Buscar

AV psicologia do Desenvolvimento 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201401312624  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: - MONICA 
	Professor:
	DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
	Turma: 9009/AG
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 17/11/2014 19:16:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201401374214)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante a adolescência, período que vai aproximadamente dos 11 aos 20 anos de idade, os seres humanos de toda parte atravessam a grande divisa entre a infância e a idade adulta. Ninguém pode dizer que esse processo seja fácil. A adolescência não se caracteriza por ser uma época de problemas, mas muitos adolescentes passam por momentos de dificuldade, confusão, irritação e depressão. Pensando nessas questões está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	o vício em drogas, lícitas e ilícitas, nesse período é um risco que pode ser subestimado pela sociedade e pelos próprios adolescentes, pois eles são imunes a esses estímulos.
	
	os pais têm uma importante influência sobre os adolescentes. Os filhos tendem a não se afastar muito das crenças e dos ideais dos pais e estes devem ter especial interesse em saber resolver quaisquer conflitos que apareçam.
	
	a sequência de eventos da puberdade é a mesma para os jovens de ambos os sexo e de todas as culturas, mas o ritmo do desenvolvimento da puberdade varia consideravelmente.
	
	às vezes a pressão para resolver a crise de identidade é muito grande, e em vez de explorar papéis alternativos os jovens antecipam suas opções, adotando indiscriminadamente os valores de alguém: dos pais, de um culto, de um herói, entre outros.
	
	pais e professores podem representar verdadeiros modelos para as crianças, sendo fundamental a coerência entre o que se fala e se faz para garantir credibilidade naqueles que estão submetidos aos seus cuidados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401374608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que NÃO se enquadra na abordagem cognitivista de base piagetiana.
		
	
	É predominantemente interativa, e o conhecimento é o produto da interação entre o homem e o meio.
	
	É no exercício operacional da inteligência que a aprendizagem ocorre, e somente se realiza de fato quando o aluno constroi seu conhecimento.
	
	Segundo Piaget, o conhecimento não é dado, nem adquirido, é construído, o que implica ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento.
	 
	O aluno é visto como um ser que responde a estímulos do meio exterior, não levando em consideração o que ocorre dentro de sua mente durante o processo.
	
	A inteligência é antes de tudo adaptação. Esta característica se refere ao equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, que resulta de uma interação entre assimilação e acomodação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401585075)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aos 18 anos de idade, nosso cérebro já amadureceu bastante e é capaz de processar as funções executivas para organização e realização de atividades no dia-a-dia. Marque qual das atividades abaixo faz parte do rol de funções executivas que só estará plenamente pronto após a total maturação das estruturas corticais pré-frontais.
		
	
	Ser um líder democrático e que use o diálogo em suas interações
	
	Ser capaz de apresentar movimentos delicados e muito rápidos de coordenação motora fina
	
	Criar artisticamente com talento e inovação obras de rico valor cultural
	
	Fazer análises abstratas sobre temas nunca antes estudados pela humanidade
	 
	Colocar um plano em prática monitorando o comportamento passo a passo e tendo a chance de refazer seus planos de acordo com os desafios alcançados
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401478713)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401374581)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma oficina de formação em serviço de educadores da rede pública, a palestrante cita os quatro estágios de desenvolvimento que foram pesquisados por Jean Piaget e os descreve numa ordem cronológica com suas principais características. Qual das respostas abaixo cita os quatro estágios na ordem cronológica em que acontecem no desenvolvimento da criança?
		
	
	Operatório-formal, pré-operatório, sensório-motor, operatório concreto.
	
	Sensório-motor, pré-operatório concreto, lógico-formal e operatório concreto e abstrato.
	
	Sensório-motor, operatório concreto, pré-operatório e lógico-formal.
	
	Sensório-motor, operatório, lógico-formal e pré-operatório concreto.
	 
	Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e lógico-formal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401597667)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mara é uma professora que trabalha com a teoria das Inteligências Múltiplas criada por Gardner para contribuir com o desenvolvimento de habilidades cognitivas variadas em seus jovens alunos. Esta semana, ela fez uma atividade de campo para observação do ecossistema e reflexão sobre a utilização dos recursos naturais com os alunos do Ensino Médio. Dentre as inteligências categorizadas por Gardner, podemos dizer que Mara trabalhou com a inteligência:
		
	
	Cinestésica
	
	Intrapessoal
	
	Matemática
	
	Linguística
	 
	Naturalista
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401374524)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em um debate entre pedagogos, cada um expressou seu ponto de vista a respeito das razões que levam o indivíduo a aprender, embasando-se em diferentes teorias de aprendizagem. Os pontos de vista foram expostos a seguir:
Paula: "Acredito que os fatores que concorrem para a aprendizagem estariam basicamente prontos desde o nascimento do indivíduo, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza".
Luiz: "Penso que a aprendizagem decorre da ação do meio sobre a pessoa, para configurar sua conduta às exigências da sociedade".
Maria: "Entendoque o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos".
Associe a "fala" de cada pedagogo à teoria de aprendizagem correspondente:
		
