de controle de disposição;
•Campanhas educativas.
A economia sempre foi uma preocupação da sociedade em se manter constantemente em desenvolvimento e crescimento. Hoje, essa preocupação está diretamente ligada aos problemas ambientais gerados com tais ações. E, é notória a responsabilidade dada para todos, desde apenas consumidores, até empresas e industrias de grande porte. Miller aponta para a crescente preocupação da sociedade perante atividades que possam causar prejuízo para o meio ambiente como queima de combustíveis, desmatamento de florestas, armazenamento incorreto do lixo entre outros. 
Assim, viver de forma sustentável é possível. Desde que seja inserido no cotidiano das pessoas e ensinado desde o princípio sobre os perigos da irresponsabilidade ambiental: O lixo é uma delas. 
Fonte: Google Earth
Uma solução para a redução dos resíduos obtidos através da construção civil é a reutilização. Embora seja um método caro, é notório o desperdício de recursos valiosos no meio, como alumínio, pneus, garras, papel sulfite, entre outros. É difícil de acreditar que a sociedade capitalista reduzirá a produção, mas, poderá simplesmente reutilizar, o que, mais do que nunca, aumentará os lucros da empresa. Miller aponta o desenvolvimento de produtos fáceis de reutilizar como método de redução de lixos na construção civil. O que a sociedade pode fazer diante disso? Conscientizar-se. Utilizar no dia-a-dia os quatro R’s (Recusar, reduzir, reaproveitar e reciclar) e assim contribuir com o meio ambiente em que muitas gerações ainda viverão.
ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade / Fernando Almeida. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007;
JOHN, V. M.; AGOPYAN, V. Reciclagem de resíduos da construção. In: SEMINÁRIO RECICLAGEM DE RESÍDUOS DOMICILIARES, São Paulo. Disponível em: www.reciclagem. pcc.usp.br . Acesso em: 20 de nov. de 2014. 
MILLER Jr., G. Tyler, 1931. Ciência ambiental / G. Tyler Miller; tradução All Tasks. Delitti. – São Paulo : Cengage Learning, 2002. 
RESUMO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS 
INTRODUÇÃO
REDUZINDO O LIXO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando