Buscar

Trabalho Otimização de Rota - PO1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
OTIMIZAÇÃO DE ROTA
Case de vendas da empresa: 
Equiplating Indústria e comércio de Equipamentos e Máquinas
Diego Magnus Quevedo
Luiz Eduardo Pereira de Souza
Tiago Arruda da Silva
Thomaz Torres
PESQUISA OPERACIONAL II
Professor: Rodrigo Dalla Vecchia
Canoas, Novembro de 2014. 
Resumo	
Este trabalho apresenta a realidade da empresa EQUIPLATING INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA que, é desenvolvedora de projetos customizados de equipamentos automatizados para tratamento de superfícies. A concorrência exige que a Equiplating produza seus produtos de forma customizada, disponibilizando além de um produto físico, uma solução para seus clientes, para tal, a venda é feita de maneiras consultivas. 
Estes colaboradores visitam diariamente seus clientes, apresentando produtos que serão capazes de aumentar a produtividade mantendo a qualidade dos produtos, quanto maior a gama de clientes visitados, maior se torna possibilidade de se concretizar negócios, desse modo surgiu à necessidade de melhorar o desempenho de visitas a estes possíveis clientes, notou-se que a rota definida sem que haja um levantamento técnico pode apresentar diversos problemas e a otimização das rotas de visita destes colaboradores serão doravante tratados.
Palavras-chave: Otimização de rota, visitação de clientes, venda técnica.
Abstract
This paper presents the reality of the company EQUIPLATING MACHINERY INDUSTRY AND TRADE LTD which is a developer of custom designed automated equipment for surface treatment. The competition requires that Equiplating produce their products in a customized manner, in addition to providing a physical product, a solution to their customers, for such a sale is made consultative ways. 
These employees visit customers daily, showcasing products that will be able to increase productivity while maintaining product quality, the greater the range of customers visited, the greater becomes the possibility to do business, thus came the need to improve the performance of hits these prospects, it was noted that the defined route without a technical survey can present many problems and optimization of sightseeing routes, these employees will henceforth be treated.
Keywords: Route Optimization, visiting customers, consultative selling.
Introdução
Cenário de Mercado 
A crescente competitividade na prestação de serviços dentro do mercado industrial tem exigido grandes investimentos das empresas do ramo. Por consequência, os serviços ofertados tem apresentado uma melhora constante, porém, além de melhorar a prestação de serviços é necessário fazer um contato eficiente com este cliente.
O trabalho analisa as atividades da empresa Equiplating. Empresa qual mercado foco é a venda de produtos customizados e para isto o vendedor tem que ter uma ação muita enérgica nas visitas aos seus clientes, pois apenas o contato pessoal e a visita à fábrica podem mostrar na prática as melhorias a serem feitas na linha de produção. 
A Equiplating é uma empresa familiar, sediada na cidade de Canoas do estado do Rio Grande do Sul, onde iniciou suas atividades em 1994 atuando na produção de equipamentos para galvanoplastia para a indústria em geral e em especial indústria galvânica. Hoje a Equiplating é especialista em linhas de zincagem e sistemas de exaustão. 
Otimização das rotas de visita é o objetivo deste trabalho, que é definido conforme as necessidades dos clientes, onde são solicitados orçamentos e/ou projetos conforme as necessidades dos mesmos.
Atualmente não é realizados planejamentos de rotas para estas visitas, com este estudo será possível identificar os principais problemas: Alto custo de combustível; tempo elevado de deslocamento entre clientes; quantidade de visitas realizadas abaixo da meta especificada; possibilidade de clientes potenciais não serem visitados e alto índice de estresse dos colabores.
Baixa Produtividade
O setor de vendas da Equiplating possui uma equipe consultiva, sendo eles responsáveis pelo contato direto com os clientes em potencial, sendo assim de extrema importância. São eles os responsáveis por apresentar o potencial que os produtos oferecidos para melhorar o processo fabril. 
Pela importância que este processo tem, junto à empresa, a qualidade no contato com o cliente é imprescindível, por isto cada visita demanda em torno de uma hora a duas horas dependendo da necessidade de cada cliente e projeto.
Esta rotina de visitas é a principal frente comercial da empresa, por haver muitas perdas de tempo e consequentemente afetando a eficiência comercial, algumas dessas possíveis perdas não analisadas antes da realização deste levantamento técnico são:
Rotas sem levantamento técnico causa uma margem de rodagem desnecessária, tendo um alto gasto com combustível e desgaste de carro. O principal fator é o tempo, o tempo elevado de deslocamento entre um cliente diminui muito a presença dos vendedores no cliente.
Metodologia
A pesquisa é um estudo de caso no qual foi feito um levantamento de algumas das empresas tidas como possíveis clientes dentro da área da vendedora Patrícia Halmenschlager, em um primeiro momento foram levantadas cinco empresas, entretanto a pesquisa foi realizada com a proposta de identificar uma estratégia de rota, uma maneira a aperfeiçoar isso em um universo de 05 empresas no estado do Rio Grande do Sul, destas, 01 é tida como prioridade “A” (sede da empresa) e os outros 04, são os clientes, a empresa “A” é prioridade por ser a responsável pelo inicio e fim do trajeto. Otimizando esta rota a proposta do grupo é replicar para um universo de 20 empresas, analisando a possibilidade de chegar à totalidade de clientes da Equiplating. As informações referentes ao desenvolvimento das rotas foi o “Google Maps”, onde, foi permitido traçar as distâncias e assim termos uma percepção visual das melhores e as opções de traçado, criando uma possível rotina semanal de visita – nota-se a grande importância de visualizar o problema de uma maneira clara para chegar a uma possível solução. 
A pesquisa operacional está sendo fundamental para as tentativas de resolução dos problemas através das definições de todas as variáveis envolvidas, bem como todas as condicionantes às quais o problema está submetido.
Apresentação das Empresas
	Empresas	Cidade	Estado	
	EQUIPLATING	CANOAS	RS
	SOUZA CRUZ	CACHOEIRINHA	RS
	TRAMONTINA	CARLOS BARBOSA	RS
	MÓVEIS CARRARO	BENTO GONÇALVES	RS
Empresa A - EQUIPLATING
Especializado na fabricação de equipamentos para tratamento de superfície, nos dedicamos a produzir equipamentos de alta qualidade utilizando-se da tecnologia mais avançada existente no mercado, primando pela excelência de seus produtos e buscando a satisfação de seus clientes.
	Ao longo de sua trajetória iniciada em 1994 produzindo tanques, acessórios e periféricos, a Equiplating capacitou-se para ampliar a sua gama de produtos, iniciando em 2006 a produção de sua primeira linha automática ampliando assim a sua participação no setor.
	Em 2010 com apenas 16 anos de história, tornou-se líder no mercado de galvanoplastia atuando em vários estados brasileiros, no MERCOSUL e em países como EUA e México. Possui um corpo técnico altamente habilitado para encontrar soluções com habilidade e eficiência para atender as necessidades especificas de cada cliente. Investimentos constantes na modernização de sua estrutura produtiva, utilização de matérias primas com certificado de qualidade, sistemas tecnológicos inovadores. Tudo isso assegura à Equiplating a capacidade de projetar e desenvolver o que há de melhor, visando atender as exigências do mercado de galvanoplastia oferecendo soluções com agilidade e eficiência. A metalização peças através de linhas automáticas comandadas por softwares de gerenciamento inteligente permite o livre acesso para alteração e atualização remota possibilitando a operacionalização simultânea de vários processos.
Endereço: Avenida Boqueirão, 3895 - Canoas/RS.Empresa B - SOUZA CRUZ
A Souza Cruz é líder do mercado nacional. A empresa possui seis das dez marcas mais vendida no Brasil, produzindo cerca de 80 bilhões de cigarros por ano. No primeiro semestre de 2012, a participação da Souza Cruz foi de 60,1% do mercado total brasileiro.
Endereço: Avenida Frederico Augusto Ritter, 7895 - Cachoeirinha - RS.
Empresa C - TRAMONTINA
Empresa fundada em 1911 busca produzir produtos com inovação, design e tecnologia e acima de tudo, o capital humano fazem da marcam a construção desta empresa. 
A valorização da consciência social e o respeito ao ambiente são características fortes que norteiam as ações das dez unidades fabris, sempre preocupadas com o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas.
A marca que conquistou os brasileiros está, hoje, presente em mais de 120 países. Respeitar as diferenças culturais de cada um desses lugares é um dos princípios de negócios da Tramontina. Nesse sentido, mescla seus valores internos com os códigos locais, o que gera um clima organizacional coeso e harmônico em todas as suas unidades, no Brasil e no mundo.
Endereço: Avenida 25 de Setembro, 1020 - Carlos Barbosa - RS.
Empresas D - MÓVEIS CARRARO
Os 50 anos da empresa Móveis Carraro são marcados por uma trajetória de sucesso e referência no desenvolvimento e produção de móveis para dormitórios, copas e complementos (mesas de apoio e aparadores). Sinônimo de qualidade e confiança, os Móveis Carraro fazem parte da vida de muitas pessoas; resultado de um excelente trabalho e reconhecimento dos clientes e consumidores.
Endereço: Rua Nelson Carraro, 2001, Santo Antão, Bento Gonçalves - RS.
Desenvolvimento
O principal método para definição de rotas foi o Google Maps, alguns exemplos dos principais trajetos:
Figura 1 - Rota de A para B para C para A.
Rota ABCA, distância 194,4km
Saída: Equiplating;
Visita 1: Souza Cruz;
Visita 2: Tramontina;
Retorno: Equiplating.
Figura 2 - Rota de A para B para D para A.
Rota ABDA, distância 207,8km
Saída: Equiplating;
Visita 1: Souza Cruz;
Visita 2: Carraro;
Retorno: Equiplating.
Figura 3 - Rota de A para C para B para A.
Rota ACBA, distância 198,6km
Saída: Equiplating;
Visita 1: Tramontina;
Visita 2: Souza Cruz;
Retorno: Equiplating.
Modelo Matemático
As variáveis usadas estão expressas em uma matriz decisão 4x4 binária que resultará na decisão da ordem de empresas a visitar, são as empresas:
Onde: 1º, 2º, 3º, e 4º são as respectivas empresas acima e utilizando as combinações (x11, x12, x13,...) para calcular as possíveis rotas.
Onde: 1º, 2º, 3º, e 4º são as distancias em (Km) referente à combinação do quadro anterior.
A função objetivo é dada pelo somatório de todas as distancias possíveis das combinações. Minimizando o valor dessa função, obtém-se a melhor rota, ou caminho mais curto. Com isso pode-se assumir a função objetivo como sendo:
Onde:
x: combinações de rotas
d: distancias dos pontos
Para garantir a unicidade na designação, que terá como consequência a escolha da melhor rota, utilizam-se as seguintes restrições: 
Com binário para todo 
Estas restrições combinadas garantem que cada produto, necessariamente será produzido uma única vez e que, não haverá repetições quanto à cardinalidade do sequenciamento. É importante ainda salientar que, embora o modelo proposto envolva apenas 3 clientes, o modelo proposto foi feito para uma simulação em um cenário reduzido, sendo possível aumentar o número de clientes.
Considerações Parciais
	Nota-se a importância do senso crítico em perceber onde processos e métodos possam apresentar-se falhos em algum aspecto relevante. A pesquisa metrificou um pequeno grupo de clientes e suas possíveis rotas, com o auxílio visual do mapa foi possível detectar e analisar o que é feito de modo puramente instintivo de uma maneira diferente, permitindo visualizar possibilidades de melhorias neste processo de visitação. 
	Tratando do ponto de vista da pesquisa operacional, as variáveis a serem usadas serão as distancias entre as possibilidades de rotas. Usando uma sequência de resolução binária que definirá qual melhor rota para um determinado grupo de clientes. A função objetivo precisa ser definida de modo a permitir a resolução de modo binário indicado quais clientes visitar minimizando o tempo gasto em trajeto. Entre as condicionantes a principal será a obrigação de visita a todos os clientes com a distinção “A” e realizar todas as visitas em 8h de trabalho de cada vendedor.
	Um dos grandes sucessos deste modelo matemático é a definição de rota simples com sequenciamento, o que permitirá ganhos ainda maiores quando outras adequações para o caso da Equiplating venham adicionar novos contratos e desta forma ser adicionado outras variáveis.
Conclusão
Sendo evidenciado na imagem abaixo a melhor rota e prioridade de visitas a clientes, sendo essa encontrada graças a pesquisa operacional.
Bibliografia
SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de produção do ponto de vista da engenharia de produção. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 1996.
BOWERSOX, D. J. e CLOSS, D. J., 1997. Brazilian Logistics: A Time for Transition. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, p. 130-139.
Cunha, C.B. (1997) Uma contribuição para o problema de roteirizarão de veículos com restrições operacionais. São Paulo.

Continue navegando