	
	Paula-Behaviorista                 Luiz-Culturalista                Maria-Pragmatista
	
	Paula-Conexionista               Luiz-Espiritualista              Maria-Associacionista
	
	Paula-Naturalista                   Luiz-Gestaltista                 Maria-Construtivista
	
	Paula-Funcionalista                Luiz-Experimentalista        Maria-Construtivista
	 
	Paula-Inatista                      Luiz-Ambientalista             Maria-Interacionista
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401374206)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitos pais costumam ficar ansiosos a respeito da aquisição da língua escrita para crianças a partir dos 3 anos de idade. Qual poderia ser a resposta CORRETA de uma educadora de crianças dessa faixa etária ao ser abordada por um pai que indaga a respeito de que atividades estão sendo oferecidas na creche e quais dessas atividades ele pode fazer em casa para acelerar esse processo?
		
	
	Acho que você tem razão, e, por estar preocupada com isso, vou começar a oferecer atividades que envolvam cópias repetidas das letras do alfabeto.
	 
	Eu não desejo criar ansiedades quanto às habilidades que devem ser desenvolvidas com alegria. Para a aquisição da língua escrita ofereça atividades que explorem a linguagem falada, leitura de livros com figuras, contação de histórias.
	
	Evite incentivá-la fazer desenhos em casa; incentive-a a escrever as letras isoladamente, pois assim ela irá memorizar todo o alfabeto.
	
	Peça para a criança repetir várias vezes a tarefa, até que ela apresente o resultado esperado.
	
	Aconselho você, em casa, a ajudar a criança a cobrir as letras e, caso seja necessário, a segurar o lápis junto com ela durante a realização da atividade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401393235)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A secretaria municipal de educação de uma capital, que possui uma rede de educação infantil composta por 250 unidades, contratou um pedagogo para fazer um programa de formação em serviço dos educadores de creche. No primeiro encontro para a formação, você deixou os grupos formados por 30 educadoras cada falarem um pouco sobre os problemas ou diferenças que têm no seu cotidiano. O problema que recebeu maior destaque foi o processo de retirada de fraldas nas crianças de 2 anos de idade, porque os educadores acreditam que as crianças não têm higiene com as fezes, porque são provenientes da classe popular. Como você explicaria as características da fase anal para as educadoras de creche, tendo como fundamento a teoria freudiana.
		
	
Resposta: A fase anal se caracteriza pelo controle da urina e das fezes e pela aquisição de normas sociais e não se tem haver com a classe econômica, independe de classe econômica e sim de um estado de maturação.
	
Gabarito: Nesta fase as crianças inauguram o conhecimento sobre as regras morais a partir do descobrimento dos seus excrementos e da possibilidade de controlar a sua retenção e eliminação. Sentem prazer em evacuar e urinar, bem como em falar sobre esses elementos. Para terem o controle dos esfíncteres, precisam ter um tempo mínimo de maturação de 24 meses de idade e toda uma aprendizagem sobre a utilização do banheiro.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401393269)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ao iniciar seu trabalho na creche com bebês, Marta, estagiária de Pedagogia, não imaginava que eles ficassem tão tristes com a despedida dos familiares e a consequente adaptação à creche. Ao vê-los chorando de forma tão emotiva, a estagiária pergunta para a professora, que não se mostrava incomodada com o choro dos bebês: - Eles sempre sofrem assim? A professora respondeu: - Não, esse comportamento faz parte da fase de adaptação à creche, quando eles construirão novos vínculos de apego com os educadores da creche. Insatisfeita com a resposta e preocupada com o choro dos bebês, Marta foi pesquisar em seu livro de Psicologia do Desenvolvimento sobre as relações de Apego. Como a relação de apego com os adultos cuidadores pode contribuir para a estruturação da personalidade da criança?
		
	
Resposta: Através da relação de apego a criança se sente protegida e com isso vai se desenvolvendo de forma segura e progressiva. O contato com pessoas etranhas deve ser prazeroso e não traumático, a criança que se sentir segura com pessoas que até então são desconhecidascom certeza terá seu desenvolvimento sem angústias e medo.
	
Gabarito: A medida em que os cuidadores oferecerem vínculos seguros, esse bebê terá mais segurança para interagir com as pessoas e os objetivos do ambiente em que vive, tendo condições mais favoráveis ao seu desenvolvimento.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes